Dicas Práticas de Como Melhorar O Meio Ambiente

O ser humano passou milhares de anos explorando os recursos naturais gerados pelo meio ambiente de forma desregrada, sem se preocupar com as causas que esse uso inadequado estavam gerando ao planeta.

Contudo, nos últimos 50 (cinquenta) anos, o conceito de preservação do meio ambiente e sustentabilidade passou a crescer em todo o planeta, pois através de inúmeros estudos, o ser humano descobriu que os recursos naturais são esgotáveis e nos passos em que estamos caminhando, o mundo poderia entrar em um colapso devido ao esgotamento de recursos naturais considerados vitais para a nossa sobrevivência.

Dicas Práticas de Como Melhorar O Meio Ambiente

Dicas Práticas de Como Melhorar O Meio Ambiente

A Importância de Preservar O Meio Ambiente

A preservação do meio ambiente é fundamental para a vida de todos os seres humanos e para a continuidade do planeta terra. Por isso, cabe a todos nós, realizarmos os esforços para preservamos os recursos naturais existentes, de forma que possamos garantir um planeta sustentável e saudável para as próximas gerações que habitarão o mundo.

O meio ambiente é de onde retiramos todo o nosso sustento, pois usamos todos os recursos disponibilizados pela natureza: animais, vegetais, minerais e etc., para vivermos, pois sem a natureza não conseguiríamos nos alimentar, beber água, tomar banho, produzir moveis e etc.

E é importante que todas as pessoas tenham em mente que preservar e conservar o meio ambiente não é somente realizar a preservação das florestas (essa atitude é importantíssima, mas é somente um passo), mas sim conservar tudo aquilo que nos rodeia, desde os animais, as plantas, os mares e etc.

Dicas de Como Melhorar O Meio Ambiente

O meio ambiente é de responsabilidade de cada um de nós, e existem inúmeras atividades que podem ser feitas de forma simples, que irão trazer diversos benefícios para a natureza, de forma que tenhamos um planeta melhor para vivermos.

Para termos atitudes sustentáveis não é preciso de muita coisa, basta que implantemos alguns hábitos simples, mas que irão trazer grandes benefícios para o meio ambiente.

A conscientização, nossa e do próximo com quem convivemos, é que irá transformar e mundo e melhorar o meio ambiente.

Segue abaixo algumas dicas que podemos adotar no dia a dia para podermos ajudar na preservação e melhorar o meio ambiente, para que possamos ter um mundo melhor para vivermos:

Preserve

Preserve

a)   Fazer uma Coleta Seletiva do Lixo – Realizar a coleta seletiva do lixo gerado é uma grande ajuda que pode ser dada ao meio ambiente. A medida que separamos o lixo reciclável (latas, garrafa pet, plásticos, papel e etc.) do lixo orgânico, além de ajudarmos a natureza a economizar diversos recursos naturais que serão reaproveitados para a fabricação de diversos itens, conseguimos reduzir em torno de 40% do lixo que será remetido para os lixões. Além disso, a coleta seletiva do lixo ajuda a diminuir o lixo das ruas o que acaba reduzindo a diminuição de sujeira, possibilidade de doenças e também do lixo acumulado em bueiros, o que diminui a possibilidade de enchentes. Para facilitar a coleta do lixo em sua casa, você pode separar o lixo seco do úmido, assim, você otimiza o espaço para coletar o lixo de forma seletiva.

b)   O Destino do Óleo de Cozinha – O óleo de cozinha utilizado para fazer os alimentos é um grande problema para o meio ambiente, pois quando o mesmo é derramado na pia ele causa entupimento dos canos, faz a retenção dos resíduos alimentares, atrai animais como ratos, baratas e insetos que são indesejados pelas pessoas. Quando o óleo atinge a tubulação e os rios, faz com que eles se tornem impermeáveis. Essa situação acaba impedindo que os raios solares penetrem e permitam que fitoplancton faça o processo da fotossíntese, e mantenha o nível de oxigênio da água, o que acaba gerando a morte dos rios. O óleo de cozinha deve ser guardado em garrafas pet, e encaminhado ao aterro sanitário dessa forma. Hoje em dia, existe tecnologia capaz de converter o óleo de cozinha usado em biodiesel e até mesmo em sabão em pedra.

c)   Evitar o Uso do Cloro em Limpezas – Na hora de fazer faxinas, as pessoas devem evitar o uso do cloro, pois este é um produto toxico quando lançado nas águas dos rios e mares. Uma possibilidade é substituir os produtos à base de cloro por vinagre, que é um produto biodegradável, e consegue exercer a mesma função sem causar danos tóxicos ao meio ambiente.

d)   Preservar a Água – Pode não parecer, mas a água potável é um, recurso natural limitado. Por isso é importante que criemos o habito de economizar e evitar o desperdício deste importante recurso natural. A economia de água pode ser feitas em atitudes simples, que passam despercebidas no nosso dia a dia: na hora em que lavamos o carro, quando lavamos a calçada, quando tomamos banho (basta fechar a torneira quando estamos nos ensaboando), quando escovamos os dentes e etc.;

Saiba Mais

Saiba Mais

e)   O Descarte de Pilhas e Baterias – As pilhas e baterias são repletas de elementos químicos que fazem mal a saúde das pessoas. Quando esses objetos são jogados no solo, existe a possibilidade de poluir o lençol freático, sendo esses elementos químicos conduzidos pela chuva. Atualmente, existem locais (farmácia, supermercados e etc.) que recebem as pilhas e as baterias para que os mesmos possam ser reciclados e transformados em chapas metálicas, tinta para azulejo e etc. Uma possibilidade sustentável é fazer o consumo de pilhas e baterias recarregáveis;

f)    Economize Energia Elétrica – A energia elétrica é um recurso esgotável, que utiliza recursos naturais para ser explorada, portanto procure economizar no consumo de energia elétrica usando:

  • Lâmpadas econômicas (que possuem maior durabilidade e economizam energia);
  • Usar aparelhos eletrônicos que possui o selo de PROCEL e do INMETRO;
  • De preferência ao ventilador ao invés do ar condicionado, pois este traz danos ao meio ambiente;
  • Não deixe os aparelhos eletrodomésticos no modo stand by;
  • Não deixe os carregadores de celular e computador conectados após recarregar os equipamentos;

g)   Adote as Ecobags nas Compras do Supermercado – No supermercado estamos acostumados a utilizar sacolas plásticas, que não são recicláveis e não são reaproveitadas. Essas sacolas quando são jogadas no lixo, podem durar 200 anos para serem consumidas pela natureza. Por isso, a adoção das Ecobags se torna uma solução sustentável para o meio ambiente, pois evita a fabricação e o uso das sacolas plásticas.

h)   Economia de Gás de Cozinha – no momento que você for cozinhar, tampe todas as panelas, essa atitude simples gerará uma economia de 70% do gás a ser utilizado, o que ajuda o meio ambiente;

i)     Uso de Papel Reciclado – na impressão dos seus trabalhos procure usar o papel reciclado e se preferência imprima dos dois lados da folha. A economia de papel preserva arvores que são a principal fonte de produção do papel;

j)    Cultive Plantas – as plantas são sinal de vida, e quando cultivadas em ambientes interiores elas ajudam a transforma o ambiente, dando cor e auxiliando na regulação da umidade, da temperatura e na purificação do ar;

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *