Ter responsabilidade em termos sociais e ambientais representa aspecto importante nos dias atuais. As empresas precisam se preocupar com a qualidade de vida dos funcionários e ao mesmo tempo tomar cuidado ao trabalhar com a natureza. Poder público cria regras para obrigar que empreendimentos trabalhem de forma correta quanto ao quadro de funcionários e relações em termos ambientais.
Responsabilidade Social
Políticos e empreendimentos particulares precisam atuar de forma responsável no que tange ao trato com os funcionários. Enganados estão os donos de negócios que acham que pagar o salário representa apenas o ponto necessário. A segurança deve estar presente em diversos pontos, desde o trabalhador que se envolve no processo até os outros empregados que participam do processo de trabalho.
Ter responsabilidade social é se preocupar com os trabalhadores e as comunidades que cercam as fábricas. Tentar inserir as comunidades carentes faz parte do processo, assim como evitar a poluição sonora que pode prejudicar a qualidade de vida não apenas da população de seres-humanos como também dos animais que vivem ao redor.
Por vezes a responsabilidade social também precisa integrar práticas de educação ambiental no trabalho. Tenha em mente de que durante a infância parte dos adultos não recebeu a educação em termos de meio ambiente. Por esse motivo que às vezes a empresa precisa investir na educação ambiental ou mesmo técnica do quadro de funcionários.
Empresas que possuem responsabilidade em termos sociais conseguem integrar os trabalhadores juntos com projetos que integram o grupo de funcionários. Não basta apenas fazer festa para reunir o grupo no final do ano, mas sim começar a fazer programas de participação dos lucros, integridade com trabalhadores, ligação direta com os sindicatos para saber sobre os anseios dos trabalhadores, entre outros aspectos.
A empresa não deve ambicionar apenas o lucro como também em se preocupar com a qualidade de vida em termos sociais. Uma iniciativa que costuma a acontecer nas grandes multinacionais está em distribuir cestas básicas para os funcionários. Isso ajuda no sentido de fazer os trabalhadores economizarem com o dinheiro do supermercado.
Em termos sociais preocupar com a vida dos profissionais representa ponto necessário para fazer o mesmo trabalhar com melhor qualidade. Em pouco tempo os empregadores sentem a diferença em termos de produção e o pouco investimento no social culmina com melhores resultados em termos produtivos.
Com a globalização a tendência de aumentar a preocupação dos funcionários aumenta no mundo. As tendências globais exigem com que trabalhadores tenham direitos de acordo com o que estipula as regras dos diretórios humanos estabelecidos de acordo com as regras das Nações Unidas.
A responsabilidade socioambiental representa ponto que deve ser seguido por empresas, independente do nível de porte do estabelecimento. Respeitar os trabalhadores e ao mesmo tempo o meio ambiente consiste em ponto necessário para aumentar a qualidade de vida das pessoas que moram ao redor das grandes fábricas ou dentro das grandes extensões vegetativas.
Com o tempo poder público aumenta as regras de obrigação no tange à responsabilidade social. Porém, em terras nacionais, ainda peca em termos de fiscalização sob a ótica socioambiental.
Responsabilidade Ambiental
No mundo global existe a tendência de aumento da responsabilidade ambiental em virtude das pesquisas que demonstram danos sérios na natureza por causa das ações do homem. As atitudes de políticos, cidadãos e empresário precisam ficar no fato da necessidade de desenvolver a economia de forma sustentável. Até pouco momento depois da Segunda Guerra Mundial a visão macroeconômica moderna encarava a natureza como fonte de recursos inesgotáveis de matéria-prima.
A partir da segunda metade do século XX a visão mudou em parte do mundo ao encarar a natureza como fonte na qual existem recursos do tipo esgotável, visto que existe a necessidade de evoluir de forma sustentável, fazer o manejo e se preocupando com o crescimento futuro das espécies naturais para não acontecer extinção da matéria-prima extraída das florestas.
A responsabilidade ambiental ambiciona fazer o manejo ambiental com a preocupação de reservar recursos às novas e futuras gerações, por consequência garantindo o ritmo sustentável do mundo e fazendo com que recursos naturais durem sem diminuir a qualidade de vida das sociedades.
Nos dias atuais em terras nacionais empresas que não trabalham com responsabilidade ambiental correm o risco de receberem multas por desrespeito ao meio ambiente, visto que conforme a Constituição as grandes extensões de terra no hemisfério nacional são dos brasileiros e não de poucos empresários que podem desmatar sem fazer planos de reflorestamento para não prejudicar a ecologia local.
O mundo precisa da ajuda de todos, inclusive da população em geral que pode fazer ações individuais no sentido de evoluir a responsabilidade ambiental. Um dos pontos necessário consiste em fazer a reciclagem do lixo de forma correta, com lixeiras preparadas a receber diferentes tipos de resíduos de tipo sólido. Outro ponto que não pode ser ignorado se encontra em evitar jogar o óleo da cozinha no ralo da pia, o líquido segue aos esgotos e depois aos rios. Conforme apontam especialistas, um litro de óleo pode prejudicar cerca de cem mil litros de água.
O uso da água também está na lista entre a necessidade de ter responsabilidade ambiental individual, visto que o mundo sofre carência por causa do recurso natural que apenas entra em queda em termos potáveis. Procure consumir apenas produções que possuem o selo e certificado em termos ambientais. Confira a informação nos sites oficiais. Leve em conta que a moda sustentável também aumenta a pirataria do gênero.
O uso do transporte também representa ponto que se relaciona de forma direta com a necessidade de maior responsabilidade ambiental por parte dos consumidores. Troque o uso de carros ou motociclos por bicicleta que além de ser menos poluente tem a tendência de deixar o corpo em forma. Use também o transporte coletivo.
O consumo de energia consiste em ponto elementar na vida das pessoas que são responsáveis em termos ambientais. Consumismo deve ser evitável ao máximo. Compre eletrodomésticos que possuem menor gasto energético. Por fim, deixe de usar sacolas de plástico e opte por produtos orgânicos para servir de suporte aos alimentos comprados no supermercado.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier
me parece algo muy bueno para tomar conciencia para cuidar el medio ambiente