Blocos Econômicos e Organizações Internacionais

Existem algumas organizações ao redor do mundo que definitivamente são responsáveis pelas maiores relações comerciais, sociais e políticas entre um grupo de países. Conhecemos essas instituições como Blocos Econômicos e Organizações Internacionais e ficam responsáveis por discutir e resolver as mais variadas questões econômicas, falando de forma global ou centralizada, dependendo do bloco econômico. Podemos dizer que os blocos econômicos é uma espécie de governo mundial que age sobre os governos nacionais para que a economia de um determinado país, não influencie diretamente ou indiretamente outro país prejudicando-o.

Blocos Econômicos

Blocos Econômicos

Mais abaixo vamos conhecer um pouco mais sobre esses blocos econômicos e as organizações comerciais, saber o que cada uma dessas faz e como elas agem ao redor do planeta.

O Que Fazem Os Blocos Econômicos e Organizações Internacionais?

Não é porque um bloco econômico e uma organização internacional é responsável por tratar da economia ao redor do mundo, que tudo relacionado a esse assunto é definido por eles. Essas instituições defendem ideais e casos como por exemplo, ajudar a reduzir ou até mesmo eliminar as tarifas alfandegárias elevadas fazendo com que a importação e exportação de produtos aconteça de forma mais barata e facilitada, melhorando assim a economia de um determinado país.

Podemos citar também caso onde uma organização tem como objetivo garantir que a segurança continental seja sempre feita. Outro bloco econômico já controla a produção de petróleo e a sua exportação ao redor do mundo.

Para que todos entendam melhor o que cada bloco econômico e organizações internacionais fazem mais detalhadamente, vamos entendê-los separadamente.

A necessidade da criação de blocos econômicos veio a partir da Nova Ordem Mundial que tinha como objetivo o poder financeiro e para isso criou esses blocos que contralavam de forma mais direta e eficiente a economia mundial. 

ALCA – Área de livre Comércio das Américas

O objetivo da ALCA é realizar a integração comercial entre todas as Américas. São 43 países pertencentes a esse bloco econômico e todos localizados em uma das três Américas. A única exceção do bloco ficou por conta da Cuba, que devido as suas divergências ideológicas com os Estados Unidos, ficou de fora. Salientando, portanto, que isso aconteceu porque foi os Estados Unidos que idealizou esse acordo.

A ALCA foi vista pela maioria dos países da América Latina, como uma forma usada pelos Estados Unidos de aumentarem as suas empresas e consequentemente, as suas transações internacionais. Defendendo-se de tais acusações, o governo norte americano justificou a implantação da ALCA como uma forma de melhoria da economia de todos os países já que empresas internacionais buscariam mão de obra mais barata e portanto passariam a implantar filiais internacionais por todo o continente americano.

Nafta (North America Free Trade Agreement), ou Tratado Norte-Americano de Livre Comércio

Esse bloco foi criado em 1993 e começou com um acordo entre três países da América do Norte, sendo eles: Estados Unidos, México e Canadá. O acordo visava implantar uma política de livre comércio entre essas três nações e com isso, tais nações cresceriam e fariam frente a União Europeia e teriam um destaque maior no cenário econômico mundial.

O caso do México estar entre os países desse acordo, não passou de um meio facilitador já que o país possui uma grande jazida de petróleo, um mercado consumidor bem favorável e forneciam uma mão de obra bem barata.

Mercosul – Mercado Comum do Sul

Acordo criado em 1991 onde foi assinado o Tratado de Assunção, que popularmente ficou conhecido como Mercosul -Mercado Comum do Sul. Esse bloco econômico é formado pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai e visa, como o próprio nome indica, um comercio comum entre esses países.

Em 2012 o Mercosul completou 21 anos e já estava marcado por uma imensa crise econômica , comercial e política entre os países envolvidos. Isso acontecia por que a Argentina e o Brasil estavam bloqueando a entrada e saída de suas mercadorias entre ambos.

A Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (APEC)

Esse bloco foi fundado em 1989 na Austrália e tinha como principal objetivo, criar uma área de livre comercio entre os países que faziam parte do bloco e Hong Kong. Esse bloco tornou-se o maior fórum de discussão e que proporciona o maior crescimento econômico na região Ásia-Pacífico. Diferente de muitos blocos, a Apec não obriga nenhuma transação comercial entre os países pertencentes.

Fazem parte da Apec: Hong Kong, Austrália, Taiwan, Brunei, Estados Unidos, Canadá, Vietnã, Chile, Tailândia, China, Cingapura, Indonésia, Rússia, Japão, Filipinas, Coréia do Sul, Peru, Malásia, Papua Nova Guiné, Nova Zelândia e México.

Apec

Apec

União Europeia

Além de bloco econômico, possui abrangência para a política e o social englobando 27 países do continente europeu. Atualmente é o bloco econômico mais antigo do mundo, surgindo logo depois da segunda guerra mundial e a principio foi chamado de Mercado Comum Europeu. De acordo com o tratado firmado por esse bloco, diversos acordos de segurança e política exterior e uma constituição política única, além na integração do euro como única moeda do bloco foram firmadas com a criação da união europeia.

Esse tratado reúne outros tratados como:

  • Tratado da Comunidade Européia do Carvão e do Aço (CECA)
  • Tratado da Comunidade Econômica Européia (CEE)
  • Tratado da Comunidade Européia da Energia Atômica (EURATOM)
  • Tratado da União Europeia (UE)
  • Tratado de Maastricht 

Pacto Andino – Comunidade Andina de Nações

Esse bloco foi implantado em 1969 na América do Sul, englobando a Bolívia, a Colômbia e o Peru e visava integrar a economia desses países. A intenção da criação do Pacto Andino foi levar esses três países a economicamente tornarem-se independentes ou não tão dependentes dos Estados Unidos, mesmo este país sendo o principal parceiro econômico do bloco. 

UNASUL – União de Nações Sul-Americanas

Esse bloco engloba 12 países da América do Sul. Esse acordo foi aprovador durante a Reunião Extraordinária de Chefes de Estado e de Governo, que aconteceu aqui no Brasil em 2008. O principal objetivo desse bloco é construir um espaço onde o diálogo político, a educação, a energia, a infra-estrutura e outros setores passaram a fortalecer a democracia e com isso fez com que a soberania independente de cada Estado participante impedisse de que todos do bloco econômico mostrassem-se importantes para o tratado. 

Posts Relacionados

Saiba qual é a diferença entre ecologia e economia rasa e quais são as vantagens e desvantagens de cada uma delas. Entenda como funcionam as economias ecologicamente sustentáveis e quais são os seus benefícios relacionados a agricultura e pecuária.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *