O Parque Nacional Noel Kempff Mercado é um dos parques mais importantes localizados na Bolívia, fica no departamento de Santa Cruz perto da fronteira com o Brasil. No momento de sua criação era chamado de Parque Nacional Huanchaca, contudo, passado algum tempo passou a carregar o nome do professor que realizou diversas pesquisas a respeito desse território. No ano de 2000 foi declarado como patrimônio mundial da UNESCO. Que tal conhecer mais sobre o parque?
Características do Parque Nacional Noel Kempff Mercado
A área do parque se estende por cerca de 15.234 km² sendo um dos territórios reconhecidos por sua grande biodiversidade. Algo interessante é que esse parque possui fauna e flora com grande biodiversidade, para se ter uma ideia por lá é possível encontrar cerca de 400 espécies de plantas vasculares (plantas superiores), 620 espécies de aves, 130 espécies de mamíferos e ainda 70 espécies de répteis. Está situado entre 100 e 750 metros acima do nível do mar, a seguir vamos apresentar essas características com mais detalhes.
Clima
O parque possui clima tropical quente e úmido com precipitação anual variando entre 1.600 e 2.500 mm.
Hidrografia
Iténez ou Guaporé é a bacia mais relevante da área do parque, o ponto onde convergem os rios Verde e Paucerna. A leste fica o Iténez, na região de fronteira com o Brasil. Já a oeste fica o Paraguá.
Ambiente e Relevo
A região biogeográfica em que o parque nacional está localizado conta com influências da floresta subtropical mais seca do sul, região norte do Amazonas, um pouco do cerrado brasileiro a leste e a oeste a floresta Chiquitano. Essa é uma das principais elevações da região que compõem o Escudo Brasileiro.
Trata-se de uma região em que há biodiversidade de plantas e animais única na Bolívia. Dentre os ecossistemas que formam a área do parque estão a Floresta Sazonal Úmida do Escudo das terras baixas, a Floresta Submátida do Escudo e Cerrados do Cerrado. Esses ecossistemas se encontram em excelente estado de conservação.
O parque está localizado num grande planalto conhecido como Huanchaca ou Caparuch que fica a 1.000 metros acima do nível do mar o que cria um desnível de cerca de 600 metros na planície que circunda.
Nessa formação estão localizados habitats que possuem intensa diversidade biológica, o cenário resultante é lindo.
Vegetação
Uma área com características bastante interessantes em que há grande biodiversidade com diversos casos de endemismos, formações vegetais únicas e singularidades. Destacam-se como espécies de grande relevância nesse contexto o Carvalho (Amburana caearensis), Seringueira (Hevea brasiliensis), Mara (Swietenia macrophylla), Palmito (Euterpe precatoria) e o Cedro (Cedrela odorata). Também ganham destaque espécies importantes de palmeiras e algumas espécies de orquídeas que são típicas do Cerrado.
Fauna
Na área do parque nacional Noel Kempff Mercado estão espécies silvestres que estão sob ameaça em outras áreas da Bolívia como o cervo branco (Ozotocerus bezoarticus), anta (Tapirus terrestris) e veados (Masama guazoubira e Mazama americana). Já foram registrados alguns relatos de onças pintadas melânicas (pantera ou onça preta) na região. Outros felinos estão presentes na região como o tigresillo (Felis pardalis) e a onça-pintada (Panthera onca).
Foram contabilizadas 8 espécies de primatas com destaque para as seguintes: Marimono (Ateles paniscus), Titi (Callithrix argentata) e Manechi (Alouatta caraya). Acredita-se que existam mais de 700 espécies de aves no parque incluindo a endêmica Turdus haplochrous, jabinta paraba (Anodorhynchus hyacinthynus) e piyo (Rhea americana). Os répteis incluem o lagarto (Caiman yacare), jiboia (Boa constrictor), sucuri (Eunectes murinus) e o crocodilo (Paleosuchus palpebrosus). No grupo de tartarugas aquáticas estão traracaya (Podocnemis unifilis) e tataruga (Podocnemis expansa).
Turismo
A preservação da região que mencionamos torna o ambiente bastante atrativo para os turistas. Destacam-se cachoeiras nas montanhas pré-cambrianas e falésias de grande porte que tornam o lugar perfeito para o ecoturismo. Na lista de locais que despertam maior interesse para o turismo estão a Baía das Orquídeas, o Planalto de Caparuch, o Miradouro dos Macacos e as Cataratas do Arco-Íris.
Curiosidade
Dentro da área do parque não há moradores, no entanto, na área de influência estão localizadas comunidades indígenas e tradicionais de Guarayo. No outro lado do rio estão localizadas populações de brasileiros mercadores e camponeses.
O Legado de Noel Kempff Mercado
O parque nacional Noel Kempff Mercado leva o nome desse estudioso e conservacionista falecido em 1986 como uma homenagem por todo o seu esforço em chamar atenção para a relevância de cuidar dessa região de características únicas na Bolívia. O trabalho iniciado por Kempff continuou mesmo depois de seu falecimento, os governos da Bolívia e dos Estados Unidos se uniram em 1996 para manter a preservação de uma área de 880 mil hectares.
O objetivo é estabelecer o desenvolvimento sustentável da área para diminuir o efeito estufa no local. Em 1997 o governo da Bolívia em parceria com três companhias do segmento de energia elétrica iniciaram o Projeto Ação Climática Noel Kempff que entre outras coisas acrescentou os 880 mil hectares acima mencionados ao parque nacional que dobrou de tamanho e estabeleceram o fio da concessão de exploração madeireira na área.