Geladeira Ecologicamente Correta
Foi no século passado que se começava a colocar em pratica o uso dos primeiros métodos de refrigeração que a muito já se fazia sentir necessários para a correta conservação de vários tipos de alimentos e surgiram então grandes maquinas que naquela época se dizia serem fazedoras de frio e que funcionavam na base da compressão e descompressão de gases como a amônia, o cloreto de metil e o dióxido de enxofre, Nessa época ninguém se preocupava com preservação meio ambiente, pois também não se tinha idéia do como certos produtos eram capazes de prejudicar a natureza e até mesmo a saúde das pessoas. A verdade é que das máquinas rústicas daquele tempo até a geladeira ecologicamente correta muito tempo se passou. Naquela época não se tinha uma maquina em casa, o costume era comprar o gelo e levá-lo para fazer a resfriamento dos alimentos.
Os Perigos do Processo da Época
Todo o processo de refrigeração era muito perigoso, pois tinham o risco de explosões e incêndios além de que os gases eram extremamente tóxicos. Em 1931 foi descoberto o gás Freon-12 que logo foi tido como a grande descoberta que viera para solucionar todos os problemas que tinham até então para fazer a refrigeração, especialmente dos alimentos. Esse gás não era tóxico, não era explosivo e nem tampouco inflamável eliminando os riscos de explosão e incêndio. Não se imaginava na época que ele sequer pudesse promover impactos ambientais sérios. Com essa descoberta a revolução industrial foi grande, pois a partir daí passou a ser possível produzir frio em casa e não mai ter de comprar o gelo. De 1950 em diante os alimentos congelado ganharam o mundo e começou a ganhar espaço também a refrigeração do ambiente.
A Ciência
Como sabemos a ciência não para está sempre com descobertas novas e foi assim que o gás maravilhoso passou a ser visto como vilão, numa das descobertas da ciência que determinou que o Freon-12 e todos os parentes, entre as muitas propriedades até então consideradas excelentes, possuía também a capacidade de terminar com o ozônio nas camadas mais altas da atmosfera. A sequencia de descobertas levou cientistas a concluírem que apesar de suas maravilhosas propriedades, o preço que se estava pagando por seu uso era alto demais uma vez que através do uso desses gases as camadas de ozônio eram destruídas de maneira muito rápida. Entre as muitas formas de poluição, em 1980 descobriram também que os gases da família do Freon-12 contribuem para o efeito estufa.
Outras Descobertas
A busca por um produto que tornasse possível ter uma geladeira ecologicamente correta se fazia sentir e a ciência chegou assim aos gases usados hoje em refrigeração que são o isobutano e hidroclorofluorcarbono (HCFC) que não tem o poder de agressão a camada de ozônio.