A Tetraclorodibenzodioxina (2,3,7,8-TCDD) ou Dioxina é uma substância altamente tóxica, provavelmente a mais letal que foi criada pelo homem. Ela consegue ser mais letal que o Urânio e o Plutônio e é capaz de exterminar as defesas do organismo com mais prejuízos que a própria SIDA (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), mais conhecida como AIDS.
Sua fórmula é a combinação de cloro com carbono, mas qualquer molécula de cloro quando, submetida à combustão, gera um tipo de dioxina.
A Dioxina foi criada nos Estados Unidos, no final da II Guerra Mundial, para fins bélicos. Ela seria usada como arma química e biológica nas lavouras japonesas, mas foi substituída pela bomba atômica, em Nagasaki, no ano de 1945.
Mais tarde, com o final da guerra, a Dioxina foi usada em larga escala na indústria química, defensivos agrícolas, tratamento de água potável, cosméticos e alvejantes. Mas a intoxicação por Dioxina pode causar vários tipos de câncer e teratogenia (má formação congênita) como falta de nariz, lábio leporino, olhos cícopes, ausência de cérebro, etc.