Laterização: Formação De Reservas Secundárias De Minérios

A formação e enriquecimento do solo é um assunto muito interessante que conta com diversos processos que ajudam a tornar os solos mais ou menos produtivos. Dentre os diversos tipos de processos de transformação do solo podemos citar a Laterização. Trata-se de um processo importante, economicamente falando, e que faz parte de muitas regiões do mundo.

Laterização: Formação de Reservas Secundárias de Minérios

Laterização: Formação de Reservas Secundárias de Minérios

Prepare-se para descobrir é que a Laterização e também porque ela se mostra tão importante para a nossa vida. Esse é um processo pedogenético e para que fique mais fácil de entender o conceito de Laterização é necessário saber exatamente no que consiste um Processo pedogenético.

O Que é Um Processo Pedogenético?

O processo pedogenético é aquele que se vale de dois ou mais fatores climáticos ou de micro-organismos para transformar o solo. Geralmente esse termo “Pedogênese” é usado para descrever o processo de formação e evolução do solo. No caso da Laterização é completamente válido.

O Que é a Laterização?

Podemos descrever a Laterização como sendo o surgimento de uma crosta ferruginosa no solo. Essa crosta se forma a partir da decomposição das rochas juntamente com a precipitação dos óxidos e hidróxidos de ferro.

Esse processo pode acontecer bastante quando são feitas queimadas de florestas, pois depois que as árvores são removidas não há mais proteção do solo contra as chuvas. O estabelecimento de agropecuária extensiva também pode ser um dos motivadores da Laterização.

É importante destacar que o processo de Laterização acaba com a fertilidade do solo. Também podemos descrever esse processo como sendo um tipo de intemperismo.

O Que é Intemperismo?

O Intemperismo também pode ser chamado de meteorização e consiste num conjunto de fenômenos físicos e químicos que resultam na degradação e enfraquecimento das rochas.

Esse termo pode ser usado tanto para as alterações físicas como químicas a que podem ser submetidas as rochas da superfície terrestre. Mas, é importante destacar que as transformações ocorrem in situ (sem sair do lugar).

Trata-se de um processo muito importante para a constante mudança do relevo da terra bem como a erosão também. A importância do intemperismo também pode ser justificada por causa da formação de solos, pois nas regiões muito rochosas é difícil que as plantas consigam se fixar, mas com a mudança da estrutura e posterior transformação das rochas em solo essa fixação se torna mais fácil.

Laterização Como Intemperismo

A Laterização também pode ser descrita como um tipo de intemperismo que é próprio de lugares de climas quentes e úmidos. Esse tipo de transformação do solo resulta na formação do laterito.

No processo de Laterização a sílica e os catiônios são lixiviados (intemperismo químico) e por isso acabam concentrando sesquióxidos de Fe e Al, os aniônios que acabam sendo fixados pelo clóide mineral.

Os solos que se originam desse processo são conhecidos como lateríticos. Se a laterização é completa o solo passa a se chamar laterito. Depois que acontece a desidratação desse solo se originam as crostas, cangas e também concreções limoníticas.

O Processo De Laterização

A Laterização é um processo químico em que o solo acaba se enriquecendo de hidróxidos de ferro e/ou alumínio. Quando esse processo está acontecendo no solo os elementos alcalinos e alcalinos terrosos são os primeiros que são lixiviados.

Enquanto isso acontece também ocorre a lixiviação da sílica livre que quando combinada com minerais de silicato resulta num produto que tem pouca solubilidade. Em geral esse composto que se forma é uma mistura de hidróxidos de ferro e alumínio.

O Processo De Laterização

O Processo De Laterização

Quando o que predomina no material residual é o alumínio esse passa a se chamar Bauxita. Um minério bastante importante do alumínio. Podemos dizer que a importância econômica da Laterização se dá exatamente por isso, pois por mais que torne o solo infértil oferece a possiblidade de se formar um depósito secundário de minérios.

A Bauxita é o minério mais produzido através da Laterização e é o resultado da mistura de rochas alcalinas e também de depósitos argilosos aluvionares. Já a Laterização de rochas ultramáficas levam ao enriquecimento secundário de níquel.

Devido a isso a Laterização dessas rochas pode gerar um bom depósito de níquel que se torna viável economicamente. Para a produção de minérios a laterização é um processo muito importante.

O Clima Da Laterização

Como todo processo de transformação do solo a Laterização também precisa de componentes do clima para acontecer. Geralmente, as regiões em que a Laterização se mostra mais comum são aquelas com clima úmido e quente.

O clima tropical (úmido e quente) ajuda a desgastar o solo a grandes profundidades. Quanto mais profunda for a fonte de nutrientes da rocha matriz que não foi alterada mais pobre será as camadas da superfície do solo.

Não se pode generalizar, pois muitos solos de regiões tropicais são capazes de se desenvolver de forma bastante interessante e rica. Geralmente as regiões tropicais que ficam em montanhas e que tem a erosão como processo contínuo conseguem manter um bom solo.

Isso acontece porque a erosão dessas regiões ajuda a remover as camadas superficiais que prejudicam o enriquecimento do solo. Porém, em regiões de clima tropical como as planícies (exemplo: a bacia amazônica) e também aqueles que têm um desenvolvimento de material parental com pouco quartzo acabam não desenvolvendo muita argila e por isso não conseguem ser enriquecidos.

O Que Falta No Solo

Outro fator que pode ser determinante para o não enriquecimento de um solo é a grande quantidade de ferro e magnésio (o basalto, por exemplo) que também prejudica a produção de argila e dessa forma também não consegue reter os nutrientes no solo. A argila também não consegue se formar se existe uma deficiência de silício no solo.

Com a falta de argila o ferro e o alumínio acabam predominando nos horizontes do solo e exatamente isso causa o intemperismo que se chama Laterização. Tudo acontece pela fata de formação de argila no solo. Além disso, é importante destacar a influência dos elementos climáticos nessa equação.

A Laterização é um processo importante na formação de reservas secundárias de minérios, mas acaba causando a infertilidade do solo. Depois de ler mais sobre esse processo ficou mais fácil entendê-lo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *