Eritrina Branca

A Eritrina Branca, cujo nome científico é Erythrina speciosa, é uma árvore de pequeno porte que se destaca por sua beleza paisagística. A variedade alba, branca, é nativa do Brasil e pertence ao gênero Fabaceae. Trata-se de um espécime interessante que possui como destaque o seu tronco repleto de cascas que vão se soltando conforme ela vai envelhecendo.

Pode ser uma boa aposta para compor jardins e praças, mas é recomendável ficar em áreas com pouca circulação de pessoas, pois é uma árvore espinhenta. As árvores Eritrinas se caracterizam por serem grandes fixadoras de nitrogênio de maneira que são recomendadas para compor moirões vivos. Que tal conhecer um pouco mais sobre essa linda árvore?

Conhecendo a Eritrina Branca

Folhas e Flores

A Eritrina Branca atinge no máximo a altura de 4 metros sendo dessa forma uma árvore de pequeno porte. As folhas dessa árvore possuem três folíolos com o formato de raia. Já as suas flores criam uma espécie de candelabro em que as inflorescências aparecem agrupadas. Possui beleza considerada como paisagística.

Reprodução

A Erythrina speciosa é muito rara e dificilmente você conseguirá obter a variedade com flores brancas usando as suas sementes. A melhor forma de realizar a reprodução dessa variedade é por meio de estaquia, o processo em que se corta parte de um galho e utiliza-o para dar origem a uma nova muda.

Características de Cultivo

Trata-se de uma planta que gosta de ser cultivada a sol pleno além de contar com solo úmido e enriquecido com húmus. Por ser uma planta que tem perfil de fixação de nitrogênio não demanda adubação do tipo nitrogenada.

Indicações

Além de poder se tornar um ponto atrativo de parques e praças essas árvores podem ser usadas para a arborização de regiões de pastagem. O fato de ser espinhosa torna mais fácil a sua introdução até mesmo em ecossistemas mais complexos. Funciona bem também para locais que precisem recompor as matas cicliares.

Madeira

Como citamos no começo o tronco dessa árvore possui cascas que vão se soltando conforme ela envelhece denotando a baixa qualidade da madeira em termos de uso industrial. A Eritrina branca tem sua madeixa usada para a confecção de itens que não demandam tanta dureza como palitos, fósforos, brinquedos, celulose e papel. Possui baixa capacidade como lenha.

Erythrina Speciosa Vermelha

A árvore de flores brancas é uma variação da Erythrina speciosa original que tem flores de um vermelho vivo. Essa espécie tem sua origem na África e Índia, seus nomes populares são mulungo-do-litoral, maçaranduba, murungu, muxoxo e suinã. Seu principal uso é para jardinagem e paisagismo, pois conta com flores espetacularmente bonitas.

No Brasil essa árvore pode ser encontrada especialmente na região Nordeste, no Cerrado e na Mata Atlântica. O período de frutificação acontece entre os meses de outubro e novembro. Constitui uma importante fonte de alimento para algumas aves especialmente durante a estação do inverno.

De suas folhas, raízes e cascas são retirados extratos que possuem importantes propriedades medicinais. Sua reprodução pode ser feita por sementes ou então por estaquia, ela apresenta mais facilidade quando comparada a Eritrina Branca.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flora

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *