Reciclagem de Metais

Uma das mais importantes feitorias ecológicas atualmente encontra-se na reciclagem de metais, o mesmo processo responsável por diminuir a poluição do solo com os metais que demoram na decomposição e ainda produzem substâncias tóxicas. Sua decomposição é tão preocupante que pode ser considerada de dois tipos: a decomposição de ferrosos, ou seja, compostos basicamente de ferro e aço e a decomposição dos não-ferrosos, de menor intensidade, como o alumínio, o bronze e o zinco. Com a praticidade e rapidez nos mercados de latinhas de bebidas é ainda maior o acúmulo de metais, assim a reciclagem estabilizou-se como um meio de renovação, reutilização de substâncias prejudiciais ao meio ambiente.

Papel

Vantagens da Reciclagem

Por apresentar um produto 100% reciclável o metal é considerado um tipo único no mercado, evitando assim futuros problemas ecológicos; ele apresenta características de redução de liberação de substâncias tóxicas para o solo durante a decomposição. Mais a maior vantagem está certamente na economia da extração do metal e minério da natureza, já que a reciclagem em processo contínuo ameniza essa causa, evitando gastos também com transportes, industrialização e energia. Observando o processo de reciclagem é ainda válida a situação de que todo metal pode ser reciclado em bom estado ou mesmo enferrujado, processo esse divido em etapas de separação e introdução em partes de trabalhos diferentes, compondo sempre equipes diferenciadas e especializadas.

Plastico

Projetos

Além de parcerias com empresas próprias de reciclagem, muitos projetos estão sendo desenvolvidos e aplicados juntamente com comunidades, escolas e instituições. Trata-se de unir pessoas e grupos interessados em defender o meio ecológico e ao mesmo tempo obter benefícios financeiros com a reciclagem. Exemplos de projetos vínculos a reciclagem está na aplicação desse recurso para aprimoramento da renda e geração de empregos, principalmente nos grandes centros periféricos, no qual muitas pessoas utilizam do lixo para sustento próprio e familiar. Destaca-se em projetos acadêmicos a importância da coleta seletiva, como na UFV(Universidade Federal de Viçosa), a qual intitula projetos sérios e ecológicos voltados a reciclagem de metais, com sites, slogan e há mais de dez anos faz parte da vida reciclável da cidade, unindo alunos de cursos biológicos com a comunidade e ambiente local.

Reciclagem de Metais

Tipos de Materiais

Contudo na reciclagem de metais é extremamente viável lembrar que nem todos metais são reaproveitados. A extensão de produtos e objetos é tamanha, que foi necessário ao longo do tempo estabelecer parâmetros de uma reciclagem adequada. Assim separaram-se os metais que podiam e deveriam passar pelo processo, como: as chapas, os fios de cobres, latinhas e tampinhas, bandejas e arames Já objetos de cunho menor, não são reciclados, tem-se: clipes, grampos, esponjas de aço e até mesmo latas de tinta, essas utilizadas em grande escala nas construções. Através de coletas e projetos de reciclagem destaca-se o Brasil hoje como grande precursor nesse setor, mantendo-se como um dos primeiros do mundo a fazer desse projeto um meio de sobrevivência e melhor contribuição à qualidade de vida.

Por: Patrícia Contiero

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Reciclagem

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *