Monitoramento Ambiental – O Que é e Como é Feito?

Tudo o que acontece em nosso planeta deve ser completamente monitorado. Imaginem se não existissem instituições que fiscalizassem as nossas áreas verdes como seria? Imaginem também se não existissem centros como os meteorológicos, como seria complicado saber sobre tempestades que estão cada vez mais comuns? Fiscalizar os acontecimentos naturais também é importante, principalmente em sentido de alerta à uma região.

Apesar de ser um procedimento que existe há um bom tempo, o monitoramento ambiental ainda é pouco discutido e consequentemente pouco conhecido. Hoje, já é ensinado um pouco superficialmente sobre o assunto, mas estima-se que daqui há aproximadamente 8 ou 10 anos, toda a sociedade de grandes países tornem-se conhecedores e até incluam-se nessa atividade.

Monitoramento Ambiental - O Que é e Como é Feito?

Monitoramento Ambiental – O Que é e Como é Feito?

Mas enquanto isso não acontece, o que acham de conhecer mais sobre o monitoramento ambiental e também sobre como ele é feito?

O Que é Monitoramento Ambiental

Didaticamente, monitoramento ambiental ou monitoração ambiental é o grupo de medições, observações e pesquisas feitas com intuito de verificar impactos ambientais e alterações do meio ambiente. Quando monitorados, esses impactos podem determinar mais explicitamente onde estão ocorrendo, quais áreas possivelmente serão afetadas e principalmente alertar para que grandes tragédias não aconteçam devido essas alterações, sendo assim, tomadas as devidas medidas preventivas.

O Que é Monitoramento Ambiental

O Que é Monitoramento Ambiental

Ter um relatório com registros de todos os monitoramentos feitos em uma região é importante para que seja feito um acompanhamento da situação do local. Esse acompanhamento traz benefícios tanto para o setor privado como para o Poder Público, já que podem ser utilizado em auditorias principalmente as de características preventivas. Explicando melhor, o governo mantendo um plano de monitoramento ambiental, caso necessite de uma auditoria especial, não precisará dispor de gastos altos com equipamentos e contratação de técnicos do setor, para uma eventual vistoria. Já para o setor privado, isso implica muito para uma empresa sobre área de atuação e até mesmo algum tipo de ação que será feito em uma região.

Porque e Para Que São Feitos Os Monitoramentos Ambientais?

Como puderam perceber mais acima, o monitoramento é basicamente feito para vistoriar os acontecimentos da natureza e identificar possíveis impactos ambientais que venham a agredir tanto de forma direta como indireta toda uma região. Quando um impacto ambiental é analisado através do monitoramento, o relatório do mesmo deve conter algumas indicações básicas. São elas:

  • Se for apenas um alerta de impacto, determinar prazo para acontecimento.
  • Verificar a realidade do impacto antes de determiná-lo como existente.
  • Existindo um impacto real, comparar as previsões com o acontecimento real.
  • Detectar se existiram mudanças que não estavam previstas e/ou relacionadas ao impacto ou ao projeto deste.
  • Alertar para instituições ou órgãos governamentais sobre a necessidade de agir, caso esses impactos possam causar grandes perigos.

Tipos De Monitoramento

Tecnicamente o monitoramento ambiental foi dividido em dois tipos: Micro escala e Macro escala. Essa divisão se deu em relação a espaço e aprofundamento das pesquisas. Vamos conhecer mais detalhadamente como cada uma delas é feita.

Monitoramento Ambiental Em Micro Escala

Como o próprio nome já sugere, o monitoramento ambiental em micro escala é feito para ambientes ou parâmetros pequenos. As funções também não são tão amplas e tornam-se mais direcionadas nesse caso. Vamos entender melhor.

O monitoramento em micro escala pode ser feito, por exemplo, em uma fábrica apenas com intuito de estudar as emissões de gases que é feita pela mesma. Como esses gases podem afetar de alguma forma o ambiente, poluindo-o mesmo que em uma pequena região, o monitoramento é importante para que evite que aumente e fiscalize se a empresa em questão não está emitindo mais que o indicado, para que não haja uma poluição em alto grau.

Podemos deixar especificado que quando você escutar o termo Monitoramento Ambiental em Micro Escala, provavelmente estará relacionada ao controle de emissões poluentes, sejam eles gasosos ou líquidos.

Monitoramento Ambiental Em Macro Escala

Totalmente em oposição ao monitoramento em micro escala, esse já analisa áreas geográficas mais amplas, assim como os estudos também são bem mais específicos e direcionados. O monitoramento em macro escala é utilizado, por exemplo, para controlar a qualidade das águas de um lago, a evolução de espécies com um certo equilíbrio que estão em zonas protegidas por leis ambientais, entre outras funções.

Esse monitoramento é feito para avaliar o impacto e acompanhar o seu crescimento. Caso haja uma evolução considerada fora do normal, o monitoramento alerta os órgãos responsáveis contra um possível desequilíbrio ambiental ou outro tipo de problema com grande gravidade.

Esse tipo de monitoramento, é o mais utilizado por grandes empresas e órgãos que visam estudar o desenvolvimento sustentável de um país ou até mesmo de todo o planeta, para que sejam desenvolvidos planos de ação para melhoria do nosso estilo de vida.

Por Quem é Feito o Monitoramento Ambiental

O monitoramento ambiental pode ser feito por empresas que prestam esse tipo de serviço tanto para pequenas instituições, no caso de um monitoramento em micro escala, como para órgãos do governo ou grandes instituições em casos de monitoramento em macro escala. Existem hoje no Brasil, algumas empresas de monitoramento que prestam esse serviço e você pode conhecer cada uma delas individualmente mais abaixo.

Lembrando que uma empresa de monitoramento ambiental que está habilitada para prestar esse serviço com responsabilidade, deve ter registros de qualidade emitidos por órgãos como o ISO, IEC e outros no mesmo segmento.

Conheça Algumas Empresas De Monitoramento Ambiental.

Ecoar : Empresa localizada em Minas Gerais e em exercício desde julho de 2003, a Ecoar- Monitoramento Ambiental tem como clientes empresas como a Vale, Nestle, Votorantim, Mercedes Benz, Philips, Gerdau, entre outras. Visite o site da Ecoar clicando aqui.

NEMA: nome dado para o Núcleo de Educação e monitoramento ambiental, localizada no Rio Grande do Sul e em atividade desde 1985. Visite o site da NEMA clicando aqui.

AgSolve: a AgSolve, é uma empresa diferenciada que desenvolve métodos e equipamentos para o monitoramento ambiental com atendimento personalizado e direcionado para cada cliente. A empresa localizada em São Paulo, tem grandes clientes internacionais e nacionais. Para conhecer mais sobre a AgSolve assim como seus serviços, você pode acessar o site clicando aqui.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *