Interações Bióticas:Intraespecíficas e Interespecífica

O Que São Interações Bióticas?

Podemos definir de forma básica que as interações bióticas são as interações que podem acontecer entre os seres vivos que estão no mesmo ecossistema. Dentro da definição de relações bióticas é possível fazer novas subdivisões para identificar os níveis dessas relações.

Por exemplo, relações entre seres vivos de um mesmo ecossistema que não tragam nenhum tipo de prejuízo e que sejam benéficas para pelo menos uma das espécies participantes são chamadas de relações favoráveis ou positivas. Porém, quando essas relações causam prejuízo a pelo menos um dos participantes são chamadas então de negativas ou desfavoráveis.

O Que São Interações Bióticas?

O Que São Interações Bióticas?

Relação Biótica Intraespecífica

Já quando essa relação se dá entre indivíduos de uma mesma espécie recebe o nome de intraespecífica ou homotípica. Dentre os tipos de relações que podem ser consideradas intraespecíficas estão a competição por um território, por uma fêmea ou mesmo por comida. Ainda é possível que esses indivíduos se organizem em grupos em que cada elemento coopera para que seja alcançado um objetivo comum como em colônias ou sociedades.

Relação Biótica Intraespecífica

Relação Biótica Intraespecífica

Saiba Mais Sobre Os Tipos De Interações Bióticas Intraespecíficas:

Cooperação – Trata-se de uma relação benéfica para todos os organismos envolvidos. Podemos citar a formação de sociedades ou colônias, como é o caso de colônias de bactérias e alcateias de lobos que são um tipo de sociedade.

Competição – Uma relação em que ambos os indivíduos saem prejudicados, dentre os motivos que levam a essa competição podemos citar o território, a fêmea, o alimento e a água. Podemos citar como exemplo cervos.

Canibalismo – Basicamente é uma relação em que um indivíduo mata e come outro da mesma espécie. Isso pode acontecer, por exemplo, com algumas espécies de peixes e crocodilos que podem comer os filhotes. Há ainda os casos em a fêmea se alimenta dos machos depois do acasalamento como é o caso de aranhas e louva-a-deus.

Relação Biótica Interespecífica

Se a relação biótica acontece entre organismos de espécies diferentes passa a ser chamada de interespecífica ou heterotípica.

Dentre Esse Tipo De Relação Podemos Citar:

Comensalismo – Acontece quando dessa relação há o benefício de uma espécie sem o prejuízo de outra. Como exemplo desse tipo de relação podemos usar as orquídeas que se fixam em troncos de árvores. Há também o caso dos peixes que baseiam a sua alimentação nas fezes dos hipopótamos.

Mutualismo – Trata-se de uma relação de associação em que as duas espécies tem benefícios como no caso da cooperação. Os benefícios podem ser obtidos de uma associação facultativa. Como exemplo de relação de mutualismo podemos citar o caso da garça-boieira e o rinoceronte-branco no qual as duas espécies podem muito bem viver isoladas, mas eventualmente a garça pode se alimentar dos parasitas do rinoceronte o que também é bom para ele.

Simbiose – Trata-se de uma relação em que uma espécie depende da outra para a sua sobrevivência, um tipo de cooperação que se dá obrigatoriamente. Podemos citar como exemplo os líquenes uma associação feita entre cianobactérias e fungos.

Também Existem Relações Bióticas Interespecíficas Desfavoráveis Como, Por Exemplo:

Antagonismo – Um tipo de interação em que uma das espécies causa o prejuízo de outra.

Competição – Uma relação em que as duas espécies sofrem prejuízos. Como exemplo desse tipo de relação biótica podemos citar as aves necrófagas e hienas que disputam os cadáveres de outros animais para a sua alimentação.

Exploração – Relações que são obrigatórias para uma das espécies e que causa o prejuízo da outra como:

Predação – Uma relação biótica na qual uma das espécies, o predador, se alimenta de outra, que é a presa. Podemos exemplificar esse tipo de relação através de animais como o tigre, por exemplo, ou até mesmo uma planta carnívora.

Classificação Dos Tipos De Predadores

Confira a Seguir a Classificação Dos Tipos De Predadores:

Predadores Verdadeiros – São aqueles predadores que matam as suas presas e comem várias partes desses animais. Podemos exemplificar os predadores verdadeiros como baleias de barbatanas que fazem o filtro do plâncton, leões, formigas, aranhas entre outros.

Pastejadores – São aquele tipo de predadores que consomem várias partes das suas presas durante o decorrer das suas vidas, mas que consomem parte de cada item da presa. Em geral não matam as suas presas principalmente num prazo curto como é o caso de lagartas, bovinos, sanguessugas entre outros.

Parasitos – Esse tipo de predador consome somente uma parte de cada item da presa e não matam as suas presas num prazo curto. Porém, são capazes de atacar um ou vários itens das presas no decorrer de suas vidas, podemos exemplificar através das bactérias, tênias, tuberculosas entre outras.

Parasitoides – São aqueles que consomem partes de uma mesma presa e assim acabam causando a sua morte. Podemos exemplificar através de vespas parasitas, moscas entre outros.

Parasitismo – Uma interação na qual uma das espécies, o parasita, se alimenta de outra espécie, que é o hospedeiro, sem lhe causar a morte em grande parte dos casos. Nesses casos há os endoparasitas como as tênias ou então os ectoparasitas que vivem no exterior do corpo do hospedeiro como o carraça.

Tanto a predação como o parasitismo são consideradas relações de exploração.

Ecossistemas – Dependência

Um ecossistema é um sistema complexo em que várias espécies coexistem e de alguma forma contribuem para que aquele ambiente permaneça habitável para a sua espécie. Dentro de um único ecossistema é possível encontrar uma grande variedade de espécies que precisam competir entre si pelo território ou pelos alimentos.

Através dos conceitos de relações bióticas ficou mais claro como se dá a vida num ecossistema. As relações podem acontecer entre indivíduos da mesma espécie ou de espécies diferentes. Observamos que em todas essas relações há sempre o objetivo de sobreviver e manter a sua espécie.

A natureza é muito interessante para que possamos compreender um pouco melhor as relações que acontecem em nosso dia a dia. As relações que se estabelecem entre os seres vivos de um ecossistema podem ter um paralelo em nosso cotidiano, então observando mais de perto essa convivência podemos tirar lições para a nossa vida também.

As relações que acontecem entre as espécies nos ecossistemas são um tema muito interessante de estudo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ecologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *