Vantagens e Desvantagens das Hidrelétricas

Aumento número de hidrelétricas não apenas no Brasil como em outras partes do mundo com potencial para implantar esse tipo de fonte elétrica. Positivistas apontam que representa forma de abastecer a demanda que apenas aumenta no mundo por causa das taxas populacionais que também se encontram em ascensão. Pensadores contrários dizem existir danos a se considerar em termos de habitats estabelecidos em grandes bacias e na vegetação que existe ao redor. Conheça as principais vantagens e desvantagens das hidrelétricas que são instalados em terras verde e amarela.

Dados Estatísticos das Hidrelétricas do Brasil

Em solos nacionais quase noventa por cento da energia que abastece as casas, comércio, fábricas e zonas rurais vem das fontes do gênero. Governo Federal deseja ultrapassar a casa de quarenta unidades no Brasil. Existe plano desde a ditadura militar que visa dominar os grandes rios nacionais com a presença das hidrelétricas.

Em termos nacionais a energia da hidrelétrica corresponde a menos do que setenta por cento do total que está disponível no Brasil, ou seja, a maioria. Não se pode ignorar ainda a presença das termoelétricas que apenas ficam em uso nos momentos em que zonas específicas do país entram no ciclo da seca e ao mesmo tempo os reservatórios permanece com níveis menores do que autoridades recomendam para fazer a estrutura trabalhar com segurança.

Quais Principais Vantagens das Hidrelétricas?

01: Defensores da expansão das hidrelétricas ao redor do mundo apontam que de forma global existem maiores ganhos do que prejuízos no campo ambiental. A produção energética não lança poluentes à atmosfera que são responsáveis por trazer o aumento do aquecimento do clima. Também existe a vantagem de não trabalhar com formas radioativas e por consequência excluir riscos de gerar grandes problemáticas ambientais, como acontece nas fontes com base no sistema nuclear, por exemplo.

02: Existem menores chances de acontecerem emissões de gases como o metano. Outro ponto que não pode ser ignorado sob o olhar de vantagens das hidrelétricas está na dispensa do uso de combustíveis para poder funcionar, visto que o fluxo das águas representa principal matéria prima para a estrutura para funcionar de forma correta. Por esse motivo a natureza determina o valor com maior presença do que os números de mercado no que tange às cobranças das contas de luz que são pagas por consumidores;

03: Governo público apenas pode possibilitar menores cobranças nas contas de luzes depois de investir em novas construções hidrelétricas que dominam os grandes rios brasileiros. Por esse motivo, ao implantar projetos do gênero, consumidores têm chances de pagar menos por conta do serviço que fornece a energia elétrica.

Hidrelétricas

Hidrelétricas

04: Benefícios do Governo: Existem entusiastas das hidrelétricas que demonstram vantagens no sentido de que municípios recebem os valores por conta das grandes áreas que são alagadas e inviabilizam a produção de parte dos moradores e investidores na região. Os consórcios são prerrogativas reservadas na Constituição às zonas municipais que abrigam as estruturas que servem para abastecer grande parte da energia elétrica em terras nacionais.

05: Comunidades ribeirinhas ou população nativa (indígenas) tem a chance de se mudar para residências que foram construídas em sistemas de alvenaria nos programas do governo: Locais que também trazem melhores condições de higiene e saneamento básico.

06: Vantagem quando se trata de usinas brasileiras está nos sistemas denominados “fio d’água”. A estrutura nacional permite com que escape menor quantidade de água fora da rotina natural e traz menos danos ambientais para  se manter produtiva. Esse foi um ganho que os políticos ambientalistas ganharam em termos de legislação ambiental.

Quais Principais Desvantagens das Hidrelétricas?

01: As hidrelétricas no Brasil são instaladas em bacias consideradas sagradas por grande parte das tribos que ainda estão vivos em terras nacionais. A Constituição reserva o direito da terra indígena, mas deixa brechas para que explorações do gênero aconteçam em nome da maioria nos limites reservados.

02: Faunas repletas de biodiversidade em termos vegetais, florais e animais sofrem com grandes alagamentos que modificam de forma quase que inversa à estrutura dos habitats nos quais animais fixaram residência. Também existe o problema de danos negativos à estrutura socioambiental – trabalhadores e povos que vivem na floresta precisam encontrar novas zonas para sobreviver porque as antigas devem ficar inundadas por causa da presença de hidrelétricas.

03: Espécies dos rios precisam procurar novos locais para fazer a desova por causa das estruturas energéticas que provocam mudanças na corrente das bacias. Pescadores precisam procurar novas zonas, perder as diversidades e quantidades de espécies que se concentravam em locais específicos. Com a dispersão de espécies diminui o número de peixes disponíveis. Espécimes precisam diminuir o costume de trajeto nos rios por causa das hidrelétricas. Quando chegam perto das estruturas os peixes perdem oxigênio e precisam buscar novos caminhos para não entrarem em ciclo de óbito.

Saiba Mais

Saiba Mais

04: Os danos socioambientais podem destruir culturas que possuem raízes há longos séculos na região, caso dos índios ou dos povos ribeirinhos que negam a mudança a morar nas residências construídas com alvenaria e que ofertam melhores recursos ao analisar a questão do saneamento. Vale ressaltar que parte das pessoas que vive no local e tira parte do sustento com as atividades nos rios não possuem preparo ou querem trabalhar com outras formas de atividades profissionais.

05: Danos Animais e Vegetais: O ciclo de peixes se prejudica ao longo prazo por causa das hidrelétricas. Em grande parte das estruturas não existe o preparo para as espécies subirem à superfície e serem pescadas. Os danos acontecem também no ciclo vegetal que deixa de servir como forma de habitat.

06: Usinas de fio d’água trazem menores danos para ser instalada. Porém, especialistas indicam que não existe maior nível de segurança no que tange à produção energética. Ou seja, por causa da infraestrutura não há a capacidade de gerar energia nos momentos em que os reservatórios estão com níveis baixos, o que pode trazer problemas sérios no sistema que visa distribuir eletricidade nas zonas urbanas e rurais.

Por fim aproveite e deixe o seu comentário e aponte se em sua opinião as usinas hidrelétricas trazem maiores vantagens ou desvantagens.

            Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *