Ingredientes
- Mesa;
- Peneira côncava (com “barriga”);
- Prensa ou duas tabus de madeira;
- Varal e pregadores;
- Esponjas ou trapos;
- Pano (exemplo: morim);
- Jornal ou feltro;
- Liquidificador;
- Moldura de madeira vazada (sem tela);
- Moldura de madeira com tela de nylon ou peneira reta;
- Balde;
- Bacia rasa;
- Bacia funda;
- Papel e água.
Modo de Fazer
1. Preparar a polpa: Primeiramente pique o papel em diversos pedaços, depois pegue os pedaços e coloque na bacia rasa, deixe de molho lá por um dia ou uma noite inteira – para amolecer. Ponha os pedaços de papel juntamente com água no liquidificador. A água e o papel devem estar na razão de 3, isto é, para cada uma parte de papel, três de água.
Bata por 10 segundos e desligue. Aguarde 1 minuto e bata de novo por 10 segundos. Pronto, a primeira fase da reciclagem, isto é, a polpa está pronta.
2. Fazer o papel: Essa fase envolve mais processos que a primeira, portanto, será organizada em itens. Realize-os na ordem de leitura.
a. Coloque a polpa numa bacia grande (de dimensão maior que a da moldura).
b. Pegue a moldura com tela e coloque sob a moldura vazada. Deite as molduras no fundo da bacia após mergulhá-las juntas na água numa posição vertical.
c. Levante as molduras até uma parte superior da água, a polpa deve estar depositada sobre a tela (se não estiver, repita a partir do 2.b.). Espere o excesso de água sair da tela e escorrer para a bacia, e retire a moldura vazada por completo com cuidado.
d. Estenda um jornal ou pano e vire em cima a moldura vazada com a polpa para baixo.
e. Utilize uma esponja para retirar a água restante (o excesso).
f. Retire somente a moldura, deixe a futura folha reciclada ainda úmida em cima do jornal ou pano.
3. Prensar as folhas: Faça pilhas com o jornal com as seguintes instruções:
- Faça uma pilha com doze folhas do jornal ou pano (que estão sob os papeis artesanais). A cada três folhas, insira um pedaço de feltro ou seis folhas de jornal (sem papel artesanal).
- Coloque esta pilha de folhas na prensa. Deixe lá por 15 minutos. (caso não haja prensa, deixe a pilha no chão e pressione com um pedaço de madeira reta pelo mesmo tempo).
- Separe as folhas de jornal ou pano umas das outras, deixando o papel artesanal junto (isto é, não retire os papeis artesanais dos jornais ou panos. Na dúvida, deixe semelhante ao 2.f.).
- Pendure estas folhas de jornal com o papel em um varal até secar.
Depois separe os papeis das folhas de jornal ou pano e empilhe-os. Insira a pilha na prensa e deixe por 8 horas (se não houver prensa, coloque dentro de um livro pesado e deixe por uma semana).
Samuel Castro