Somos privilegiados por morar em um continente que não possui muitos desastres naturais como furacões, terremotos e tsunamis. Os dois últimos são evitados devido a distância das fissuras e dos espaços entres as placas tectônicas. Os países da américa do sul em sua maioria são subdesenvolvidos e por isso não possuem grande nível de tecnologia para evitar grandes problemas.
O Chile por exemplo se encontra na zona do Círculo de Fogo e por isso alguns terremotos bem graves atingem de vez em quando o país e isso detona com a economia e desenvolvimento do povo. É um continente com muitas diferenças, mas ainda sim conseguem se reunir em momentos de necessidade.
Continente
É quando há uma grande porção de terra, delimitados por água, que em sua totalidade é salgada, basicamente por oceanos, os quais formam cerca de 75% da superfície terrestre. Não achamos que os oceanos são tão grandes assim, mas o ser humano acaba não conhecendo todos os seus cantos.
É fácil notar os continentes, principalmente quando olhamos nos mapas. E alguns países acabam se agregando devido a localização, culturais ou político, normalmente são países que fazem parte de territórios menores, comumente chamados de ilhas.
Existem dois tipos de definição de continentes, aquele que conta somente a parte física, sendo divididos em quatro: América, Antártida, Eurafrásia (unindo África, Europa e Ásia) e Austrália. Mas por questões culturais eles são oficialmente cinco: Oceania, Europa, Ásia, América e África.
América Do Sul
Devido às grandes diferenças entre norte, centro e sul, muitas pessoas adotam o subcontinente América do Sul como o mais certo, e podemos a partir disso fazer diversas caracterizações. Pelo lado leste temos o Oceano Atlântico e pelo oeste o Pacífico. Possui alguns relevos mais marcantes como as montanhas da Cordilheira dos Andes, os planaltos na Amazônia e em outros locais, além de planícies e outros com menor expressão.
Há grandes bacias hidrográficas que se destacam mundialmente como a Amazônica, a do rio Paraná e a do Orinoco, as duas primeiras sabemos que a sua maior porção é no Brasil, mas elas também estão presentes em outros países.
O maior pico se encontra na fronteira do Chile com a Argentina chamado de monte Aconcágua. O lado oeste possui nove mil quilômetros de fronteiras com o litoral (pacífico), enquanto o lado leste possui dezesseis mil quilômetros com o litoral (atlântico).
Clima Da América Do Sul
Sabemos bem como é clima do nosso país e no restante da América do Sul não é muito diferente, possuindo somente algumas mudanças de relevo que mudam o clima como o frio nas cordilheiras, alguns desertos como o Atacama no chile. Mas ainda sim conseguimos definir quatro zonas principais que é uma tropical, uma fria, outra temperada e por último uma seca.
Possuímos várias zonas que chove bastante distribuídos por todo o subcontinente, principalmente no Brasil, o qual possui um clima bem tropical. Em questão de vegetação o subcontinente possui grandes diferenças entre seus países, mas isso é bem complicado, até porque só dentro do nosso país já possuímos paisagens totalmente diferentes, imagina em continente inteiro?
Mas por apresentar em sua maioria um clima tropical, há grandes florestas, que acumulam uma grande biodiversidade de todos os tipos de seres vivos, tanto de flora quanto de fauna.