Se As Geleiras Derretessem o Que Aconteceria?

Com o derretimento das geleiras o nível do Oceano sobe em níveis consideráveis e coloca em risco a existência de nações como Holanda e Ilhas Maldivas que podem ser engolidas por água marítima.

O gelo em locais como a Antártida ou em cadeias de montanhas muito altas está fixado nos grandes pedaços chamados geleiras ou camadas de gelo. Eles podem ficar na região se a temperatura permanece fria o suficiente. A ação da neve pode substituir o gelo que se derrete quando a temperatura fica acima de zero.

Gelo está composto por enorme quantidade de água. E quando ela derrete existe conteúdo que acaba indo parar oceanos. Como isso nos afeta? A Antártida é continente sólido como a América do Norte ou Ásia. Porque ela fica com pouco calor do sol existe frio o suficiente para gerar coberturas de neve durante todo o ano.

Quando as temperaturas médias sobem, como acontece em muitos lugares ao redor do mundo por causa das mudanças climáticas, grandes blocos se derretem de maneira mais rápida que podem crescer durante o inverno. Por isso, menos humidade fica aprisionada em camadas de gelo. Montes da água se direcionam ao fim dos Oceanos, levando, eventualmente, para níveis mais elevados do mar.

Tire Suas Dúvidas

Tire Suas Dúvidas

A mudança climática afeta as temperaturas e o tempo global. Com as degradações ambientais naturais e artificiais o clima aumenta e afeta as camadas de gelo e geleiras em todo o mundo.

Quando pedaços de gelo caem como massas (Antártida ou Groenlândia) para o oceano, a geleira derrete com maior velocidade. Cientistas dizem que os níveis do mar serão pelo menos três metros mais altos no ano de 2100 do que a taxa existente no ano 2000.

Para a forma da geleira se formar é importante que a quantidade de neve caia em determinado número superior por ano do que o gelo fresco derretido. Apenas desta forma o solo glacial pode aumentar de tamanho. Se a quantidade de neve fresca for menor do que o conteúdo de fusão do gelo / neve, então o glacial desaparece de maneira gradual.

Isto é o que está acontecendo com quase todas as geleiras do mundo hoje. Elas tiveram séculos para se formar e estão derretendo com taxas alarmantes. Algumas conhecidas diminuíram em tamanho, outras foram extintas.

Dependência do Derretimento

O derretimento das geleiras representa processo normal. Todas derretem até certo ponto durante climas mais quentes, mas são reabastecidas com a queda da neve. Muitas comunidades no mundo dependem do derretimento de geleiras para suprir a necessidades de água à agricultura sem que os grupos de pessoas tenham que se mudar e estabelecer em outras fontes disponíveis.

Nações dependem do fluxo constante de água a partir de geleiras de derretimento para produzir energia hidroelétrica, que é a produção barata e ecológica. O problema grave ocorre quando o gelo derrete muito rápido e a neve fresca que cai não é capaz de realizar a substituição. Quando isso acontece, a geleira vai começar a diminuir em tamanho de maneira gradual e com o tempo desaparecer por completo.

A velocidade com que as geleiras derretem fica maior a cada ano. Quase todos pensadores apontam as causa para o aquecimento global. Muitas pessoas / comunidades que dependem totalmente da geleira derretem água potável para fins de irrigação já sentiram os efeitos horríveis que as geleiras podem trazer.

Derretimento das Geleiras e Caos na Terra

Derretimento de geleiras em processo acelerado não ruim apenas aos humanos, mas até para animais, pássaros, peixes e plantas marinhas. O que aconteceria se todas as geleiras derretessem na mesmo instante? Os impactos negativos se encontram em níveis incomensuráveis.

Conjunto de lago formado de água de geleira poderiam estourar geleiras que derrete mais rápido do que o normal e ficar nas encostas das montanhas. O tamanho da água continuaria a aumentar com o tempo.

As paredes que detêm lagos podem suportar pressões apenas dentro de certos limites. Depois que a água aumenta para níveis nos quais os limites de retenção de água são cruzados há apenas uma coisa que pode acontecer: Estouro de lagos.

Enormes em tamanho, a quantidade de água liberada súbita pela explosão será enorme. A força irá destruir tudo o que vem em seu caminho, incluindo aldeias inteiras assentadas no fundo de montanhas.

Saiba Mais

Saiba Mais

Muitos lugares no Nepal enfrentariam graves perigos de excesso de lagos que estariam aumentando de tamanho e poderiam estourar a qualquer momento. Quando a quantidade de gelo / neve derrete nas montanhas grande quantidade de água é liberada em córregos e rios.

Isto irá causar inundações ao longo das margens do rio. Todos os que vivem em áreas baixas nas proximidades serão afetadas. A quantidade de estragos que as inundações podem criar é muito conhecida em todo o mundo.

Em termos gerais as pessoas afetadas devem se mudar para regiões mais seguras. Enchentes trazem a miséria tremenda. Doenças transmitidas por água são generalizadas. Haverá água em todos os lugares, mas potável não estará disponível. Terras irrigadas devem se afogar e as colheitas serão destruídas. Viver em tais áreas não ser possível humanamente.

Inundações são causadas por rápido derretimento associado às secas que geram derretimento glacial. A seca será realidade em locais com geleiras derretendo de forma rápida e excessiva. Uma vez que estas geleiras derreteram por completo os córregos e rios que se alimentam devem entrar em processo secagem.

Aldeias inteiras devem ter que reassentar em outro lugar. Locais que são abundantes na produção de culturas para satisfazer as necessidades encontraram o caminho da fome. Grãos serão escassos.

Pessoas que vivem em áreas de baixa altitude na praia devem ser o as primeiras a serem afetadas. Áreas inteiras no litoral serão inundadas, tornando a migração obrigatória para as pessoas nas imediações. Todas as águas subterrâneas frescas nas áreas circundantes devem ficar contaminadas com água do mar, que está imprópria para o consumo humano e à agricultura.

Muitas espécies em áreas dependem da alimentação nos recifes de corais que estão em abundância. Estes recifes dependem da luz solar para a manutenção de saúde. Quando o nível do mar subir a iluminação solar vai diminuir em níveis consideráveis e eles correm riscos de extinção.

Artigo Escrito Por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *