Hipótese De Gaia: Teoria Do Grande Organismo Vivo

O Que é a Hipótese De Gaia?

O cientista inglês James Lovelock formulou no ano de 1969 a Hipótese de Gaia que foi fortalecida pelos estudos realizados pela bióloga americana Lynn Margulis. O nome da hipótese tem inspiração na deusa grega Gaia que era a deusa da Terra e também considerada mãe de todos os seres vivos.

Essa hipótese apresenta o planeta Terra como se ele fosse um organismo vivo gigante. Basicamente esse grandioso organismo é capaz de obter a energia necessária para o seu funcionamento, fazer a regulação do seu clima e da sua temperatura além de eliminar os seus detritos.

O planeta também seria capaz de combater as suas próprias doenças como ouros sere vivos podem fazer. Podemos dizer que para a hipótese de Gaia a Terra é um organismo vivo que tem a capacidade de fazer a sua autorregulação. A base dessa teoria está no fato de que os organismos bióticos têm a capacidade de controlar os seres abióticos.

Sendo assim a Terra teria a capacidade de manter o seu equilíbrio e contar com condições propícias para sustentar a existência da sua vida.

Hipótese De Gaia: Teoria Do Grande Organismo Vivo

Hipótese De Gaia: Teoria Do Grande Organismo Vivo

Os Seres Vivos Modificando o Ambiente

Outra questão que é levantada pela hipótese Gaia é de que os seres vivos têm a capacidade de modificar o ambiente em que vivem. O objetivo dessas alterações seria tornar o ambiente mais adequado para a sobrevivência da sua espécie. Em suma a Terra, segundo essa hipótese, é um planeta que tem a capacidade de controlar a manutenção da sua própria vida por meio de mecanismos de feedback e ainda de interações variadas.

Os Seres Vivos Modificando o Ambiente

Os Seres Vivos Modificando o Ambiente

Argumentos

Os defensores da hipótese Gaia usam como principal argumento o fato de que a composição da atmosfera tem certa dependência dos seres vivos. Por exemplo, os fotossintetizantes ajudam a reduzir a quantidade de gás carbônico (CO2) na atmosfera. Além disso, sem esses fotossintetizantes teríamos uma concentração muito baixa de nitrogênio (N2) e oxigênio (O2).

A partir do momento que os fotossintetizantes fazem a sua parte passamos a ter uma taxa reduzida de CO2 e os níveis de N2 e O2 disponíveis na atmosfera aumentam. A redução de CO2 contribui para o resfriamento da temperatura do planeta. O argumento dos defensores da hipótese de Gaia é que a própria vida interfere na composição da atmosfera e assim a faz ser mais adequada para a sobrevivência dos organismos vivos.

Os Discordantes

A hipótese de Gaia é bastante polêmica, pois muitos cientistas acreditam que ela faz sentido, mas outros não a aceitam. Os cientistas que discordam dessa hipótese não creem que a terra possa ser mesmo um superorganismo.

Pois, eles dizem que não são somente os fatores biológicos que mudam o planeta. Eles ressaltam que fatores geológicos como as glaciações ou erupções vulcânicas também tem responsabilidade nas alterações do planeta.

Hipótese De Gaia e As Relações Entre Os Seres Vivos

Mesmo aqueles que não concordam com a hipótese Gaia tem o seu interesse renovado pelas relações que existem entre os seres vivos e o meio ambiente assim como entre as relações que existem entre a espécie humana e os demais seres que vivem na Terra. É possível pensar na hipótese Gaia como uma forma de refletir em relação aos impactos que a atividade humana pode ter sobre o planeta.

Relação Do Ser Humano Com o Planeta

De acordo com a hipótese de Gaia o planeta reagiria as ações praticadas pelo homem, seria um tipo de resposta autorreguladora do gigantesco organismo vivo. Seria como se Gaia sentisse as nossas ações e reagisse de forma orgânica. Por exemplo, ações como o aumento do desmatamento, do consumismo, uso sem controle de recursos naturais, maiores emissões de gás carbônico e clorofluorcarbonetos (CFCs) seriam a ação do homem.

A reação por parte de Gaia seria o aumento do efeito-estufa além da intensificação dos fenômenos climáticos como o degelo das calotas polares, chuva ácida, neve constante em montanhas e claro o aumento do efeito estufa.

Uma Nova Visão Do Meio Ambiente

Ainda temos muitas dificuldades para fazer a definição do que é a vida no âmbito científico, mas é evidente que a hipótese de Gaia nos apresenta uma nova forma de entender o meio ambiente e a relação do homem com a Terra. De acordo com essa teoria o homem seria parte do todo que trabalha na regulação do planeta.

Seria como uma interação entre o vivo e o que não está vivo, dessa forma existiria um tipo de relação entre o ser humano e a Terra. Podemos compreender melhor a hipótese de Gaia através da analogia da sequoia.

Analogia Da Sequoia

Essa espécie de árvores pode chegar a medir até 115 metros de altura e cerca de 97% da sua composição é de material não-vivo. Podemos comparar essa árvore ao nosso planeta em que o planeta é composto por uma grande quantidade de material não-vivo e tem uma camada fina de vida que são os seres vivos.

O planeta faz a sua autorregulação, de acordo com a hipótese de Gaia, através da interação que há entre os seres vivos e os não-vivos. Com esse exemplo é mais fácil de entender o que essa hipótese tenta dizer em relação a relação do não-vivo com o vivo.

Hipótese De Gaia – Ontem e Hoje

Já dissemos que existem cientistas de correntes que concordam com a hipótese de Gaia enquanto outros são discordantes ferrenhos. Mas, é interessante fazer um comparativo de aceitação dessa teoria antes e hoje em dia. Quando James Lovelock publicou a sua teoria em 1969 com base nos estudos da bióloga Lynn Margulis não teve uma boa aceitação pela comunidade de cientistas.

Num primeiro momento a aceitação veio pelos ambientalistas e defensores da ecologia o que foi visto com certa restrição, pois se trata de uma teoria que atende aos interesses desses dois grupos. Mas, com o agravamento do problema do aquecimento global a Hipótese de Gaia passou a ser mais bem aceita.

Mesmo cientistas mais tradicionais aceitam essa ideia com mais segurança uma vez que existem alguns parâmetros de confirmação para alguns dos principais conceitos da teoria de Gaia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *