Lixeiras para Coleta Seletiva

Bom para o meio ambiente, bom para você, a coleta seletiva é um dos mais importantes trabalhos sociais da atualidade, pois ajuda na preservação ambiental, por isso deve começar em casa. Por isso, vamos explicar um pouco sobre as lixeiras, quais os significados das cores e como você que não tem tanto espaço pode realizar a separação do lixo e ajudar a sociedade.

Coleta Seletiva

Coleta Seletiva

Vamos começar pelos significados das cores, pois cada lixeira tem referência a um tipo de material, dando como legenda cores específicas. Vamos apresentar essas cores e os tipos de materiais que elas representam. Ao todo são 9 cores:

  • Verde: É própria para vidro.
  • Azul: Para materiais como papel, papelão, cartolina.
  • Amarelo: Cor simbólica para materiais como metal, alumínio, aço.
  • Vermelho: Materiais de plástico, isopor.
  • Marrom: Todo o material derivado organicamente, tudo que for diretamente orgânico, pois esse tipo de material não pode ser reciclado.
  • Preto: Materiais de madeira
  • Cinza: Resíduos gerais que também não podem ser reciclados, como lixo hospitalar, materiais de plástico, seringas, etc.
  • Roxo: Todo tipo de resíduo radioativo ou que representa algum perigo de infecção química.
  • Branco: Resíduos utilizados em cirurgias e demais procedimentos hospitalares.
  • Laranja: Resíduos que de alguma forma representam perigo.
Lixeiras para Coleta Seletiva

Lixeiras para Coleta Seletiva

Com tantas cores é impossível ter uma casa com nove lixeiras diferentes não é verdade?pois saiba que ao colocar o lixo na mesma lixeira as soluções convencionais envolvem o uso de aterros sanitários, que causam grande prejuízo para o solo e para o ambiente local.

O lixo é depositado, comprimido, e logo depois são cobertos de terra. Essa solução ainda é utilizada devido ao baixo custo que ela tem. Outra solução é a incineração, que é utilizada para materiais de alto risco, pois eles literalmente eliminam em pequenos pedaços todo o material de produzido.

Nossas dicas para lixeira envolvem o ato simples de separar de 2 formas, o lixo orgânico e o lixo seco. Dessa forma você não precisa separar em 9 lixeiras diferentes, mas facilita com que o coletor possa separar os materiais para cada tipo de reciclagem.

Imagem de Amostra do You Tube

Utilizar lixeiras diferente facilita até pra você mesmo, é algo simples e com o tempo se torna uma prática. Coloque duas lixeiras diferentes em locais aproximados, o ideal seria você identificá-las, para que visitantes ou mesmo crianças possam identificar cada lixeira e sua função. Procure utilizar sacolinhas de super-mercado para essa função, você também vai estar ajudando e evitando que essas sacolinhas de alguma forma poluam futuramente.

Separar o lixo é simples e muito fácil, depende de sua vontade de ajudar e sua disponibilidade, se você tem pouco tempo em casa, procure optar por essas práticas no trabalho ou em outros lugares, não é difícil. Você não vai ficar de fora dessa, não é?

Posts Relacionados

Saiba mais sobre a coleta de lixo solidária e conheça os benefícios promovidos por ela. Procure por algum programa de coleta seletiva na sua cidade e participe. Veja os altos índices do lixo urbano e encontre formas de reduzir o seu lixo.

3 comentários

  1. olá muto bom este site me ajudou para um trabalho super difícil mas eu tenho uma observação lá nas cores vcs colocaram escrito assim Ao todo são 9 cores mas lá nas cores vcs colocaram dez e são dez..!!!!!!!!!!!!!!!! obrigado mtoo obrigado : )

  2. ótimo esse site me ajudou muito para um trabalho que estou fazendo no meu curso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>