Campanha Lixo Zero: Pela Preservação do Meio Ambiente

A Campanha Lixo Zero é uma iniciativa da ONG EcoD e tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre como produzir menos lixo e como tratar esse lixo. Todos os dias em nossas casas, indústrias, escritórios estamos gerando e produzindo lixo. O objetivo dessa campanha é tentar fazer com que os brasileiros percebam o lixo como algo real que faz parte da suas vidas.

O lixo vem se mostrando um dos principais problemas enfrentados pelo mundo, pois cada vez a produção de lixo aumenta nos grandes centros urbanos e não cresce o espaço em que esse lixo será depositado. Estimativas do Banco Mundial dão conta de que em 2025 serão produzidas cerca de 2,2 bilhões de toneladas de lixo em contrapartida as 1,3 bilhão de toneladas que são geradas atualmente.

Zerando o Lixo

Como o próprio nome da campanha sugere a EcoD deseja que as pessoas consigam zerar o lixo produzido pela população. Obviamente a própria ONG reconhece que esse é um objetivo muito audacioso e quase impossível, mas quem persegue a meta de lixo zero pode facilmente chegar a pelo menos uma redução significativa.

Quanto menos lixo produzirmos em nossas casas e escritórios menos resíduos serão enviados para os lixões e menos problema de falta de espaço teremos que enfrentar. O lixo é uma realidade que vem incomodando pelo fato de não ter muitas soluções para resolver a questão e também porque parece que o ser humano não consegue deixar de produzir resíduos.

Os Sete Temas da Campanha Lixo Zero

Essa campanha é realizada com a divisão em sete temas e as suas estratégias oferecem soluções para dar conta do lixo comum que todo mundo produz diariamente como vidro, papel, plástico e metal, lixo eletrônico, lâmpadas, orgânicos, óleo de cozinha, remédios e pneus.

Para a EcoD as pessoas precisam de mais informação a respeito de como reduzir e descartar o lixo que produzem. Dessa forma a ONG criou sete canais que conta com notícias, entrevistas com especialistas nas principais áreas do assunto, reportagens, guias e dicas para o descarte correto desses materiais.

Também é possível acompanhar vídeos, ver cartazes informativos, fazer download de materiais para se manter informado. O mais importante dessa campanha é oferecer as pessoas a possibilidade de adequar a sua rotina familiar a novos hábitos com o lixo.

A ONG tem plena confiança de que com a informação as pessoas criarão mecanismos que funcionem dentro da sua realidade para poder destinar os resíduos da melhor forma possível.

Nem Tudo é Lixo

Uma das questões fundamentais abordadas por essa campanha é que nem tudo o que jogamos na lata de lixo é realmente lixo. A partir do momento que as pessoas entendem isso é muito mais fácil reduzir a quantidade de lixo que elas produzem. Uma das informações que mais está sendo destacada nessa campanha é que vivemos num mundo tecnológico em que tudo pode ser reaproveitado não deixando sobras.

Mas, com certeza o mote que mais será impactante para o cidadão é de que depois que jogamos algo na lixeira esse algo não desaparece. Não existe nenhuma mágica que acabe com o lixo, é necessário reciclar tudo o que for possível para evitar que os aterros fiquem sobrecarregados.

Lado Didático

Essa campanha tem também um lado didático que irá ensinar as pessoas a fazer o descarte correto dos diferentes tipos de resíduos. Uma das principais dificuldades identificada é a de saber como descartar da forma correta cada tipo de lixo. O brasileiro muitas vezes não tem a informação, mas com ela é esperado que haja uma melhoria significativa na redução da produção de lixo.

E claro que não poderia faltar um braço da Campanha Lixo Zero falando sobre as limitações que a população encontra para fazer a sua parte devido ao descaso e descuidado do Governo. Para que seja possível chegar próximo a margem de produção de lixo zero é essencial que o Governo facilite as coisas para a população.

Campanha Lixo Zero – Site

Para saber mais sobre a Campanha Lixo Zero é interessante acessar o seu site em http://www.lixozero.com.br/. Nesse site você encontra uma página com links para os veículos de comunicação desenvolvidos para informar a população.

Ambiental Lixo Zero

Na página da Ambiental Lixo Zero você poderá saber mais sobre o trabalho desse braço da Campanha Lixo Zero. Dentre as principais iniciativas estão projetos sociais, trabalho de cooperativas e um projeto de energia alternativa. O foco do trabalho está em usar o lixo como fonte de renda e transformação. Assim muitas comunidades têm acesso a melhorias para as suas vidas e podem contribuir para a sustentabilidade do planeta.

Organosolo

O trabalho de solo orgânico fica por conta do Organosolo que já possui alguns parceiros. Usando o lixo orgânico é possível criar solos que sejam mais ricos em nutrientes para o cultivo de hortas.

Além dessas páginas você encontra outros links na página oficial da Campanha Lixo Zero que vale a pena visitar, pois te ajudará a ter uma ideia melhor de como reduzir a produção de lixo.

Faça Você a Sua Parte

Todos nós somos responsáveis pelo destino e preservação do meio ambiente assim como todos nós temos o nosso grau de responsabilidade nos problemas ambientais da atualidade. O mais importante é que as pessoas entendam isso e quando estiverem prestes a jogar muitos itens no lixo pensem um pouco mais para ter certeza que não há algum outro destino possível.

Você pode, por exemplo, começar a fazer a coleta seletiva na sua casa, isso quer dizer separar o lixo orgânico do lixo reciclável. Dar o destino correto para cada tipo de lixo é uma forma de começar a fazer a sua parte rumo ao objetivo de geração de lixo zero. Mesmo que não seja tão simples deixar de produzir lixo não podemos negar a possibilidade de tentar.

Dessa forma quando estiver prestes a jogar algo fora considere se esse algo não pode ter um descarte menos prejudicial para o meio ambiente. Como já dissemos o lixo não some depois que você o manda para a lixeira então pense nisso quando for descartar alguma coisa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Lixo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *