A natureza é incrível em todos os sentidos: ela consegue ser uma importante forma de os seres vivos poderem se manter vivos, além de se renovar de dentro para fora. Tudo o que precisamos para viver é retirado de lá, desde coisas diretas até indiretas, que alimentam as indústrias que fornecem os produtos para nós.
Fica até inacreditável pensar como isso surgiu de uma explosão ocorrida há bilhões de anos atrás e, depois de um processo que durou outros bilhões de anos, tudo o que conhecemos hoje foi possível de ser criado. Talvez seja até por isso que muita gente reluta em acreditar que, em outros lugares do universo, há a possibilidade de abrigar a vida tal como conhecemos hoje.
Embora essa seja uma discussão bastante complexa, muito por conta da adição de temas religiosos no meio, é meio surreal pensarmos que, em um universo com bilhões de sistemas estelares – e, que por sua vez concentram bilhões de outros planetas – não existir um outro local que tenha acontecido a mesma coisa que no nisso Sistema Solar. Por ora, não temos como comprovar a existência de vida fora daqui. Sigamos tentando.
Embora a discussão sobre a existência de vida lá fora ou não seja bastante válida, muita gente acredita que a preocupação que é dispensada para o espaço poderia ser revertida para os problemas que aqui acontecem, que estão condenando não somente nós, mas as gerações futuras. Só que essa é uma afirmação não muito inteligente: muitas inovações tecnológicas acabaram sendo criadas com as pesquisas espaciais, como o smartphone que você está utilizando para ler esse artigo.
Entendemos que as pesquisas tendem a encontrar soluções para os problemas que enfrentamos por aqui. E, para que o meio ambiente possa sobreviver às investidas cada vez mais fortes dos seres humanos, é interessante que possamos conhece-lo cada vez mais profundamente, tentando entender um pouco de sua complexidade para que possamos agir.
Em nosso artigo, iremos falar um pouco sobre um curso técnico que é oferecido em diversos locais, com o princípio de entender o meio ambiente e, assim, desenvolver trabalhos que possam contribuir com a sustentabilidade: estamos falando do técnico em meio ambiente. Confira:
O Técnico em Meio Ambiente: Especificações
Em relação ao curso técnico em meio ambiente, o aluno consegue adquirir uma carga muito grande de conhecimentos tecnológicos, humanísticos e gerenciais, com o propósito de encontrar um equilíbrio que possa conciliar todos esses pontos e, ao mesmo tempo, encontrar ações bastante efetivos para a preservação do meio ambiente.
Atuação
Além dessas atribuições que ele consegue adquirir durante o seu tempo de estudo, ele também estará preparado para interpretar diversas ações que possam ajudar a conscientizar a população em relação à preservação e manutenção dos recursos naturais, propondo medidas sustentáveis que sejam fáceis de serem compreendidas por todas as camadas sociais.
Um outro local de atuação do técnico em meio ambiente é a prestação de consultorias para empresas diversas, instituições de ensino e outras, tendo o dever de mostrar a elas as legislações ambientais e orienta-las na aplicação. Muitas vezes, também, o técnico ambiental é requisitado para que ele possa identificar situações que possam colocar em risco o meio ambiente, intervindo para que todo e qualquer risco desse tipo possa ser evitado ou, ao menos minimizado. Nesse caso, ele tem o poder, se for preciso, de acionar o poder público e alertar a sociedade para os problemas resultantes desse risco ambiental que ocorreu ou pode ocorrer.
Também não é raro que os técnicos em meio ambiente prestem concursos para trabalhar junto ao poder público, já que ele tem uma área da atuação bastante variada: pode auxiliar na aplicação da lei e na fiscalização para observar se a legislação ambiental está sendo cumprida, bem como, também, desenvolver modelos de gestão ambiental que possam ser atualizados de acordo com o período.
A indústria extrativista, por exemplo, pode se caracterizar como uma das que mais causam impactos ambientais. Nesse sentido, o técnico ambiental pode ser convocado para avaliar modelos de gestão ambiental, indicando qual é o melhor em cada caso extrativista, podendo aliar um equilíbrio na extração e, ao mesmo tempo, garantindo uma maior preservação ambiental.
O Mercado de Trabalho para o Técnico em Meio Ambiente
Em se tratando de mercado para o técnico ambiental, pode-se dizer que no Brasil o mercado é bastante convidativo, sobretudo porque a nação é a que mais possuí diversidade de fauna e flora em todo o planeta. Sem contar também que é aqui que está localizada a maior floresta tropical do planeta: a Amazônia. As leis ambientais do Brasil também são conhecidas como uma das mais rígidas do mundo – embora muitas vezes não seja respeitada – o que propicia o trabalho para o técnico em meio ambiente.
Como já adiantado anteriormente, o profissional graduado nesta área pode tanto atuar por meio da esfera pública quanto pela esfera privada, bem como, também, em organizações não-governamentais, na qual ele pode trazer para si o protagonismo das ações que buscam a excelência ambiental em qualquer que seja a situação.
Os Módulos de Aprendizagem
Dividido em quatro módulos, o técnico em meio ambiente tem diversas matérias para poder se graduar durante o período, como o empreendedorismo, informática, ecologia, química, entre outros. Essas matérias citadas fazem parte do ciclo básico para que o aluno possa reconhecer o meio ambiente e ter a certeza no que ele quer trabalhar.
Já no segundo módulo, as disciplinas tendem a ficar mais específicas, com conteúdos que realmente irão fazer o aluno entrar cada vez mais na área, como estatística, economia ambiental, preservação do patrimônio natural, entre muitas outras
Do terceiro período em diante, o aluno já vai tendo sólida a sua formação, o que garante uma boa base e todos os instrumentos necessários para que ele possa se inserir no mercado de trabalho e já engatar um estágio. Diferente do ensino superior, o técnico não exige trabalho de conclusão de curso ou o estágio obrigatório supervisionado. Portanto, quanto mais o aluno puder extrair do curso, melhor será para a sua formação e, consequentemente, para o seu posicionamento no mercado de trabalho.