Saiba como deixar seu ambiente mais puro, cultivando belas plantas!
Rosas, violetas, amarelas, verdes, de todas as cores, formas, aromas. As plantas são lindas e alegram qualquer ambiente. É difícil quem não goste delas!
No entanto, o que pouca gente sabe é que, além de serem belos presentes, as flores também tem funções terapeuticas e até melhoram o ambiente em que estão.
As plantas possuem capacidade de absorver do ambiente vários compostos químicos ou substâncias prejudiciais, sem no entanto se prejudicarem por causa disso. É só saber escolher a planta correta para cada ambiente, e desfrutar dos benefícios e beleza das plantas.
Um dos maiores males para a manutenção de um ambiente saudável são os chamados compostos voláteis, que são encontrados em maiores quantidades em locais com ampla circulação de pessoas, como em escritórios, elevadores e entradas de prédios. São, portanto, locais que precisam de mais atenção. Não por acaso, são locais onde vemos decorações compostas por grandes plantas estratégicamente colocadas entre a passagem de pessoas.
Até no banheiro as plantas podem ser utilizadas, pois ajudam a absorver a amônia, presente em grande quantidade nesses ambientes.
Em casa, muitas vezes é complicado cultivar plantas grandes. Mas até as plantas pequenas podem produzir o efeito desejado, ajudando a purificar o ar das impurezas, desde substâncias naturalmente presentes no amiente até fumaça de cigarro, cheiros fortes, tóxicos exalados por tintas e produtos de limpeza.
Veja plantas que podem ajudar a mantar a pureza do ar no ambiente:
Espada de São-Jorge: cultivado em várias residências, você já deve ter visto essa planta. É alongada, mas cabe tranquilamente em um vaso. É excelente para quem tem pouco tempo para cuidar dela, pois sobrevive sem a necessidade de regá-la sempre. É responsável por absorver o formaldeído, substância que pode causar irritação nas vias áreas, na pele, nos olhos e até irritação na garganta.
Lírio amarelo: é uma planta delicada, que deixa o ambiente muito alegre. Necessita de muita luz, por isso o ideal é plantá-la fora de casa. Também precisa ser regada com frequencia, sendo portanto mais indicada para quem tem mais tempo livre para cuidar dela. Pode absorver o monóximo de carbono, purificando o ambiente deste poluente, que pode causar alteração na pressão sanguínea e sensação de sufocamento.
Crisântemo: é preciso regá-lo com frequencia, mas tomando cuidado para não deixar seu vaso encharcado. O ideal é deixá-lo perto de uma janela, pois precisa de ventilação e luz. Seu cultivo pode reduzir a concentração de benzeno no ambiente. O benzeno pode causar irritação das mucosas, e seus vapores são prejudiciais às vias respiratórias.
Além da capacidade de absorção das plantas, seu aroma ainda é capaz de produzir efeitos sobre o ânimo das pessoas que estão no local decorado por elas.
Por isso, as plantas são muito utilizadas na aromaterapia, para provocar um efeito terapêutico e reconfortante.
Cultive plantas! Além de alegrar seu ambiente, ainda serão responsáveis pela melhora do ar que você respira!
Andressa Silva
As imagens são tão lindas,flores,plantas,perfeitos.