Princípios do Veganismo: Direitos Animais

O Que é Veganismo?

O Veganismo é uma filosofia de vida que é movida pela prática dos direitos dos animais, ou seja, a pessoa vegana deixa de usar qualquer elemento em seu dia a dia que seja advindo de animais. Ser vegano vai mais muito mais além do que somente não comer carne, inclui usar vestimentas que tenham sido produzidas sem nenhum resquício animal, não utilizar produtos que tenham sido testados em animais, não ir a eventos que explorem animais como atração como em rodeios, por exemplo, entre outros.

A quantidade de veganos declarados tem crescido bastante nos últimos anos e para acompanhar o crescimento desse público tem surgido cada vez mais restaurantes veganos bem como produtos elaborados especialmente para essas pessoas. Além disso, acompanha o crescimento de veganos pesquisas que apontam que as pessoas que consomem alimentos de origem animal tem mais possibilidades de desenvolver doenças degenerativas incluindo doenças cardíacas.

Os médicos afirmam que uma dieta vegetariana pode fazer muito bem para a saúde, porém, a dieta vegana se mal planejada pode acarretar em problemas como deficiência em vitamina B12, ferro, cálcio, vitamina D, iodo e ácidos graxos. Sendo assim é importante ter um acompanhamento para aderir a essa filosofia.

A Ideologia Vegana e Seus Princípios

A base do veganismo consiste em seguir princípios pelos quais o ser humano possa viver sem precisar explorar animais. Trata-se da busca pelo fim da necessidade de utilizar os animais para a alimentação, trabalho, caça, criação de peças de vestuário, cosméticos entre outras utilidades.

Para que uma pessoa seja considerada vegana é necessário que ela exclua da sua vida toda e qualquer prática que explore os animais de alguma maneira. É necessário buscar produtos de uso pessoal e alimentos que não tenham nenhuma ligação com a exploração de animais.

Os veganos boicotam todo tipo de produto que tem origem animal, seja ele alimento ou outro. Os produtos que são testados em animais também não podem ser usados bem como aqueles que utilizam em seu processo de fabrico qualquer ingrediente de origem animal. Para os veganos não existem animais, mas sim “animais não-humanos” ou “seres sencientes”.

Ainda existe uma confusão entre a filosofia vegana e a ideologia vegetariana. O veganismo não é uma dieta e sim um conjunto de princípios que tem foco nos direitos dos animais. Sendo assim os veganos adotam uma dieta vegetariana por consciência, pois entendem que os animais tem o direito de não serem utilizados como uma propriedade do ser humano.

Os Princípios Veganos Para Vestuário e Adorno

Os veganos não usam nenhum tipo de peça de vestuário ou adorno que tenham origem animal, ou seja, como peças de lã, peles, couro, seda, camurça, plumas, ossos, marfim, pérolas entre outros. Dessa forma as roupas dos veganos são feitas com tecidos de origem vegetal como linho, algodão entre outros e tecidos sintéticos como o poliéster.

Além do cuidado de observar do que as roupas são feitas os veganos evitam exagerar no consumo, pois isso indiretamente contribui para a exploração/degradação dos animais.

Alimentação Vegana

Na base da alimentação vegana não entram alimentos como carnes e embutidos, músculos, gelatina, banha, frutos do mar, ovos, lacticínios, mel e derivados entre outros que tenham origem animal. Dentre os alimentos que entram na dieta vegana estão frutas, cereais, hortaliças, cogumelos, vegetais, legumes, algas entre outros. Em relação aos produtos industrializados a única restrição é a aqueles que tem qualquer tipo de ingrediente de origem animal.

Grande parte da comunidade vegana faz críticas duras ao atual padrão de produção de alimentos vegetais o que acarreta no crescimento de práticas de permacultura e agrofloresta. É também uma grande preocupação conseguir estabelecer a produção de vegetais orgânicos.

Os Direitos do Animais

Os Direitos do Animais

Cuidados Com a Saúde

Os médicos alertam que é necessário que sejam feitas compensações em dietas vegetarianas e veganas das proteínas e nutrientes provenientes de carnes e lacticínios que deixam de ser ingeridos. Sendo assim se você deseja adotar uma vida livre de alimentos de origem animal precisa procurar pela orientação de um nutricionista que te ajude a fazer o equilíbrio da sua dieta visando evitar problemas de saúde no futuro.

Medicamentos, Cosméticos, Produtos de Higiene e Limpeza

Os veganos evitam medicamentos, cosméticos e produtos de higiene e limpeza que tenham sido testados em animais ou que contenham algum ingrediente de origem animal (como o mel em cosméticos, por exemplo). Além disso, os veganos não tomam vacinas ou soros salvo em casos de emergência em que não existe nenhuma outra alternativa. Alguns veganos buscam tratamentos alternativos para doenças por meio de fitoterapia e homeopatia.

A comunidade vegana defende que sejam criadas alternativas para as experiências que são realizadas em laboratórios com animais como, por eemplo, cultura de tecidos, testes in vitro entre outras. Para evitar que os veganos incorram em erros comprando produtos que são testados em animais circula pela comunidade vegana uma lista extensa de marcas e empresas que fazem esse tipo de teste.

Princípios do Veganismo

Princípios do Veganismo

Princípios Veganos no Entretenimento

O veganismo é um modelo de vida e por isso a sua filosofia se estende para outros aspectos da vida dos veganos além da alimentação. O entretenimento é uma dessas áreas que conta com os princípios veganos. Pessoas que seguem o veganismo não frequentam circos, rodeios, touradas, vaquejadas ou mesmo zoológicos.

O motivo para esse boicote está no fato de que os veganos entendem que os animais utilizados nesses locais vivem em regime de escravidão e que são retirados de forma violenta do seu habitat natural. Sendo assim o animal é privado dos seus hábitos e costumes bem como passa por um adestramento forçado.

Veganos não caçam e nem pescam além de boicotar esportes que envolvam animais como o hipismo, por exemplo. Grande parte dos veganos segue o princípio da não-violência, ou seja, boicotam esses locais e eventos, mas não agridem as pessoas que frequentam.

Dia Mundial Vegano

Os veganos tem o seu dia mundial, o dia 1° de novembro que é conhecido como Dia Mundial Vegano (“World Vegan Day”). A comemoração do dia vegano acontece desde 1994 quando houve a comemoração dos 50 anos de criação da Vegan Society da Inglaterra.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Projetos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *