Tragédias Provocadas pelo Homem

Geralmente quando pensamos em desastres nos vem à mente a fúria incontrolável da natureza na forma de tsunamis, furacões, terremotos entre outros. Porém, as tragédias causadas pelas mãos do homem costumam ter maior alcance e consequências. Boa parte desses desastres poderiam ser evitados apenas com um pouco mais de prudência. A seguir listamos algumas das maiores tragédias provocadas pelo homem fazendo um apanhado das perdas que decorreram delas.

Principais Tragédias Causadas pelo Homem

Tragédia: Desertificação do Mar de Aral

Quando: Início em 1920

O Mar de Aral é um lago de águas salgadas que fica localizado na Ásia Central entre o Uzbequistão e o Cazaquistão. Esse era o quarto maior lago do planeta e hoje está quase desaparecendo devido ao processo de desertificação. No ano de 1920 o governo soviético resolveu aproveitar os 1,1 quilômetros cúbicos de água para desenvolver a agricultura local.

O Uzbequistão se tornou o maior produtos de algodão do mundo, contudo, na década de 1960 passou a se observar uma redução de aproximadamente 20 centímetros por ano. A redução da quantidade de água fez com que a concentração de sal se elevasse acabando com a atividade pesqueira e com parte da vida da região.

Tragédia: Drenagem dos Pântanos Mesopotâmicos

Quando: Década de 1950 a 2003

Inicialmente os governos do Irã e Iraque queriam secar os pântanos da região para usar o espaço para agricultura. Usando o argumento de que as áreas que eram inundadas pelos rios Tigre e Eufrates eram usadas como esconderijo por opositores, Saddam Hussein, ordenou que elas fossem drenadas.

O processo de drenagem foi se desenvolvendo ao longo das décadas, em 2003 – ano da invasão norte-americana – o conjunto já havia sido reduzido para 10% de sua capacidade inicial. Dos três pântanos que existiam na região dois já foram completamente secos enquanto o último está muito próximo dessa condição. Na década de 1950 existia cerca de meio milhão de pessoas vivendo na região dos pântanos, atualmente, a população está reduzida para cerca de 20 mil indivíduos.

Tragédia: Vazamento de Agrotóxicos em Bhopal

Quando: Entre os dias 2 e 3 de dezembro de 1984

A empresa Union Carbide Corporation foi responsável pelo vazamento de cerca de 40 toneladas de gases letais na cidade de Bhopal, na Índia. Os gases que eram usados para a produção de agrotóxicos vazaram da fábrica na noite entre 2 e 3 de dezembro causando a morte de cerca de 7,5 mil pessoas. Os gases provocaram queimaduras nos olhos e gargantas culminando em processo de asfixia.

Boa parte das pessoas que não faleceram no vazamento passaram a conviver com consequências como problemas neurológicos, dores de cabeça, distúrbios de equilíbrio, fadiga, irritabilidade entre outros. O solo e a água de Bhopal foram seriamente afetados passando a ficar contaminados com metais pesados e substâncias altamente cancerígenas. Até hoje os afetados pelo desastre lutam na justiça pelo direito a indenizações e assistência médica.

Tragédia: Acidente Nuclear de Chernobyl

Quando: 26 de abril de 1986

O acidente nuclear de Chernobyl, Ucrânia, é considerado o maior acidente desse tipo da história. No dia 26 de abril de 1986 funcionários da usina realizaram um teste com o reator 4, eles desligaram o sistema hidráulico de resfriamento interno, para verificar como ele funcionaria com pouca energia. O grande problema foi que o reator acabou superaquecendo e não deixou alternativas de resfriamento.

A explosão causada pelo reator liberou mais radioatividade que aquela emitida pelas bombas atômicas lançadas em Hiroshima e Nagasaki, no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial. Além dos níveis elevados de radiação, Chernobyl, sofreu com a falta de capacidade do governo soviético de orientar os moradores da cidade. Foram mais de 30 horas para que a região fosse evacuada, não existe estimativa precisa quanto ao número de mortos, entre 15 e 80 mil.

A forma encontrada para conter o vazamento foi à construção de um tipo de sarcófago de pedra no local. Os envolvidos na construção do muro não sobreviveram devido ao contato direto com a radiação. Mesmo depois de décadas do desastre a cidade, agora abandonada, mantém níveis elevados de radiação.

Tragédia: Acidente Cesio 137 em Goiânia

Quando: 1987

Esse é o maior acidente radioativo ocorrido fora de usinas nucleares, no ano de 1987 a cidade brasileira de Goiânia foi pega de surpresa pela ação devastadora e rápida do isótopo 137. O ponto de partida dessa trágica história foi o descarte incorreto de um antigo equipamento de radioterapia de um hospital da capital de Goiás.

No dia 13 de setembro de 1987 catadores encontraram o equipamento e acreditando que ele poderia ser desmontado e ter o seu chumbo reaproveitado o venderam para o dono de um ferro velho. O negociante logo desmontou o aparelho e descobriu que dentro dele tinha um pó branco que emitia um brilho intenso no escuro. Encantando com a descoberta e sem imaginar o quanto era perigoso o homem levou o pó ‘mágico’ para casa e o mostrou para familiares e amigos.

As pessoas que tiveram contato com o Césio 137 logo passaram a apresentar sintomas como náuseas, vômitos, tontura entre outros. Não demorou para que as primeiras mortes ocorressem, inclusive a de uma menina de apenas 6 anos de idade. Houve demora no atendimento das mais de 600 pessoas contaminadas assim como na descontaminação do local.

Tragédia: Derramamento de Barris de Petróleo pelo Navio Exxon Valdez no Alasca

Quando: 24 de março de 1989

No dia 24 de março de 1989 o navio Exxon Valdez encalhou na Enseada de Príncipe Guilherme, Costa do Alasca. Devido ao encalhe foram despejados no mar 257 barris de petróleo. O navio pertencente a ExxonMobil foi responsável pelo segundo maior derramamento de óleo da história dos Estados Unidos. Nos meses seguintes ao acidente milhares de animais marinhos morreram.

Tragédia: Queima de Óleo no Golfo Pérsico

Quando: 1991

Uma tragédia que não foi acidental, no ano de 1991 o então ditador do Iraque, Saddam Hussein foi derrotado pelo Kwait e suas tropas foram obrigadas a se retirar do país. Como retaliação Hussein ordenou que os poços de petróleo do país fossem destruídos.

Foram queimados ou lançados no Golfo Pérsico mais de 1 milhão de litros de óleo. A fumaça gerada pela queima do óleo causou a morte de mais de 1 mil pessoas e a mancha de óleo gerada no mar matou um sem número de espécies da fauna local.

Tragédia: Derramamento de Óleo pelo Navio Prestige no Litoral da Galícia

Quando: 2002

Outro derramamento de óleo por um navio nessa lista, nesse caso a embarcação grega Prestige que devido a um acidente despejou cerca de 11 milhões de litros de óleo no litoral da Galícia, Espanha. Foram mais de 700 praias da região afetadas pelo óleo assim como mais de 20 mil aves mortas. O fato de ser uma região quente contribuiu para que a biodegradação do produto acontecesse com mais facilidade.

Tragédia: Derramamento de Óleo no Golfo do México

Quando: 20 de abril de 2010

O maior derramamento de óleo dos Estados Unidos se deu devido a uma explosão numa plataforma de petróleo, no Golfo do México, da Deepwater Horizon que estava sob responsabilidade da companhia British Petroleum. Passados dois dias do acidente, ocorrido em 20 de abril de 2010, a plataforma acabou afundando na costa da Louisiana, sul dos Estados Unidos.

A tubulação que se rompeu passou a jogar óleo cru no oceano de maneira que o litoral passou a exibir uma mancha escura. Esse vazamento acarretou em sérias consequências ambientais como a erradicação de espécies da fauna e da flora locais. Ainda é importante observar que devido a ação das correntes marítimas o óleo acaba se espalhando pelo mundo todo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *