Contaminação Ambiental por Chumbo

A Revolução Industrial chegou e implantou projetos para desenvolver a infraestrutura da humanidade e gerar em emprego. Não existem apenas resultados positivos como também negativos ao levar em conta os danos ambientais por chumbo que trazem prejuízo sob o ponto de vista industrial semelhante aos danos por causa do aumento das atividades que exploram minério. Especialistas apontam que se trata de principal problema ambiental no globo terrestre, fato que prejudica governos e ativistas que lutam em favor do meio ambiente.

De Lá a Cá: Contaminação Ambiental por Chumbo

Em termos globais ao levar em conta os danos do descobrimento da América até os dias no começo do século XXI aconteceu aumento de trezentas toneladas apenas do material chumbo presentes de forma ativa no ar, gerando contaminação ambiental e prejudicando não apenas ambientes naturais como a saúde dos seres-humanos que convivem com índices amplos em termos tóxicos.

Automóveis e Petróleo: Contaminação Ambiental por Chumbo

Automotivos fabricados em massa consistem em outra maravilha no mundo industrial que consiste em tragédia ao meio ambiente, em principal por causa das explorações e uso de petróleo para combustível, óleo e fluídos, por exemplo. Os gases dos escapamentos contaminam o ambiente ao ponto da atmosfera não conseguir eliminar poluentes ao universo e por consequência fazer resíduos voltarem à superfície terrestre, o que provocam o aumento da temperatura geral, ou seja, o aquecimento global, responsáveis por tragédias ambientais que podem colocar em risco a vida na Terra.

Segunda Guerra Mundial: Contaminação por Chumbo

Durante a Segunda Guerra Mundial os norte-americanos lutavam contra alemães para conseguir desenvolver a bomba atômica. Para que o objetivo fosse concluído foram realizados testes e processos de fabricação do urânio sem o cuidado com a poluição em termos atmosféricos. Durante a Guerra Fria o processo de industrialização de armas aumento nos Estados Unidos e Rússia no sentido de patrocinar conflitos armados que acontecerem de maneira principal na Ásia a Norte da África.

Países do Ocidente começaram a aumentar o ciclo econômico a sair da condição de emergentes e por esse motivo não se preocuparam em aumenta a industrialização e se preocupar com o meio ambiente, inclusive no Brasil que tem a maior biodiversidade do mundo na Floresta Amazônica, além dos destaques de biomas distintos, caso da caatinga, por exemplo.

Interessante notar que no momento que começaram os estudos que evidenciavam poluição ambiental por causa das práticas de indústria, ou seja, na segunda metade do século XX, foi também época na qual consumo de chumbo obteve recorde na história da saúde, conforme apontam estatísticas divulgadas no site da Organização das Nações Unidas (ONU).

Índices de Chumbo no Organismo e Contaminação Ambiental

A humanidade no começo do século XXI demonstra com clareza os danos que existem no organismo por causa da presença do chumbo no meio ambiental. De acordo com estatísticas da Organização Internacional da Saúde (OIT) a taxa dos elementos no sengue de seres humanos da data em questão está maior em cerca de quinhentas vezes na média geral ao levar em conta os índices da humanidade na época que antecedeu o boom da indústria.

Contaminação de Chumbo na Água

Entre os principais problemas do chumbo existe a questão da água que une órgãos internacionais no sentido de encontrar solução aos problemas na qualidade de mananciais que servem para abastecer o público. Não bastasse a problemática da contaminação ainda existe o ponto da carência de H2O potável ao levar em conta que apenas três por cento do conteúdo líquido no globo terrestre está disponível ao consumo.

Com o aumento da urbanização repentina acontecem problemas ambientais sérios, como no caso do chumbo que afeta a água ao consumo público. Em termos práticos existem formas distintas para a substância entrar em conta com o conteúdo, caso do sistema de encanamento em estado corrosivo, por exemplo.

Especialistas dizem que quando o chumbo está presente à água ficar com gosto de ácido. Nesse sentido as empresas de abastecimentos fazem estudos para ajustar os níveis de PH de acordo com a média da qualidade no sistema que serve para abastecer água de forma pública.

Como Chumbo Contamina o Organismo?

Cientistas apontam que o chumbo não traz nenhum tipo de vantagem ao organismo. Ao contrário, representa substância que pode prejudicar no sentido de aumentar os níveis de doenças que podem gerar inclusive o óbito em excesso do elemento tóxico ao extremo. Água, atmosfera e alimentos são três principais métodos para o organismo ingerir o chumbo que se encontra no meio ambiente.

Problemas: Contaminação Ambiental por Chumbo

De acordo com o CNMA, órgão que tem por objetivo de analisar os fatos do meio ambiente em terras nacionais, há limites para ajustar os níveis de PH, sistema que ajuda a eliminar o excesso ou proteger a água quando entra em contato com o chumbo. Entre as principais fontes que emitem a sustância na atmosfera cabe o destaque para a mineração que afeta de forma principal trabalhadores que participam no manejo do minério.

Pilhas e Baterias: Contaminação Ambiental por Chumbo

Entre as contaminações ambientais por chumbo na atmosfera as pilhas e baterias se encontram em destaque, de forma principal em locais que não possuem regras específicas para o descarte. Quando descartadas de forma irregular o excesso segue aos aterros sanitários que não trazem estrutura para trabalhar com o resíduo que fica por tempo indeterminado lançando gases tóxicos no ar.

Especialistas indicam que comprar unidades originais consiste no procedimento necessário não apenas para não danificar o aparelho eletrônico como também a ter local para fazer o descarte de forma correta que segue ao sistema de reuso que produz novas unidades ao aproveitar parte de materiais que seguiriam ao lixo comum. Em São Paulo, capital, compradoras podem descartar pilhas e baterias no comércio da comprar, conforme aponta lei municipal. Comerciantes juntam o excesso e encaminham aos fabricantes que recebem e reciclam de forma correta.

A contaminação por chumbo representa o principal problema ambiental do mundo e requer longos anos até poder público e iniciativa privada encontrar solução para os níveis de substância entrar em ciclo de queda na média humana.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Poluição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *