O Preço Da Preservação Ambiental

Contextualizando

Após a publicação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ficou mais do que claro que o ser humano é responsável pelas principais mudanças climáticas pelas quais o mundo tem passado. Esses resultados apontados também ajudaram a engrossar o coro do discurso de que é necessário uma ação imediata para que o mundo se conscientize de que precisa reduzir as atividades predatórias que estão sendo praticadas contra o meio ambiente.

Contextualizando

Contextualizando

O Brasil não apresenta um cenário muito diferente do restante do mundo. O tema da preservação ambiental pode até ter sido escondido nos últimos anos, porém, agora voltou com toda força para nos lembrar que precisamos tomar uma atitude urgente e imediata.

Parece que esse assunto voltou a pauta principal de discussões e está englobando questões como a preservação da biodiversidade da Amazônia e também o fato de que a economia brasileira gira em torno de uma gama de produtos agrícolas que podem estar ajudando a causar o aquecimento global.

A equação é bem simples quando se tem menos chuvas o cultivo e a produção em massa podem ser seriamente afetados num espaço bem curto de tempo. Além disso, há que se falar na questão dos recursos hídricos.

A Preservação Ambiental Como Um Dever

A preocupação com a preservação do meio ambiente é um dever da nossa sociedade, mas não podemos ignorar a situação de pânico que se instala sobre as oportunidades de negócios no país principalmente em projetos de produção limpa que são conhecidos no mercado como Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL).

Sem nenhuma dúvida os principais interessados em adotar essas políticas sustentáveis na área ambiental são os países mais desenvolvidos. No ano de 1997 esses países assinaram o famoso Protocolo de Kyoto e se comprometeram a reduzir consideravelmente as emissões de poluentes que contribuem para o efeito estufa.

O Brasil ficou de fora desse grupo de nações ricas e responsáveis por grande parte da poluição do mundo até então. Porém, é importante que se ressalte que o crescimento econômico e industrial do país o colocou também na lista de países que precisam rever alguns métodos para tentar reduzir as emissões de poluentes.

É sempre importante destacar a importância de reduzir os níveis de poluentes que resultam das indústrias de um país desenvolvido. É bem difícil administrar as consequências dessas emissões no futuro. Os recursos naturais precisam ser preservados para que não tenhamos um futuro catastrófico em que não seja mais possível a vida humana.

Falando Em Preço

Todo o mundo já entendeu que é necessário preservar os recursos naturais para que possamos garantir a nossa sobrevivência. Porém, essa preservação terá um preço e será que todo mundo está disposto a pagar esse preço? Mudar as formas de produção que são usadas há muito tempo buscando novas soluções para continuar a produção de bens, mas sem agredir o meio ambiente pode se mostrar dispendioso num primeiro momento.

As indústrias passam a ser responsáveis pela destinação dos resíduos sólidos que produzem e precisam desenvolver métodos que tornem possível reutilizar parte dos recursos que usam para a produção dos seus bens. Apesar de parecer que se trata de um processo que traz muitos custos para as grandes empresas devemos destacar que pode se tornar uma fonte de economia se adaptar aos novos tempos de preservação ambiental.

Preservando e Economizando

Muitas empresas perceberam que preservar o meio ambiente não precisa necessariamente significar ter mais despesas para a produção dos seus bens. Na verdade a preservação de recursos pode ser uma forma bem interessante de gerar economia. Para começar reutilizar a água ajuda a economizar no gasto da mesma.

Os resíduos sólidos que antes eram um grande problema para boa parte das indústrias passaram a poder ser utilizados para a geração de novos bens por meio da reciclagem. Além disso, as empresas que são “amigas” da natureza passaram a ganhar o respeito dos consumidores e assim se tornaram uma das principais opções de compras.

Ser Verde Está Na Moda

Nunca foi tão difundida a situação crítica do planeta e parece que as pessoas se tornaram mais envolvidas com o tema. Sendo assim passaram a procurar por empresas que demonstrem cuidados com o meio ambiente para a sua produção. Nesse contexto surgiram os selos que atestam que as empresas realizam o seu trabalho impactando cada vez menos a natureza.

Mesmo que custe um pouco mais para manter a produção da empresa de acordo com a preservação do meio ambiente esse cuidado pode se mostrar um grande diferencial para os consumidores. A grande questão do preço da preservação ambiental parece residir em outro ponto, os recursos não-renováveis.

Os Recursos Não-Renováveis

É indiscutível que o mundo todo é bastante dependente de recursos não-renováveis como o petróleo, por exemplo. Mostra-se imprescindível conquistar a independência desse tipo de recursos para que finalmente possamos ter a certeza de que o futuro será sustentável.

Os Recursos Não-Renováveis

Os Recursos Não-Renováveis

A sustentabilidade tem sido a palavra chave nesse processo de preservação ambiental. Não podemos mais depender de recursos que amanhã podem não existir mais e por isso mesmo grande parte dos custos do mercado industrial estão sendo destinados a descobrir formas de utilizar recursos que sejam sustentáveis e renováveis.

Muitos produtos importantes no nosso dia a dia ainda são fabricados a partir do uso de recursos não-renováveis e por isso o mundo vive sob um alarme que pode soar mais forte a qualquer momento. Daqui alguns anos precisaremos contar com uma substituição desses produtos por outros que sejam de recursos renováveis, pois senão passaremos por momentos de escassez.

Preservação Da Biodiversidade

Outra questão que deve ser aventada quando o assunto é o preço da preservação ambiental é a conservação da biodiversidade. Frear o desaparecimento de espécies vegetais e animais é uma necessidade para conseguir chegar num futuro melhor. Atualmente, todas as atenções do mundo se voltaram para a Amazônia que a cada dia tem sido mais desmatada e tem visto mais espécies desaparecerem.

O desaparecimento da biodiversidade representa um grande perigo para o futuro da humanidade uma vez que é através dela que o planeta ainda se mantém vivo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *