Símbolos da Reciclagem

Reciclagem

Esse termo reciclagem é um dos mais falados e usados nos dias atuais, isso porque atualmente não podemos mais nos dar ao luxo de simplesmente viver as nossas vidas e ignorar tudo que está acontecendo mundo a fora, quem opta por ter ações ignorando as mudanças climáticas, ignorando as destruições constantes da natureza, ignorando tudo isso que está acontecendo com o planeta e o meio ambiente a nossa vida, tem uma parcela enorme de responsabilidade no mundo que iremos deixar para os nossos filhos e netos.

A principal deve ser feita para nós mesmos, sobre o que queremos deixar de legado para as próximas gerações, devemos tirar um tempo para fazer essa avaliação dentro de nós, porque todas as atitudes que tomamos agora são completamente responsáveis pelo que iremos receber no dia de amanhã. Muita gente não acredita nisso e nem concorda com a frade “a gente colhe o que a gente planta”, mas a verdade é que isso é muito real e o nosso planeta nos mostra que vamos responder pelas consequências dos nossos atos todos os dias.

Muitas mudanças no meio que nos cercam têm acontecido nos últimos séculos, com uma ênfase absurdamente maior nas últimas décadas, com o grande boom da industrialização, com o desenvolvimento de novas tecnologias e modernidades, coisas que fazem com que a gente produza uma quantidade de lixo muito mais alta do que era produzido a 200 anos atrás. O principal ponto de todos esses acontecimentos é que o mundo em que vivemos, o planeta Terra, ele não se recupera na mesma velocidade em que o estamos devastando. Essa situação é extremamente séria e se trata de uma balança que por muito tempo vem pendendo para um lado só.

Nós seres humanos temos a mania de achar que somos os donos do mundo, os donos por direito sobre o meio ambiente, a verdade é que não somos donos de nada, e se pararmos para pensar nem ao menos somos merecedores de tudo que o planeta nos oferece. Tudo que vem acontecendo e falta de consideração do homem com o planeta e os recursos naturais, só mostra que muita gente não pensa nas próximas gerações, no planeta que estamos deixando para eles, se importa apenas com o agora e com si próprio, pois bem todo ato de egoísmo tem as suas próprias consequências, cada um colherá exatamente o que plantar em sua caminhada pelo planeta.

No entanto, nem tudo são espinhos e tem sim muita gente que já está acordando e está mais consciente em relação a tudo que estamos vivendo, por esse motivo hoje existem muito mais organizações dedicadas a proteção do meio ambiente, ao cuidado do nosso planeta. Muita gente acha que talvez não pode contribuir com a melhora do nosso mundo por simplesmente não ter dinheiro para fazer grandes investimentos, ou então não ter uma voz tão famosa como de alguns ambientalistas, tal como Leonardo di Caprio, mas somos 7 bilhões de pessoas nesse planeta, se cada um tiver uma pequena atitude consciente todos os dias, são bilhões e bilhões de atitudes a cada 24 horas.

Como Contribuir Com O Meio Ambiente

Muitas pessoas hoje têm tentado fazer o que está ao seu alcance e nunca pense que o que você faz é pouco, porque todos somos parte de um todo, portanto todas as atitudes ainda que pequenas importam, sempre importam. Há uma parcela da população muito interessada em fazer a diferença, algumas ainda caminham de uma maneira mais devagar, dando passo de cada vez nos seus próprios tempos, outras já estão bem avançadas na escala de colaboração com a nossa casa, o nosso planeta.

Devemos sempre nos lembrar que não há certo e errado quando tentamos seguir no caminho do menos é mais, menos consumo, menos lixo, menos devastação, menos geração de resíduos. Algumas opções para você que deseja contribuir com o planeta são, comer mais conscientemente, se vestir mais conscientemente, usar menos produtos que vão gerar resíduos como plásticos e materiais descartáveis, além de é claro descartar corretamente o seu próprio lixo, para que dessa forma o maior volume possível de material seja reciclado.

A reciclagem traz alguns grandes benefícios para o mundo em que vivemos, o primeiro deles é diminuir o lixo que vai para os aterros ou lixões, sim acreditem se quiser, mas muitas cidades no nosso país ainda têm sistemas de lixões, dessa forma menos espaço da natureza é destinado a lixo. O segundo ponto é diminuir o número de material extraído para produzir novas peças, peças essas que podem ser confeccionadas com materiais recicláveis.

Um outro ponto e um dos mais significativos é o papel que a reciclagem tem em países mais subdesenvolvidos como o Brasil, uma vez que temos em nosso país muitas famílias que vivem em condições de pobreza extrema, dessa forma elas conseguem ganhar alguma renda com a venda de reciclagem, ainda que esse trabalho não pague nada próximo do que as pessoas realmente merecem, é um trabalho digno que pode levar comida para dentro de muitas casas brasileiras.

Cores das Lixeiras

Cores das Lixeiras

Cores das Lixeiras

Muito se fala sobre a reciclagem, mas mesmo assim um grande número de pessoas sequer sabe onde deve jogar os seus lixos, como fazer a sua coleta seletiva, é muito triste ver locais com lixeiras de diferentes cores, cada uma designada para a retirada de um tipo de lixo diferente e as pessoas jogarem misturas de materiais lá dentro, simplesmente porque elas não têm uma mínima educação para saberem diferenciar.

Essas cores são padronizadas, o que torna muito mais fácil guarda-las de cabeça, a grande maioria das lixeiras vem escrito qual o tipo de lixo que deve ser jogado em cada cor, mas conhecimento nunca é demais e a seguir vamos descrever as diferenças de resíduos para cada variação de tonalidade.

Cor verde: A lixeira de cor verde está destinada aos resíduos de vidro.

Cor amarela: A lixeira de cor amarela está destinada aos resíduos de metal, como por exemplo, as latinhas de refrigerante ou de cerveja.

Cor vermelha: A lixeira de cor vermelha está destinada aos resíduos de plástico.

Cor azul: A lixeira de cor azul está destinada aos resíduos de papel e papelão.

Cor marrom: A lixeira de cor marrom está destinada aos resíduos orgânicos, como restos de comida, papeis sujos e papeis higiênicos usados.

Cor branca: A lixeira de cor branca está destinada aos resíduos hospitalares.

Cor preta: A lixeira de cor preta está destinada aos resíduos de madeira.

Cor laranja: A lixeira de cor laranja está destinada aos resíduos perigosos, tais como as pilhas e baterias, por exemplo.

Cor cinza: A lixeira de cor cinza está destinada aos resíduos não recicláveis, que por sua vez são aqueles cuja separação não é possível, ou resíduos contaminados.

Cor roxa: A lixeira de cor roxa está destinada aos resíduos radioativos e, portanto, perigosos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Reciclagem

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • legal esse conteudo mas poderia falar sobre sociedade sustentavel

    liliane 11 de novembro de 2011 10:48
  • muito shoowwwwwwww + tinha que ser mais evoluido esta muito primeira serie

    gabriela 11 de novembro de 2011 10:49
  • eu adorei aprendi muito com isso

    mas é pouco chato

    fernanda 11 de novembro de 2011 10:51
  • ADOREI SÓ QUE EU ACHO QUE DEVERIA FALAR SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL E COISAS ASSIM.

    ANA JULIA 4 de junho de 2013 17:40
  • tenho verdadeira paixão por pessoas que trabalham em prol do meio ambiente

    sandra augustinho lopes 26 de janeiro de 2014 20:06

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *