Óleo Vegetal Como Combustível

Estamos passando por um momento bastante delicado para o planeta e tudo o que pudermos fazer para contribuir para a diminuição da emissão de gases poluentes precisamos fazer. Uma solução para diminuir o impacto dos automóveis no meio ambiente é usar o óleo vegetal como combustível.

O óleo vegetal pode ser utilizado como combustível alternativo para motores a diesel e para aqueles que queimam óleo para aquecimento. Já os motores que são concebidos para queimar combustível diesel devem contar com uma versão de óleos vegetais com uma viscosidade reduzida para que sejam adequados para a atomização do combustível, caso contrário causam danos para o motor do veículo.

Renovar é Preciso

Muitos entusiastas desse óleo gostam de defini-lo como sendo o óleo vegetal residual (em inglês waste vegetable oil, WVO), pois se trata de um óleo que foi descartado a partir de um processo de fritura ou ainda um óleo vegetal direto (straight vegetable oil, SVO). Também pode ser chamado de (pure plant oil PPO) para que seja distinguido do biodiesel.

As vantagens de usar esse óleo como combustível são apresentadas sempre que possível para tentar convencer mais pessoas a aderirem. Dentre essas vantagens estão a menor produção de fuligem e o fato de que combustíveis que tem a sua origem vegetal são isentos de enxofre em relação aos combustíveis fósseis, assim não são agentes poluidores.

Além disso, costumam também citar a melhor lubrificação interna do motor e também que os óleos vegetais não contribuem para o efeito estufa por serem oriundos de fontes que são renováveis.

Comparando Com o Biodiesel

Quando fazemos a comparação de óleo vegetal e biodiesel podemos perceber algumas vantagens para o primeiro. Dentre elas podemos citar o processo bem menos complexo e que pode ser realizado com uma estrutura mais simples para obter esse combustível.

Para chegar ao óleo vegetal como resultado não é necessário um extenso conhecimento de química e nem mesmo o manuseio de produtos químicos que ofereçam perigo. A adição em taxas de até 10% de óleos vegetais ao óleo diesel derivado do petróleo é recomendada apenas por motivos de desgaste e lubrificação.

Adaptando o Veículo Para o Óleo Vegetal

As adaptações de um veículo para poder usar o óleo vegetal incluem a instalação de um conjunto de implementos de custo relativamente baixo sendo que a conversão do motor é feita apenas uma vez e não exige cuidados maiores e nem mesmo manutenções. Essa adaptação já foi testada em tratores e microtratores bem como em caminhões, camionetes, barcos entre outros veículos.

Um Pouco Mais Sobre o Óleo Vegetal

A ideia de usar o óleo vegetal como combustível surgiu da necessidade de encontrar alternativas que fossem menos poluentes e renováveis. O óleo vegetal é um tipo de gordura obtida através de plantas principalmente de suas sementes. Em geral as principais matérias-primas são a soja, o dendê, a mamona, o milho, o coco, babaçu, amendoim entre outros.

Depois do processamento físico-químico o óleo vegetal pode ser usado como lubrificante, óleo de cozinha, cosméticos, produtos farmacêuticos e também na produção de biocombustível. Esses óleos vegetais se mostram insolúveis em água, mas são solúveis em solventes orgânicos. Isso ajuda que ele seja empregado nas indústrias.

Esse tipo de óleo é bastante comum nas cozinhas, mas também pode ser utilizado como combustível, pode ser puro ou mesmo misturado com o diesel de petróleo. Como já dissemos o motor do veículo precisa passar por adaptações para aceitar esse tipo de combustível.

A grande vantagem de usar esse óleo como combustível é que quanto mais óleo vegetal existe no combustível menor será a emissão de gases poluentes na atmosfera.

O Brasil e o Óleo Vegetal

Nosso país está desenvolvendo tecnologia para conseguir substituir o diesel de petróleo pelo óleo de dendê. Alguns especialistas afirmam que depois das devidas transformações químicas o dendê pode dar origem a um diesel de excelente qualidade. Além disso, necessita de uma área pequena para o seu cultivo o que torna todo o processo mais barato.

Porém, mesmo com as inúmeras vantagens que estão agregadas a utilização do óleo vegetal como combustível (emite menos agentes poluentes, é uma fonte renovável e diminui a dependência do petróleo, etc) existem muitos opositores a esse óleo. As alegações mais utilizadas por quem é contra o uso do óleo vegetal é de que os gêneros alimentícios deveriam ser destinados a alimentação da população carente.

Além disso, ainda existem argumentos que levantam a possibilidade de existir um esgotamento do solo, problemas de erosão entre outros.

Biodiesel ou Óleo Vegetal?

O biodiesel e o óleo vegetal podem ser vistos como a mesma coisa pelos leigos, porém, não é bem assim. Para começar o biodiesel é utilizado hoje em dia em motores tradicionais a diesel que não tem adaptações dignas de nota. O óleo vegetal é menos conhecido em estado natural, que pode ser utilizado como combustível em motores a diesel desenvolvidos ou então adaptados para esse fim.

Nesses momentos de transição que o planeta vive e na qual precisamos nos tornar cada vez menos dependentes é importante se perguntar qual dessas duas opções é a melhor, o biodiesel ou o óleo vegetal. Qual será o melhor para o futuro? Qual desses biocombustíveis promete, num prazo longo, as maiores vantagens ecológicas, econômicas e sociais?

Para tentar chegar a essa resposta é necessário considerar algumas questões como:

Comparações entre o Biodiesel e o Óleo Vegetal

Ao longo do texto explicamos que o óleo vegetal pode se mostrar menos dispendioso para o cultivo da sua fonte. De certa forma o óleo vegetal é mais fácil de produzir pelo fato de não precisar de tantas adições químicas e nem mesmo de tantos equipamentos para o seu desenvolvimento.

Dispêndio de trabalho e energia na obtenção dos óleos vegetais e do biodiesel

Nessa comparação rápida ainda podemos dar vantagem para o óleo vegetal pelo fato também de não precisar de uma estrutura tão complexa para o seu desenvolvimento.

O óleo vegetal demonstra ser uma boa opção para que possamos encontrar um combustível que não seja dependentes de fontes não-renováveis. O Brasil é um país que tem muito potencial para se tornar um grande produtor de óleo vegetal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *