Se você se lembra da história do boneco Pinóquio, certamente vai se lembrar da árvore carvalho. Na história, do livro As aventuras de Pinóquio (1883) escrito pelo jornalista e escritor italiano Carlo Collodi, o velho carpinteiro Geppetto cria o boneco e o batiza de Pinóquio. O boneco ganha vida graças à Fada Azul, que diz a Pinóquio que ele poderá se tornar um menino de verdade se provar sua bravura e lealdade. O boneco foi esculpido por uma das árvores mais resistentes da natureza, o carvalho.
Os amantes de quadrinhos vão se lembrar de que o martelo de Thor, deus na mitologia nórdica, também era feito da madeira de um carvalho. Thor era conhecido como o deus do trovão e das batalhas, muito associado também às tempestades, a árvore Carvalho, força, proteção da humanidade, cura e fertilidade. Filho de Odin, ele usava o infalível martelo de nome “Mjolnir”.
As histórias centenárias, milenares e místicas da árvore desperta mais curiosidade ainda sobre o carvalho. Originário do Hemisfério Norte, o Carvalho é uma árvore muito antiga, com muita resistência e que pode chegar a mais de 1.000 anos de idade. Geralmente pode ser encontrada em ambiente úmidos, solos depressivos e encostas. Os frutos da árvore são conhecidos como landes, que são como pequenas castanhas muito consumidas por animais de pequeno porte, como esquilos, roedores e etc. No Brasil, ela possui alguns nomes populares como carne-de-vaca, caxuá, carvalho nacional, por exemplo.
Elas podem alcançar 30 metros de altura, suas raízes são fortes e muito profundas. Quanto mais a árvore sofre ação do meio ambiente (como chuvas, ventos, grandes tempestades), mais ela encontra formas de sobreviver, e vai enraizando ainda mais no solo. Justamente por essa característica, e pela resistência de sua madeira, o Carvalho ganhou fama, tornando-se metáfora para o significado de força e longevidade. É muito comum ouvir a expressão “forte como um carvalho”, por exemplo.
Conheça um pouco sobre sua nomenclatura científica – a forma universal de padronizar os nomes dos seres vivos para que sejam entendidos em qualquer parte do mundo:
- Nome científico: Roupala brasiliensis
- Reino: Plantae
- Família: Proteaceae
- Ordem: Proteales
- Tipo: nativa, comum em várias regiões do Brasil.
- Floração / frutificação: folhas de dezembro a fevereiro, flores de fevereiro a abril.
Descrição: é uma árvore de médio e grande porte; pode atingir 30 metros; possui folhas simples, resistentes com bordas serrilhadas; sua floração é simples também; são fruto consiste em pequenas
Por ser uma árvore de grande porte, não é indicada para se plantar no jardim. Sua estrutura é independente, com raízes indomáveis, então, poderia causar grandes estragos. Era uma árvore muito comum de se ver antes das ocupações humanas na Europa, América do Norte, Ásia e América do Sul. Hoje, se concentram mais em matas fechadas e não são tão comuns de se encontrar. O Carvalho é indicado, inclusive, para tratar área devastadas, contribuindo para recomposição do solo, mata ciliar, capoeiras e nativa. Dada a sua resistência, não é difícil imaginar que sua madeira é muito boa para o uso em marcenaria, construção civil, entre outros, motivo pelo qual foi ameaçada durante muito tempo.