O movimento agroecológico esta ativo e a todo vapor como nunca se viu antes, a preocupação sustentável, além de ser uma preocupação empresarial, até certo modo, tem também estimulado civis para lutra pela causa de maneira mais direta. Estes militantes desenvolvem estilos de vida em prol do respeito a natureza e animais, são defensores de pequenos agricultores, ativos em economia de agricultura e assim modificam até sua estrutura alimentar em prol do que acreditam e pregam. Podemos citar como exemplo a chef de cozinha Bela Gril, Irma de Pera Gil e filha de Gilberto Gil. Vamos agora conhecer sobre a vida desta personalidade.
Bela Gil
Ela é uma chef que segue uma linha de cozinha naturalista, e busca por meio dela colocar em prática e propagar a importância da alimentação equilibrada e saudável por meio de seus projetos.
Possui diploma de chef pela the new school, formada em 2006 em master class of healthy cooking, ela está buscando especialização em nutrição holística (nutrição funcional que permeia o equilíbrio corpo e mente).
Atualmente é apresentadora de dois programas, bela cozinha e mais bela no canal GNT, nele, além de passar receitas funcionais, recebe também celebridades e pequenos produtores e também profissionais deste ramo.
É uma defensora da qualidade alimentar e a partir disso desenvolve linhas de produtos conscientes e sustentáveis, buscou e realizou parcerias com a Mãe Terra. Criou produtos como brownie orgânico e melado de cana orgânica com monama. Possui restaurantes também na cidade do Rio de Janeiro, ‘Da bela’localizado próximo a uma rede grande de hotéis internacionais.Já publicou livros como ‘Bela cozinha as receitas’, ‘Bela cozinha 2’ e ‘Bela cozinha – ingredientes do Brasil’.
Diante do sucesso de seus livros e por conseguir uma grande aceitação pública na disseminação de suas idéias de alimentação orgânica e de qualidade, Bela Gil recebeu em 2016 o prêmio ‘Cariocas do ano’.
Campanhas e Projetos que Apoia
A chef realiza vários projetos e trabalhos em prol da comunidade. Dentre projetos sociais ela dá aulas sobre alimentação saudável e de combate a obesidade infantil em escolas públicas e privadas, projeto chamado ‘Bela Infância’. É conselheira de uma ONG desenvolvida inicialmente pelo chef David Hertz, chamada gastromotiva, e conta com a participação do famoso chef Alex Atala com seu projeto ‘Atá’.
Ela realiza palestras em todo o Brasil e ministra aulas de culinária natural. É perceptível que possui uma voz e certa liderança em ações e projetos de alimentação sustentável e de proteção ao pequeno agricultor e agroecologia. No ano de 2016 ela conseguiu mobilizar em 32 minutos, com o auxílio de seus seguidores (cerca de 580 mil, na época) reverter o resultado final de uma consulta pública sobre a introdução e legalização do uso de um tipo de agrotóxico na agricultura de batatas, milho e principalmente da soja, o carbofurano. Este produto químico já foi proibido no Canadá e por todos os países Europeus.
O fechamento da consulta da Anvisa foi na sexta feira, e no dia anterior, em que a apresentadora acompanhava os números da consulta, estes apontavam um percentual de 66% votavam a favor da continuação do uso do agrotóxico. Após meia hora em que Bela Gil realizou um apelo aos seus seguidores, o percentual de pessoas que pediam a exclusão do uso deste tipo de veneno foi para 50%, e o resultado final foi de 69% para a retirado do uso contra 29% que eram a favor do uso do carbofurano.