Aceiro: Características Gerais

Um aceiro é uma abertura na vegetação com material combustível que atua como barreira para retardar ou impedir o progresso de incêndio florestal. Um aceiro pode ocorrer naturalmente, onde há uma falta de vegetação ou “combustível”, como um rio, lago ou desfiladeiro. Também podem ser feitas pelo homem e muitos deles também servem como estradas ou trilhas.

Aceiro: Características Gerais

Aceiro: Características Gerais

Objetivos Do Aceiro

Na construção de barreira contra fogo o principal objetivo é remover arbustos para baixo do solo mineral. Vários métodos podem ser utilizados para alcançar esta condição. Idealmente, o aceiro é construído e mantido de acordo com as práticas sustentáveis florestais estabelecidas e engenharia de proteção contra incêndio, também conhecida como práticas de gestão.

Os objetivos gerais consistem em maximizar a eficácia da barreira contra fogo para retardar a propagação de um incêndio, e por meio de corta-fogos de tamanho e densidade suficientes para reduzir o tamanho final do prejuízo. Objetivos adicionais servem para manter a ecologia da floresta e reduzir o impacto na poluição do ar e global do clima para equilibrar os custos e benefícios dos diferentes projetos.

Objetivos Do Aceiro

Objetivos Do Aceiro

Estes objetivos podem ser alcançados através da utilização de procedimentos de operação adequados, muitos dos quais podem ser potencialmente benéfico para todos. Em muitos casos é útil para a manutenção usada em conjunto com a colheita de produtos florestais, tais como madeira e biomassa de combustível uma vez que os objetivos estão relacionados fundamentalmente, na medida em que os principais objetivos removem o material da floresta.

Além disso, se feito corretamente, o valor dos produtos pode significativamente compensar o custo de manutenção do aceiro. As indústrias comerciais e pequenas empresas são ajudadas por redução dos danos materiais causados por incêndios florestais, reduzido risco de investimento.

A biomassa de material não é adequada para madeira serrada dimensionada adequada para fazer lascas de madeira à indústria do papel e energia. Árvores maiores são por vezes deixadas no local dentro de alguns tipos de aceiros para sombrear o solo da floresta e reduzir a taxa de combustível de acumulação para melhorar o paisagismo em locais de lazer.

Eficácia Do Aceiro

Dependendo das condições ambientais, muitas vezes o aceiro tem de ser apoiado com os esforços de combate a incêndios. Mesmo assim, ainda é possível o fogo se espalhar através da divisão impenetrável. Durante a pior parte da época de incêndios no sul da Califórnia, os fortes ventos de Santa Ana explodiram tapetes de brasas em rodovias. Durante os 1988, fogos no Parque Nacional de Yellowstone conseguiram ultrapassar a garganta de Lewis, um cânion natural com um quilômetro de largura e 600 pés (180 m) de profundidade.

O Aceiro mais caro do mundo foi criado quando o conjunto da Van Ness Avenue, em San Francisco, foi dinamitado para parar a propagação do fogo resultante do terremoto de 1906.

Queimada Controlada

Queimada prescrita ou controlada é uma técnica usada às vezes em gestão de florestas, agriculturas, restauração de pradaria ou projetos de diminuição do gás de efeito estufa. Redução de risco é realizada durante os meses mais frios para reduzir o acúmulo de combustível e diminuir a probabilidade de sérios incêndios quentes.

Queimada controlada estimula a germinação e renovação de algumas florestas. Alguns cones, como sequoia e serôdio, necessitam de calor do fogo para abrir e dispersar sementes. Nos países industrializados é supervisionada por autoridades de controle de fogo para os regulamentos e licenças. O responsável deve delinear o tempo previsto e lugar. A obtenção do alvará não pode limitar a responsabilidade se o fogo queima fora de controle.

Um Pouco De Memória Histórica

Queimadas controladas têm uma longa história na gestão florestal. Sociedades pré-agrícolas usavam o fogo para regular a vida vegetal e animal. Estudos de história de incêndio têm documentado incêndios florestais periódicos e inflamados por povos indígenas na América do Norte e Austrália.

Os incêndios, causados tanto prescrita como de maneira natural, já foram parte de paisagens naturais em muitas áreas. Estudos evidenciam que entre meados do Holoceno e século XIX, entre 4,5% e 12% da atual terra da Califórnia foram queimados. Estas práticas terminaram no início do século XX, quando as políticas americanas de fogo foram promulgadas com os objetivos de suprimir todos os fogos. Desde 1995, o Serviço Florestal dos EUA tem incorporado políticas de gestão florestal contra queimadas.

Utilização Florestal

Outra consideração está na questão da prevenção de incêndios. Na Flórida, durante a seca em 1998, catastróficos incêndios queimaram muitas casas. Mas os gestores florestais da Divisão de Engenharia Florestal da Flórida observaram que o problema subjacente era a cessação prévia de queima controlada, resultantes de reclamações de proprietários. Em cada ano a folha e os galhos caíram aumentam a probabilidade do fogo quente ficar incontrolável.

Queimaduras controladas são ferramentas de ignição que permite fluxo constante de chamas de combustível a serem dirigidos para o chão, conforme necessário. Variações sobre podem ser utilizadas, tais como a helitorch, que é montado em um helicóptero, ou outros dispositivos improvisados.

Para a queima de barra, resíduos materiais que sobraram de registro, existem vários tipos de controle. Queima de transmissão é a queima de barra dispersa por vasta área. Queima de pilha reúne barra em pilhas antes de gravar que são referidas como fogueiras. Altas temperaturas podem prejudicar o solo, danificando fisicamente ou de maneira química.

Queimaduras de transmissão tendem a terem temperaturas mais baixas e não danificam o solo, embora possam ser tomadas medidas para tratar a terra depois de uma queimadura. Queimadas controladas reduzem combustíveis e podem melhorar a vida selvagem do habitat.

Controles concorrentes da vegetação melhoram a curto-prazo as forrageiras para pastagens, assim como a acessibilidade ajuda a controlar a árvore de doença e perpetua a espécie de fogo e os dependentes.

Queimadas controladas foram utilizadas pela primeira vez de forma significativa na Revolução Neolítica, ou seja, cerca de nove e onze mil anos antes do século XXI, no final da última era Glacial, quando os grupos de caçadores se voltaram para a agricultura.

Gestão de floresta e queimada controlada também são modalidades usadas na agricultura moderna.  Em países industrializados se observa como um componente de rotação de culturas, parte da preparação do campo para o plantio.

Artigo Escrito Por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *