Iluminação Artificial

Iluminação Artificial e Seus Impactos

Há muito tempo nos utilizamos da energia elétrica para muitas coisas que tornaram nossa existência mais fácil, prática e confortável, a luz propriamente dita foi uma grande descoberta e fica bem difícil imaginar nossas vidas sem ela, isso sem falar nas facilidades oferecidas por eletrodomésticos e tantos outros aparelhos que já fazem parte do nosso dia a dia. Mas pesquisadores realizaram estudos sobre a iluminação artificial e seus impactos ambientais, tendo como foco principal os efeitos desta luz sobre os insetos, a biodiversidade.

Iluminação Artificial

Os resultados estão em um livro a ser lançado em março, cujo título é “Antes que os vaga-lumes desapareçam”, uma análise científica que faz importante referência a iluminação artificial e seus impactos sobre os vaga-lumes. Em uma explicação rápida e simplista podemos dizer que as fêmeas desta espécie atraem os machos através do seu brilho em situações de baixa luminosidade, mas com a forte incidência da iluminação artificial elas quase não piscam e com isso não atraem os machos para o acasalamento.

Luminária

A Pesquisa

O pesquisador Alessandro Barghini obteve diversas informações levantadas para a defesa da tese de doutorado, onde foram analisados os efeitos desta luz sobre insetos e espécies vegetais. A radiação existente na luz artificial pode ser mais intensa que a radiação da luz solar, que tem suas ondas filtradas através da atmosfera, é por este motivo que observamos determinadas luminárias alogênicas contendo anteparos feitos de vidro, cujo intuito é filtrar esta radiação. Mas não foram somente os insetos e vegetais contemplados com este estudo, o ser humano também mereceu a atenção do pesquisador que ressalta alterações em nosso metabolismo devido a grande dificuldade de adaptação e percepção à escuridão. As diversas espécies existentes são perfeitamente adaptadas a escuridão, inclusive o ser humano, embora esta adaptação só seja percebida após um período de uma a duas horas em um local sem iluminação alguma.

Domos

Os Efeitos

Insetos noturnos que naturalmente se orientam por luzes podem ter seus trajetos prejudicados, desviados, algumas espécies de árvores podem ter sua floração afetada, além de diversos outros efeitos maléficos. Nos grandes centros urbanos é comum observarmos alguns pássaros cantando durante a noite de forma ininterrupta em função da incidência de iluminação pública, quando o normal seria que cantassem apenas ao amanhecer quando percebem a luz de um novo dia em meio à natureza e sua beleza. É preciso que se avalie a situação de forma cautelosa, pois existem também os efeitos benéficos, isso depende um pouco da forma de exposição. O estudo é importante e deve ser aprofundado, pois o equilíbrio da biodiversidade depende da manutenção da vida de cada um dos milhares de seres vivos existentes no nosso planeta, e este equilíbrio é que nos garante qualidade de vida.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desenvolvimento Sustentável

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *