Bromélias E Orquídeas Na Restauração Ecológica

Hoje, vivemos uma época de grande desenvolvimento industrial e econômico, onde a exploração dos recursos naturais por parte do homem, vem sendo feita de maneira exagerada, o que vem destruindo o ecossistema e alterando as condições climáticas do planeta.

A má utilização dos recursos naturais, a grande poluição que vem sendo gerada nas grandes cidades e a própria expansão das cidades são fatores que vem prejudicando o meio ambiente e os ecossistemas existentes em todo o planeta.

Curiosidades

Curiosidades

Diversas florestas naturais foram derrubadas para dar lugar ao desenvolvimento das grandes cidades, e com isso a vegetação natural vem sendo destruída. Um dos grandes problemas enfrentados pelo meio ambiente é o desmatamento e degradação gigantescos, que vem sofrendo os ecossistemas, que o planeta levou milênios para construir e o homem em sua ação gananciosa vem destruindo.

O desmatamento consiste em ser um processo de degradação e destruição de uma vegetação nativa de uma determinada região, podendo levar a uma floresta a sofrer desertificação em casos mais extremos.

Graças a preocupação com a questão ambiental que surgiu em todo o planeta nos últimos 50 (cinquenta) anos, tem se buscado soluções para resolver as questões do meio ambiente, e uma dessas soluções é a Restauração Ecológica.

As Espécies Vegetais Epífitas

As Bromélias e as Orquídeas são espécies vegetais epífitas que estão espalhadas por todo o planeta, no entanto são encontradas principalmente nas regiões tropicais do planeta.

As plantas epífitas são plantas que vivem sobre outras plantas.  as plantas epífitas tem ocorrência bastante comum nas florestas tropicais, onde existe uma grande competição entre as plantas para conquistarem espaço e até mesmo luminosidade.

Nas florestas tropicais as plantas herbáceas não conseguem prosperar diretamente do solo e assim, algumas destas espécies conseguiram germinar sobre as arvores, ficando acima do solo, e desenvolveram se em espécies vegetais com hábitos epifíticos.

As plantas epifíticas apresentam como características principais: o porte relativamente discreto, se fixam em tecidos superficiais de troncos e galhos para poderem receber luz e umidade e dispõe de sistemas capazes de absorver a umidade do ar e obter sua alimentação. Essas plantas precisam de uma grande quantidade de luz para se desenvolverem.

Informações Sobre As Bromélias

A Bromélia é um gênero botânico cujas espécies são facilmente encontradas nas regiões tropicais do planeta, principalmente no continente americano. As bromélias possuem como sua maior característica o fato de suas flores possuírem um cálice com grande profundidade.

O nome dessas plantas surgiu em homenagem ao botânico Olof Bromelius. A família das bromélias abrigam 58 gêneros e mais de 3.000 espécies diferentes, e somente na flora brasileira são encontradas mais de 1.500 espécies diferentes.

As bromélias são plantas epifíticas e se caracterizam por serem plantas com grande capacidade adaptativa o meio que vivem, pois são plantas bastante resistentes. Elas também se caracterizam a se adaptarem a vários tipos de solo e apreciam o ambiente úmido.

Informações Sobre As Orquídeas

As Orquídeas são as espécies vegetais que constituem a família das Orchidaceae, sendo uma das maiores famílias de plantas que existem atualmente. Existe algo em torno de 25.000 espécies diferentes de orquídeas.

As orquídeas possuem varias formas, cores e tamanhos, e estão presentes em todo o planeta, com maior predominância nas regiões de clima tropical. A Colômbia é o país com maior numero de espécies de orquídeas presentes.

A grande maioria das orquídeas existentes se caracteriza por serem plantas epífitas. Normalmente, as orquídeas crescem sobre as arvores, como forma de apoio para conseguir luz e alimentos.

As orquídeas possuem utilidade ornamental, devido a serem plantas muito bonitas. No entanto, a grande maioria das espécies possuem flores pequenas e acabam não sendo vistosas, e não são usadas nem com fins ornamentais.

As Bromélias e As Orquídeas Na Restauração Ecológica

Estamos vivendo atualmente, um cenário de desmatamento constante em todo o planeta. Por isso é crescente a preocupação com o meio ambiente, e buscar soluções que reduzam ou pelo menos minimizem os efeitos dos desmatamentos que ocorrem por todo o planeta.

Apesar de estarmos passando por um momento de conscientização ecológica, os desmatamentos tendem a continuar existindo, pois a cada dia que passa existe a necessidade de serem aumentados os espaços para a realização de obras de infraestrutura para o desenvolvimento das cidades.

Uma das soluções apresentadas pelos estudiosos é a Restauração Ecológica, que consiste em um processo de alteração de um habitat para estabelecimento de um ecossistema existente e natural. O intuito do processo de Restauração Ecológica é restaurar ou recuperar as condições naturais de um ecossistema (vegetação, flora, clima, solo e microrganismos). O grande objetivo do processo de Restauração Ecológica é ter como resultado a recomposição de um sistema similar ao original fazendo o reflorestamento de espécies vegetais de áreas que foram desmatadas ou degradadas, e nesse processo, as plantas de características epífitas são muito importantes.

A restauração ecológica ajuda ao planeta a reduzir a perda de vegetação, mesmo que não consiga fazer com que seja retornado ao original que existia anteriormente.

Bromélias e Orquídeas

Bromélias e Orquídeas

As plantas epífitas são formas de vida vegetal chamadas de habitam árvores, que são conhecidas por forófitos, contudo as plantas epífitas não paralisam e nem parasitam as arvores que elas vivem.

No entanto, uma serie de estudos comprovam que um dos métodos existentes para conseguir aproveitar o material de florestas que serão desmatadas é realizar o transplante de espécies vegetais como as bromélias e as orquídeas.

Conforme os estudos, o transplante dessas espécies epífitas em florestas, possui grande importância para que a flora restaure os processos ecológicos normais. Essas espécies (bromélias e orquídeas) possuem a capacidade de fornecer ao ambiente: flores, frutos e o armazenamento de água, e atuar na formação de uma colônia de nutrientes. As bromélias e as orquídeas acabam contribuindo para que aumente a heterogeneidade do ecossistema em que elas habitam.

O transplante das espécies epífitas foi considerado pelos estudiosos, como uma operação viável, principalmente quando foram realizadas na época das chuvas e quando se utilizou o barbante de sisal para fixar as plantas junto aos troncos das arvores (forófitos).

Conforme os estudos, cerca de 63% a 100% das espécies epífitas transplantadas (principalmente bromélias e orquídeas) obtiveram êxito no seu transplante, por isso essas espécies vegetais contribuem de forma considerável com o êxito do processo de Restauração Ecológica. Quando essas espécies vegetais são inseridas no processo de Restauração Ecológica, ela ajuda ao ecossistema a recuperar os processos ecológicos normais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *