Paleoclimatologia

Paleoclimatologia é um termo pouo conhecido da maioria das pessoas, mas tem uma importancia fundamental nesses tempos de mudanças climáticas que vivemo atualmente, pois a paleoclimatologia estuda as variações do clima ao longo da evolução da terra, auxiliando no entendimentos dos fenomenos que acontecem hoje.

Paleoclima, paleoclimatologia e metereologia

Paleoclima é o clima num determinado periodo da pré-história, cujas suas principais caracteristicas podem ser estudadas e reconstituidas. Já a paleoclimatologia é a ciencia que estudas as variações dos paleoclimas de épocas diferentes, fazendo comparativos, analises e buscando entender a relação entre elas, além de outros fatores que possam ser importantes para o seu entendimento e trazer constribuições para a climatologia atual. As observações da meteorologia com o auxílio de instrumentos, como conhecemos atualmente é recente, datam de um periodo de 100 até 200 anos em alguns locais, que é considerado um periodo curto demais se comparado as alterações climaticas sofridas pelo planeta ao longo de sua evolução, onde se tratam de milhares e de milhões de anos. Segundo esses estudos o clima da terra em 2 bilhões de anos tem se comportado de maneira cílica, com periodos glaciais e periodos interglaciais que são periodos frios e periodos quentes. Essas bruscas mudanças na temperatura são ocasionadas por aspectos diferentes, como a atividade solar, alterações na órbita da terra, erupções vulcânicas, impactos de meteoros e a ação do homem, com a degradação do meio ambiente e do planeta.

Clima

As variações do clima da Terra

Ao longo de seus 4,5 bilhões de anos o planeta sofreu processos alternados e recorrentes de aquecimento e esfriamento extremos, conforme a classificação da pleoclimatologia: Icehouse – terra geladeira e Hothouse – terra estufa. Atualmente a terra está no estágio Icehouse, ou seja, na situação de geladeira conhecido como Pleistoceno que iniciou a 1,8 milhões de anos, e a cerca de 18 mil anos iniciou o lento processo de aquecimento global. No entanto esse processo tanto que aquecimento ou de esfriamento não se dá em uma linha continua, mas com alterações de temperatura as vezes bruscas em um periodo e outro, que pode ser de uma década ou até menos. A comprovação dessas teorias é realizada com o auxilio de instrumentos de alta tecnologia que analisam por exemplo, as bolhas de ar encontradas na Antártida ou no Oceano Artico. Estes estudos mostram que a terra sofreu nos ultimos 500 milhões de anos, 8 episódios alternados de frio e calor extremo, quando o nível dos oceanos sobe, além de outras consequencias em cada era.

Mudanças

Técnicas Utilizadas

Para determinar o paleoclima das eras passadas o homem desenvolveu modernos instrumentos, técnicas e estudos, entre as mais utilizadas estão o estudo das geleiras, das árvores petrificadas, dos sedimentos e das rochas, dos recifes de corais e a datação radiométrica com urânio 238 e carbono 14.

Rochas

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *