Dunas

Toda ação humana produz impactos sobre o sistema onde se aloca, e estes impactos de origem ambiental são significativos e relevantes nas regiões costeiras, onde ocasiona problemas graves que muitas vezes tem uma dimensão e uma força muito superior a capacidade de regeneração ambiental própria da natureza, de forma que seus impactos negativos causam marcas na paisagem e suas unidades, como as praias, as dunas costeiras, as planícies marinhas, lacustres e fluviais, os tabuleiros costeiros e outros mais.

As dunas costeiras fazem parte da paisagem natural e nestes locais elas têm funções muito importantes que não podem ser desconsideradas. Nesse artigo nós vamos conhecer um pouco mais sobre as dunas costeiras e sua importância.

O Que São Dunas e Como se Formam

As dunas são definidas como sendo unidades geomosfológicas, com uma constituição arenosa predominante, possuindo uma aparência de colina ou de cômoro, e que é formada através da ação do vento. As dunas podem se formar tanto no litoral quanto no continente, e podem ou não estar recobertas por vegetação nativa. As dunas são construídas pela força do vento que vai juntando a areia mais fina e formando aqueles montes, que são tão apreciados para brincadeiras e também pela beleza. Uma duna com 1,5 metros de altura leva cerca de 6 meses para ser formada.

Qual a Importância das Dunas?

As dunas, construídas naturalmente pela ação do vento, se formam no entorno de terrenos costeiros e tem a função natural de proteger esses terrenos da força do mar. As dunas têm uma estrutura que permite segurar naturalmente a invasão do mar no continente e podem ser comparadas a cordões de segurança, que protege os terrenos ao longo da costa.

O Perigo da Destruição das Dunas

A valorização imobiliária das localidades consideradas regiões de turismo no litoral incentivou a construção de casas cada vez mais próximas do mar, com isso as dunas que agem como escudos naturais contra a invasão do oceano acabam perdendo sua força que esta na unidade dessas dunas, assim quando a maré sobe existe o risco do oceano chegar ao continente, uma vez que não existem barreiras suficientes. Além disso, as dunas abrigam uma biodiversidade própria e característica de cada local, e sua preservação é essencial também para a preservação das espécies da fauna que se abrigam ali. Outro perigo eminente segundo pesquisadores, é que dentro de algumas décadas, em praias onde não há a preservação das dunas, as quadras mais próximas ao mar possam ser devoradas muito lentamente, uma vez que as barreiras naturais não existirão mais.

Distância Permitida

Para garantir a segurança e a preservação das dunas, uma resolução do CONAMA emitida em 2002 determinou que não podem ser erguidas construções em distância inferior a 300 metros do mar, áreas consideradas de preservação permanente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *