Máquina para Produção de Tijolo Ecológico

Não é de hoje que a humanidade vem sendo alertada sobre as terríveis consequências que esta sofrerá caso a natureza não tenha tempo hábil para se recuperar. Isso quer dizer que precisamos agir logo para frear as consequências da ação humana no planeta antes que isto se torne irreversível. Nos anos 1980, por exemplo, essa preocupação já era bastante presente na vida das pessoas, mas não tanto a ponto de causar impacto na vida destas, justamente por acreditar que isso não nos afetaria um dia.

Pois bem. Estamos no século XXI. Os primeiros sinais de que algo não vai bem em nosso planeta começaram a chegar em ritmos cada vez mais alarmantes: vários locais já estão sofrendo com a alta repentina da temperatura, principalmente em áreas onde a presença do frio é perene: vários locais com geleiras estão apresentando um descongelamento recorde, principalmente em épocas do ano onde isso não acontecia, como no inverno.

Felizmente, várias nações estão tomando providências com o intuito de reverter essas mudanças climáticas, adotando medidas que vão desde a adoção de práticas comerciais mais sustentáveis (reutilização de sacolas plásticas e a proibição de insumos feitos com o material) até com medidas mais drásticas, como a proibição de motores movidos a combustível fóssil: em alguns países, a partir de 2025 será vedada a circulação de automóveis com esse tipo de configuração, dando espaço, definitivamente, aos veículos elétricos.

E na construção civil? Como será que está dando as novas tendências sustentáveis? Aqui, iremos falar um pouco mais sobre como se dá a fabricação dos chamados tijolos ecológicos, bem como, também, iremos mostrar alguns avanços que vêm sendo observados nessa indústria que só cresce e fomenta ainda mais o senso sustentável das pessoas.

A Construção Civil

Não é de hoje que a humanidade conhece a importância de ter um lugar para descansar depois um dia estressante. Os nosso ancestrais utilizavam o dia para executar a sua rotina – que, obviamente, consistia na caça, coleta e na defesa do coletivo em caso de algum ataque. Na parte da noite, porém, era hora do descanso. Para isso, costumavam se abrigar no topo de árvores e também dentro de cavernas. Podemos dizer que estes foram os primeiros refúgios modernos dos seres humanos.

Logo mais a frente, com a sua sedentarização, ou seja, a não necessidade mais de sair correndo de região em região em busca de alimentos os nosso ancestrais começaram a perceber que cavernas ou a copa das árvores já não eram abrigos muito adequados para eles viverem.

E, assim, decidiu-se que era hora de começar a construir suas próprias habitações, utilizando materiais próprios tirados da natureza, como madeira e palha. Mas isso não perdurou muito tempo: logo o ser humano começou a ver que era possível fazer muito mais do que casebres. A arquitetura foi evoluindo e evoluindo, juntamente com a engenharia, que permitiu que diversas obras de arte fossem criadas. Não é difícil encontrarmos no mundo diversas arquiteturas de deixar qualquer um de boca aberta e tal construção ter milênios de idade. Um exemplo disso são os prédios existentes na Grécia, como o Partenon.

A Catedral de Notre Dame, que está localizada na França, é um outro exemplo de construção secular que está resistindo até hoje (embora tenha passado por um triste episódio de incêndio). Construído na idade média, o prédio viu momentos importantes da consolidação da França como um país forte da Europa.

Prédios- Ostentação

É óbvio que naquela época não se havia preocupação em criar prédios com conceitos sustentáveis, tanto no ponto de vista ambiental quanto no financeiro, sendo que, nesse último quesito, a grande quantidade de materiais de primeira linha que era utilizado para a construção dos prédios, sobretudo de templos religiosos impressionava muita gente na época (até hoje). Aqui no Brasil, por exemplo, existem diversos templos católicos que são ornados, em seu interior, com ouro puro, principalmente em cidades históricas pela extração do ouro em Minas Gerais.

Mais recentemente, diversos tipos de projetos visam usar os potenciais naturais para poder gerar energia ou economia de água, como é o caso de telhados sustentáveis, que tem o poder de captar a água da chuva e, com isso, redistribuí-la pelo prédio, para servir de água de descarga ou para regar as plantas. Outra coisa que os prédios modernos estão apresentando é a possibilidade de geração de energia por meio da captação da luz solar. Mas este não é feito mais por meio de placas solares: são as próprias telhas dotadas de placas fotovoltaicas que fazem esse tipo de serviço.

Prédio de Dubai

Prédio de Dubai

As Florestas Verticais

Inspirados (ou não) nas histórias da possível existência dos jardins suspensos da Babilônia, alguns arquitetos, aliados com ambientalistas, acreditam que prédios “mais verdes” literalmente falando podem muito bem acontecer nas cidades: os projetos, na realidade, envolvem a criação de jardins e pequenas florestas em andares específicos dos prédios, como uma forma de compensar a falta de solo sem concreto para tal. Mas as vantagens desse tipo de projeto não param por aí: estamos falando de plantas que, entre outras coisas, irão gerar oxigênio e ajudarão a resfriar as regiões do prédio onde estarão próximas, fazendo com que ele gaste menos com ar condicionado para manter temperaturas mais amenas em seu interior. Bacana, não?

Florestas Verticais

Florestas Verticais

Porém, o que impede que tais projetos saiam efetivamente do papel é, justamente, o alto preço que projetos como este possuem. E os motivos são inúmeros: desde a complexa execução desses projetos bem como o alto custo dos componentes que são utilizados nesses projetos. Diversos governos, no entanto, vem distribuindo incentivos fiscais para que prédios com mais intuitos sustentáveis sejam construídos. A maioria dos novos prédios que são construídos, principalmente nos grandes centros, estão vindo com itens que permitem um reaproveitamento energético muito grande.

Os Tijolos Ecológicos

Um dos itens que são sustentáveis e que podem ser aproveitados na construção civil são os chamados tijolos ecológicos. Esses tijolos nada mais são do que reaproveitamento de itens de construção que, geralmente, irão para o lixo. Esse tipo de tijolo, quando é fabricado, consegue fazer diversas coisas, inclusive diminuir o preço para o seu reprocessamento. No vídeo a seguir, você pode conferir um pouco mais sobre a produção, bem como a máquina que é utilizada para tal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Projetos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • maquinas para tijolos e pisos

    fabio 30 de agosto de 2011 21:41

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *