A ocorrência de uma desindustrialização acontecendo no Brasil se deve ao aumento de exportações de produtos básicos, dizem alguns economistas, intendentes da economia do país. Contudo, isso não é totalmente verdade, uma vez que outros economistas não veem nessas exportações os retrocessos de industrialização no país.
Origem dos Problemas Industriais
Vale lembrar que a regressão da industrialização nos últimos 25 anos não é (foi) absoluta, mas relativa. O que isso significa? Que é possível ter perdido densidade industrial durante este processo, assim como a perda de participação na economia nacional e uma minoria de expressão no contexto geral do mundo. Contudo, se manteve como um setor que incluiu encadeamentos sofisticados, além de ser expressivo e diversificado.
Assim, a verdadeira gênese dos problemas industriais partiu do setor primário, já que uma exportação gerou um enorme superávit de divisas que valorizam a moeda do país, o que levou a uma queda enorme da atividade e setor industrial.
A partir disso pode surgir um novo problema, atacando a economia do Brasil, já que agora foi descoberto o pré-sal. Contudo, essa “doença holandesa” não afeta a indústria nem a economia do país, por enquanto.
A mineração e a agropecuária brasileira alcançaram altos níveis de competitividade; graças ao contexto mundial e o estouro da economia da China, exportaram vezes mais e obtiveram cada vez mais capital. Contudo, esses ganhos não foram capazes de valorizar, eles mesmos, a moeda brasileira, e esta é uma forte causadora dos problemas encontrados na dinâmica industrial do Brasil.
Desindustrialização
Assim, é melhor interpretar como real motivo da desindustrialização relativa brasileira a ocorrência de fatores extra-comércio exterior. Portanto, pode se dizer que não é o saldo comercial da mineração e nem do agronegócio que determina (determinou) o valor da moeda, uma vez que as desindustrializações não partiram das exportações commodities.
As variações da moeda nacional ocorrem porque fatores financeiros alteram e não fatores reais econômicos. E o que motiva as alterações é a existência de um diferencial de juros externo e interno que é excessivamente elevado há muito tempo, potencializando as ondas de movimentos de dinheiro, as quais começaram a ser controladas mansamente só agora.
Agricultura x Indústria
Analistas tentam acreditar e se convencer que os problemas industriais acontecem através do sucesso do setor primário, em outras palavras, eles tentam afirmar e crer que se o setor primário for bem-sucedido, o setor industrial tem um regresso, sendo isso uma razão inversamente proporcional.
Isso não passa de um enorme engano, sendo que não existe oposição entre indústria e agricultura. Assim, sabe-se que o sucesso dos dois setores simultaneamente é possível e, portanto, o país não precisa optar em qual investir, podendo fazer crescer os dois, sem que haja problemas.
Samuel Castro