Programa Água Doce

A água doce e potável é o recurso mais importante para a vida humana e o Programa Água Doce (PAD) foi desenvolvido exatamente com o objetivo de garantir que mais pessoas tenham acesso a ela. Trata-se de uma ação realizada pelo Governo Federal e com coordenação do Ministério do Meio Ambiente. O trabalho em si é realizado através da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano em parceria com instituições de nível municipal, estadual e federal.

O principal objetivo desse programa é assegurar que mais pessoas tenham acesso a água de boa qualidade. Um dos trabalhos com melhor repercussão nesse sentido é o de dessalinização da água em localidades como em estados como a Bahia, Maranhão, Rio Grande do Norte e Piauí. Essas ações visam prover água para comunidades de baixa renda que se encontram em situação crítica sem esse recurso tão importante.

Como Foi Criado o Programa Água Doce

O programa foi desenvolvido no ano de 2003, contudo, foi aplicado em 2004. Algo interessante a respeito da criação dessa iniciativa é que ela contou com a participação de diferentes vozes da sociedade como a comunidade, instituições de proteção do meio ambiental, o Governo Federal entre outros. O Governo busca através desse programa oferecer água potável para comunidades de baixa renda do semiárido.

Desenvolvimento Sustentável

Esse programa faz parte das ações do país para se tornar mais sustentável e está alinhado com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que estabelecem as prioridades até 2030 e que estão concentrando os esforços de outros países para tornar o mundo mais sustentável. Funciona ainda como uma possibilidade para diminuir a exclusão das pessoas mais pobres.

Como Funciona o Programa Água Doce?

Basicamente o PAD está dividido em seis componentes que são: pesquisa, gestão, sustentabilidade ambiental, sistemas de dessalinização, sistemas de produção e mobilização social. O programa conta com um trabalho profundo de busca de recursos humanos capacitados para diagnosticar os vetores sociais e ambientais de cada local em que o PAD irá atuar. As pesquisas realizadas pelo PAD incluem um trabalho profundo de otimização dos sistemas de produção. A sustentabilidade do programa também tem sido levado a sério para que os resultados sejam os melhores quanto possíveis.

O Trabalho do PAD na Prática

No ano de 2017 foi liberada verba de R$ 17 milhões para o Programa Água Doce. Esse dinheiro foi investido na dessalinização da água nos estados do Piauí, Bahia, Maranhão e Rio Grande do Norte. A base desse trabalho está na instalação de sistemas de dessalinização do semiárido. O Nordeste é a região mais afetada pela falta de água potável e já passou da hora de resolver o problema dessa parte do país assolada pela seca.

As águas subterrâneas podem ser usadas pela população local com segurança e com a garantia se ser potável. Nos últimos anos o Nordeste tem sofrido com secas mais graves devido às mudanças climáticas. Os técnicos que fazem parte desse programa já visitaram e realizaram diagnósticos em mais de 3335 comunidades rurais assim como mais de 315 municípios que sofrem com o clima do semiárido.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Projetos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *