A árvore roda de fogo, cujo nome científico é stenocarpus sinuatus faz parte da família Proteaceae e tem como outra denominação popular, árvore do rotary. A planta está incluída em duas categorias, a de somente árvore e de árvore ornamental. Também são usados outros nomes científicos, que são: Stenocarpus cunninghamii, Cybele sinuata, Stenocarpus sinuosus e Agnostus.
A árvore roda de fogo gosta dos climas Mediterrâneo, Equatorial, Subtropical, Tropical e Oceânico e sua origem é da Oceania e da Austrália.
A árvore roda de fogo chega a medir 12 metros de altura, porém, é possível encontrá-las, no seu habitat natural, medindo 40 metros. É uma planta que gosta de ser exposta ao sol pleno ou no máximo, a meia sombra. Não sobrevive a um lugar sem nenhuma iluminação natural. Falando do seu ciclo de vida é caracterizado como perene.
Características da Árvore Roda de Fogo
Apesar dos seus 12 metros de altura, a árvore roda de fogo é classificada como de médio a grande porte, por isso, perenifólia (ver significado abaixo). O que mais chama atenção nessa espécie é o quanto as suas flores são belas.
Perenifólia: o mesmo que folha perene ou folha persistente, isto é, são as árvores que tem as suas folhas intactas o ano todo. Muito comum em regiões de clima tropical, pois o clima temperado não permite que o mesmo se repita. Quando se trata do oposto de perenifólia, as árvores são chamadas de caducifólias.
Apesar de serem árvores que são originárias da Austrália, a roda de fogo se espalhou por vários outros países, incluindo o Brasil. Na Austrália, ela pode ser vista nas florestas tropicais, e em alguns casos, raros, com 40 metros de altura. No seu país de origem, normalmente, ela não ultrapassa os 20 metros.
Tronco, Folhas e Flores
A casca da árvore roda de fogo é castanha acinzentada, irregular e áspera e sobre o tronco, que é cilíndrico, a sua base não supera 75 centímetros de diâmetro.
As principais características das folhas de roda de fogo são: folhas alternas, lanceoladas, lobadas, pecioladas, alternas e oblongas. As margens costumam ser de duas maneiras, onduladas ou inteiras, às vezes com nervuras destacadas, outras, brilhantes.
Sobre as flores, a sua inflorescência é classificada como “umbela”, isto é, quando as flores partem de uma linha simples e a aparência é de um disco de flores, que tem como principal característica, o fato de serem tubulares.
As flores são sempre num tom vermelho alaranjado e presas a estames na cor amarela. Apesar da beleza, elas não são perfumadas. A falta do perfume é compensada pelo fato de que a sua produção de néctar é em grande quantidade, o que além da beleza das flores faz com que ela atraia muitos pássaros e também insetos polinizadores.
A roda de fogo tem os frutos da tipologia folículo (ver definição abaixo). Com uma única folha carpelar, deiscente, podemos observar os frutos que são secos. A folha do fruto se abre para um único lado.
O fruto seco tem o formato parecido com o de uma cano e dentro é cheio de sementes, que estão uma sobre a outra e são aladas.
Folículo: é quando um fruto é seco e possui uma única folha cuja abertura é para um único lado. É considerado um modelo de fruto primitivo, o mais simples de todos. Um fruto bem antigo que foi identificado nos fósseis de Angiospermas, um dos registros mais antigos da botânica.
As famílias que normalmente tem frutos com a característica folículo são: EsterculiáceoProteaceae, Malvaceae e Magnoliaceae.
Roda de Fogo Encanta Pela Sua Beleza
A roda de fogo é uma espécie de árvore que tem o seu crescimento classificado como lento. Porém, quem cultiva a planta garante que vale a pena toda e qualquer espera, pois se trata de uma espécie linda, graças as suas flores.
As flores que aparecem durante o florescimento são em grande quantidade, vistosas, e isso acontece nos períodos de verão e outono. Porém, para ter a árvore em casa somente com um grande jardim, caso o contrário, elas podem se vistas em parques e praças. Aliás, são ideias para esses locais por tamanha beleza. Nestes casos, costumam ser usadas como ponto central.
É possível, através de um processo de condução plantar um exemplar em vaso para usá-la na decoração de interiores, desde que a árvore receba muita iluminação natural. Sem a condição mínima que é de ter sol, as folhas não serão vistosas e o florescimento também será prejudicado.
A madeira da árvore roda de fogo é de ótima qualidade e por isso, acaba sendo usada para fins de marcenaria.
O Cultivo da Árvore Roda de Fogo
A principal necessidade da árvore roda de fogo para que cresça bonita, vistosa e faça um florescimento espetacular é que ela esteja sob sol pleno ou como mínimo, meia sombra. Além disso, como toda planta, ela deve ser cultivada em solo fértil e não só, o mesmo deverá ser enriquecido com matéria orgânica. Nos primeiros anos após fazer o plantio, a irrigação deve ser regular.
Apesar de conseguir se adaptar em qualquer tipo de solo, a roda de fogo prefere mesmo os argilosos e os mais férteis, mas é importante que independentemente do tipo, seja drenável.
Passado o período de se fixar e de adaptação, a roda de fogo conseguirá a sobreviver caso venha sofrer com estiagem, frio e até mesmo calor intenso. Porém, o mesmo não se pode esperar das mudas, que quando jovens, em caso de geada, devem ser protegidas. As mudas jovens também não suportam a desidratação e a ventos fortes.
Em todos os casos, a árvore roda de fogo deve encontrar uma boa cobertura de solo.
Sobre o adubo, se for feito semestramente é o suficiente para a roda de fogo.
Na hora da multiplicação, pode-se escolher entre estaquia de ramos lenhosos ou semilenhosos ou com sementes. Se a opção for por sementes, entre cultivar e ver a árvore com flores levará 7 anos como mínimo, claro, se as demais “exigências” da planta forem observadas.
No caso da opção por mudas de estaca para o plantio, as flores começarão a aparecer no terceiro ou quarto ano depois do cultivo.
A árvore roda de fogo é também chamada de árvore do rotary e seus frutos são estreitos e também achatados com folhas onduladas e possui vinte e duas espécies entre elas árvores e arbustos. Pertence a família das proteáceas que estão distribuídas na Austrália, Malásia e Nova Caledônia.
De todas as espécies ela é a mais bonita e pode chegar de nova a vinte e um metros de altura apresentando crescimento vertical. Suas flores saem do galho e todas na cor vermelha quando a floração acontece o espetáculo é inevitável. As flores saem em cachos que podem chegar a dez centímetros de diâmetro chegando a cobrir quase todo o ramo. Essa arvore é plantada em qualquer estação do ano e o solo precisa estar aberto com cinqüenta centímetros de profundidade por cinqüenta de diâmetro. É necessário colocar nesse buraco vinte litros de esterco que seja de curral e mais quinhentos gramas de superfostato simples. O solo precisa ser rico em matéria orgânica e drenado constantemente, podendo ficar no sol, com o clima temperado e tropical ela vai ficar muito bonita e crescer sem problemas.