Brasileiro Descobre Processo para Coletar Energia do Ar

Incrível Descoberta

Brasileiro Descobre Processo para Coletar Energia do Ar

Brasileiro Descobre Processo para Coletar Energia do Ar

O cientista brasileiro Fernando Galembeck apresentou sua incrível descoberta durante uma reunião ocorrida em Boston, nos Estados Unidos, da American Chemical Society. O pesquisador da Unicamp desenvolveu um método para permitir a coleta de energia elétrica do ar. Para atingir este resultado o cientista resolveu um enigma cientifico originado séculos atrás sobre a unidade e descargas elétricas da atmosfera.

Capturar eletricidade diretamente do ar pode ser lucrativo, além de ser ecologicamente correto devido ao baixo impacto ambiental da atividade. Painéis poderão capturar a energia presente no ar e que é a mesma responsável por formar os relâmpagos e direcioná-los para alimentar equipamentos elétricos de forma controlada. De acordo com o pesquisador brasileiro captar energia do ar pode ser mais barato do que o uso da energia de forma convencional.

Descoberta Resolve Enigma que Dura Séculos

Importância

Importância

Alem de ser uma descoberta importante do ponto de vista da produção de energia, a descoberta tem implicações ainda mais profundas: pode solucionar um enigma que dura séculos no meio cientifico: de que modo a eletricidade é produzida no ar e descarregada na atmosfera. O problema foi identificado durante a Revolução Industrial, quando vários cientistas perceberam que o vapor expelido pelas caldeiras gerava faíscas devido a eletricidade estática, que chegavam a provocar choques nos funcionários.

Depois disso os cientistas começaram a observar que essa eletricidade também pode se originar em locais mais amenos: basta que o vapor da água se junte com partículas minúsculas no ar (no mesmo processo que origina as nuvens). Essa combinação entre vapor de água e partículas do ar forma os relâmpagos. Até hoje os cientistas não haviam conseguido solucionar esse mistério e nem conseguido encontrar uma forma de capturar essa energia do ar.

Além de possibilitar capturar a energia do ar, a descoberta do brasileiro pode servir para aprimorar os equipamentos de segurança para evitar mortes e danos provocados pelas descargas elétricas na atmosfera.

A Higroeletricidade

Água

Água

O que o professor da Unicamp descobriu é que a água adquire carga elétrica quando entra em contato com a atmosfera. Para comprovar a equipe usou partículas de fosfato de alumínio (que fica carregado negativamente) e sílica (que fica carregado positivamente) para demonstrar que a água em contato com partículas adquire polaridade.

O problema é que a água carregada eletricamente pode não só acumular carga as transferi-la também, em um processo chamado de higroeletricidade (eletricidade oriunda da umidade). Para absorver essa energia os cientistas pretendem usar painéis posicionados no alto dos prédios. Eles vão captar a higroeletricidade e ainda prevenir a formação de raios.

Como o aparelho vai absorver a energia do ar, a estratégia funcionará melhor em locais com alta umidade, ou seja, o Brasil poderá se beneficiar bastante dos painéis uma vez que é um país tropical bastante úmido.

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Sou pesquisador em Física Teórica e Aplicada, pesquiso: Sistemas de Geração, Captação, Armazenamento e Multiplicação de energia Elétrica. ( Multiplicação de Energia por Equivalência ).

    sebastião alvaro sabino de oliveira 11 de setembro de 2014 11:37

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *