Energia Cinética

Energia

A energia adquirida por um corpo em movimento se chama energia cinética.
Se uma bola pesada for colocada sobre um vidro plano, não irá quebrá-lo, mas se for lançada com baixa velocidade irá quebrá-lo. Se uma bola leve for lançada sobre este mesmo vidro com baixa velocidade não irá quebrá-lo, mas com uma velocidade elevado reduzi-lo-á em pedaços.

Massa

Portanto, temos que a energia cinética é formada a partir da mistura de massa – velocidade, e um depende do outro para formar a energia cinética. Muita velocidade sem massa não gera tal energia, assim como muita massa sem velocidade produz o mesmo efeito.

O que é Energia?

A energia é apresentada na natureza de diversas formas. Tanto que as energias existentes transformam-se em outras o tempo todo. Seguindo o princípio da lei de Lavoisier: “Na natureza nada se perde nada se cria, tudo se transforma”, temos o conceito necessário para a lei da conservação da energia.

Não é nada simples explicar em palavras o que vem a ser energia, contudo, pode se dizer que energia é a capacidade que um corpo tem de realizar trabalho. Alguns exemplos seguem abaixo para uma melhor compreensão do que é energia:
* A energia está presente na gasolina porque tal produto é capaz de trabalhar locomovendo o automóvel;

Mover

* A energia está presente nas águas de uma cachoeira porque tais águas são capazes de mover as turbinas de uma usina hidrelétrica.
Existem muitos outros exemplos, mas estes dois já são capazes de trazer a compreensão o conceito de energia. A unidade de energia é o J (joule) – SI. Essa unidade é utilizada em homenagem ao físico britânico James Prescott Joule. Tal físico estudava a natureza do calor e foi ele quem descobriu sua relação com o trabalho mecânico.

Conceito de Energia Cinética

Energia cinética é a energia relacionada à locomoção dos corpos, em outras palavras, energia cinética é a energia que um corpo possui quando está andando, correndo ou realizando qualquer outra atividade que envolve movimentação.

A energia cinética de um corpo é calculada de acordo com sua movimentação, logicamente. Então, quanto maior a velocidade, maior a energia cinética envolvida. Portanto, é fácil perceber que quanto maior a massa de um corpo maior a energia cinética também.
Caso não esteja bem claro, exemplifiquemos:

Exemplo

Tomemos uma moto e um caminhão. Qual é o veículo de maior massa? Isso é meramente lógico. Só pela dimensão percebemos que o caminhão possui massa bastante superior a moto, assim, vemos que ele também supera a moto em velocidade.
Assim, temos que o módulo da energia cinética é achado a partir da equação:
Ec=1/2.m.V²
A unidade de energia cinética é o joule (J). Na equação m é a massa do corpo e V a velocidade do corpo.

Samuel Castro

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Projetos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *