Aconcágua: Características Gerais

Aconcágua, a montanha mais alta das Américas! Possui 6.960m (22,837 pés). Está localizada na Serra da Cordilheira dos Andes, na província de Mendosa, Argentina. Fica a 112 km (70 milhas) do oeste da capital, cidade de Mendosa. A cúpula também fica localizada em torno de cinco quilômetros da província de San Juan e 15 quilômetros a partir da fronteira internacional com o Chile.

A montanha e os arredores são parte do Parque Provincial Aconcágua. Tem séries de traços compostos por geleiras. O maior glaciar possui cerca 10 km de extensão, que desce à face Sul de cerca de 3600m de altitude perto do Acampamento de Confluência.

Montanhismo em Aconcágua

Embora os efeitos da altitude sejam graves a pressão atmosférica é de 40% do nível no mar. O uso de oxigênio suplementar não se faz necessário. Não se pode ignorar o fato de que a doença da altitude pode afetar a maioria dos alpinistas, até certo ponto, dependendo do grau de aclimatação. Mesmo a subida normal sendo considerada fácil, existe conjunto de vítimas quase todos os anos na montanha. Em janeiro de 2009 cinco alpinistas morreram conforme os dados oficiais.

Isto acontece em consequência do grande número de alpinistas que fazem tentativas e subestimam os riscos dos objetivos da altitude e do tempo frio, que representa verdadeiro desafio na montanha. Dadas as condições meteorológicas próximas à cúpula, lesões de clima frio são comuns na região. A rota Travessia Glacial dos Polacos atravessa o Vale das Vacas antes de chegar à rota final composta por subida antes de alcançar o cume.

O Parque Provincial relata taxa de sucesso de cerca de 60% de alpinistas que tentam subir a montanha. Cerca de 80% dos escaladores são estrangeiro, restante de argentinos. Os Estados Unidos lideram em número de esportistas, seguidos da Alemanha e Reino Unido. Quase 54% optam por subir a rota normal, 43% avançam via rota Glacial dos Polacos e 3% restantes para outras rotas. As rotas das cristas do Sul e Sudoeste exigem maior perícia.

Acampamentos em Aconcágua

01-Puente Del Inca: 2.740 m (8.990 pés). Uma pequena vila na estrada principal com instalações que incluem inclusive lojas.

02-Confluência: 3380 m (11.090 pés). Um local de acampamento há poucas horas para o parque nacional.

03-Plaza de Mulas: 4.370 m (14.340 pés). Considerado o segundo maior do mundo (depois do Everest). Há tendas para refeições, chuveiros e acesso à internet. Existe um Lodge a 1 km do acampamento principal, em frente da geleira. No acampamento, os escaladores são selecionados por equipe médica para verificar se existe aptidão o suficiente para continuar a escalada.

04-Acampamento Canadá: 5.050 metros (16.570 pés). Traz borda grande com vista para a Praça de Mulas.

05-Acampamento Alasca: 5.200 metros (17.060 pés). Local pequeno como a inclinação da Plaza de Mulas para Nido de Condores. Não são usados de maneira comum.

06-Nido de Condores: 5.570 metros (18.270 pés). Grande planalto com belas vistas. De maneira usual existe pelo menos um guarda do parque acampado no local.

07-Campo de Berlim: 5940 metros (19.490 pés). O campo clássico alto oferece proteção contra o vento razoável.

08-Acampamento COLERA: 6.000 metros (19.690 pés). Campo com crescente popularidade. Em janeiro de 2011, um abrigo foi aberto para uso exclusivo em casos de emergência, chamado de Elena, depois alpinista italiana Elena morrer em janeiro de 2009, pouco depois de chegar ao cume. Interessante notar que foi a família dela quem doou o recurso no sentido de diminuir o risco de outros pais perderem os filhos que escalam montanha destaque da América do Sul. Existem outras guaridas na região pouco usadas em consequência da pouca proteção.

História: Explorações da Aconcágua

A primeira tentativa de cimeira foi realizada por europeus em 1883, grupo liderado pelo geólogo e explorador alemão Paul Güssfeldt, levado em consequência da história de que havia tesouro escondido entre as montanhas.

O aventureiro se aproximou da região montanhosa utilizando o rio Volcan. Fez duas tentativas no pico do cume norte-oeste e atingiu altitude de 6.500 metros (21.300 pés). A rota que garimpou agora representa principal caminho normal até o tipo da montanha.

Primeiro registro oficial da subida data do ano de 1897, em expedição britânica liderada por Edward Fitzgerald. A cimeira foi alcançada pelo guia suíço Matthias Zurbriggen em 14 de janeiro e também por dois outros membros da expedição depois de poucos dias.

A pessoa mais jovem a alcançar o cume do Aconcágua foi Mateus Moniz de Boulder, do Colorado. Ele tinha 10 anos quando alcançou o topo, em 16 de dezembro de 2008. Scott Lewis, ser-humano com maior idade que escalou a montanha, chegando à cobertura no dia 26 de novembro de 2007, quando tinha 87 anos de idade.

Aconcágua e Disney

A montanha tem participação especial no desenho da Disney de 1942, intitulado “Pedro”. O conto é estrelado por avião pequeno antropomórfico chamado Pedro, obrigado a fazer um correio aéreo executado sobre os Andes, quando possui encontro quase desastroso com Aconcágua. A região mais tarde apareceu em ilustração usada na versão da história no livro de antologia Disney.

Aconcágua: Maior Montanha da América

Montanha situada no oeste da Argentina. Integra Front Range – sistema de montanha paralelo ao cume principal, ou seja, representa componente do Andes. Com altitude de 6.960m acima do nível do mar, está no topo da lista de altas montanhas do mundo fora do sistema Himalaia. Considerada a mais alta da Argentina, América, Hemisfério Sul e Hemisfério Ocidental. Segundo maior altura relativa, atrás do Everest.

Está dentro do departamento de Las Heras, na província de Mendosa. A fronteira da Argentina e do Chile é definida por linha que divide as águas altas, picos e morros na Catedral e Toulouse, impedindo o derretimento nascido no Aconcágua a ser encaminhado para o Oceano Pacífico.

Estudos geológicos colocam a idade do monte entre 200 a 280 milhões de anos atrás. A montanha foi criada por subducção da placa de Nazca sob a placa Sul-americana durante a orogenia Andina. Está no período Terciário, portanto, recente de maneira geológica.

Durante as explorações iniciais se pensava que era um vulcão Paulo Güssfeldt descobriu que as rochas se formaram por atividade vulcânica, mas o professor Walter Schiller, geólogo de pesquisa do Museu de La Plata, publicou obras dizendo que as rochas vulcânicas foram depositadas no local por fortes eventos tectônicos, não se comprovado qualquer buraco ou cratera em cima delas.

Artigo Escrito Por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *