Alimentação Saudável
De acordo com estudos recentes, uma dieta saudável ajuda na reversão de pessoas portadoras de síndrome metabólica. Contudo não é suficiente ingerir só um alimento benéfico à saúde eventualmente, o ideal é melhorar toda alimentação consumida pelo indivíduo. Essas descobertas demonstraram a importância de se seguir um padrão alimentar específico, em vez de alimentos consumidos esporadicamente,para que a reversão possa acontecer realmente.
Definição de Síndrome Metabólica
Os indivíduos portadores de Síndrome Metabólica, apresentam vários fatores de risco para enfermidades do coração, diabetes Tipo 2 e infarto. A pessoa com a Síndrome pode apresentar como exemplo de fatores : Altos níveis deTriglicérides, gordura abdominal em excesso, hipertensão, nível baixo de colesterol bom (HDL), e alta taxa de açúcar na corrente sanguínea. Daí a importância desses pacientes adotarem uma alimentação saudável para reverter esse quadro. De acordo com Institutos especializados no tema, ser portador dessa síndrome, faz com que a pessoa dobre o risco de desenvolver problemas cardíacos e quase quintuplica o perigo de ser acometida pela Diabetes do Tipo 2, comprometendo a saúde física do indivíduo, em virtude dessas doenças graves.
Guia de Alimentação Saudável
Nesse estudo científico de uma Universidade de Londres, foi analisado como a síndrome metabólica poderia ser revertida, pelo Índice de Alimentação Saudável, conhecido pela sigla AHEI, que é um conjunto de guias de nutrição, publicados por pesquisadores em Saúde Pública, que enfatizam o consumo de grãos integrais ao invés dos refinados, além da ingestão de vegetais, nozes, muitas frutas e soja, e a substituição da carne vermelha pela branca. De acordo com os estudiosos, esses guias ajudaram a diminuir o risco dessa enfermidade tanto no sexo masculino, quanto no feminino.
Pesquisa Realizada
Foram pesquisadas cerca de trezentos e trinta e nove pessoas portadoras de Síndrome Metabólica, sendo feita uma minuciosa investigação da saúde desses indivíduos.Somente um quarto dos colaboradores era do sexo feminino e a faixa etária era em média de cinquenta e seis anos. Após cinco anos, quase a metade dos voluntários não apresentavam a síndrome metabólica, e os pesquisadores descobriram que as pessoas que tinham seguido as normas do guia de alimentação, eram mais propensas a conseguirem a reversão da síndrome. Indivíduos com obesidade de circunferência abdominal, tanto homens quanto mulheres, também mostraram uma propensão maior de se recuperarem do problema metabólico.
Outros Resultados
Pesquisadores informaram que a alimentação equilibrada apresentou um efeito benéfico também em indivíduos com altos níveis de triglicérides. No entanto, ressaltam que deve ser mudado o padrão alimentar da pessoa, com uma dieta saudável rica em frutas e vegetais, e não somente alimentações saudáveis esporádicas, além de atividades físicas regulares para se conseguir o efeito desejado. Ou seja, se alimentar bem, praticar exercícios físicos com frequência, sempre ajuda na manutenção da saúde dos indivíduos.
Salete Dias