A Nova Zelândia é um lugar que transpira o que é exótico e pode ser um excelente destino de viagem para quem deseja viver uma experiência diferenciada, em particular ao observar a fauna. Algo interessante de notificar a respeito desse país é que se trata de um fragmento da Gondwana que se espalhou pelo oceano ao longo de milhões de anos. Nesse país estão reunidas espécies únicas com características bem particulares, então que tal conhecer mais sobre a fauna local?
Uma Fauna Com Animais Únicos
A fauna da Nova Zelândia não se destaca por ser muito diversa, no entanto, conta com espécies únicas do seu território. A seguir vamos explanar um pouco sobre essas espécies e suas características que as tornam especiais.
Kiwi: Aves Quase Sem Asas
Kiwi é uma espécie de ave que não voa porque possui asas muito curtas, para se ter uma ideia durante muito tempo se acreditou que essa espécie era na verdade um mamífero. Ao invés de penas esses animais cultivaram pelos, as suas pernas são bem fortes permitindo que caminhem ao longo da vegetação sem ter dificuldades. São animais essencialmente noturnos não gostando da luz do dia.
Um momento difícil na trajetória dessas aves foi a extinção da Moa, um tipo de Kiwi gigante que chegava a medir até 3 metros de altura. Dentre os predadores principais dos Kiwis estão pássaros como falcões e águas. Uma vantagem que o Kiwi desenvolveu foi se proteger com efetividade na mata fechada, como tem hábitos noturnos é mais difícil de ser caçado pelos predadores.
Quando o processo de colonização da Nova Zelândia teve início as florestas locais começaram a ser derrubadas e isso fez com que os Kiwis fossem mais expostos aos seus predadores, algo que acarretou na sua quase extinção. A principal arma de defesa dos Kiwis são as suas patas bastante afiadas, boa parte das pessoas deve pensar que eles se defendem com o bico ao observá-los.
Esses animais são bastante agressivos não sendo recomendado se aproximar demais deles, se caracterizam por serem bastante territorialistas. Há cinco espécies de Kiwi e elas se diferenciam por ter visuais bem diferentes sendo um mais escuro, outro mais marrom, outro menor e assim por diante. Esse animal se tornou um símbolo na Nova Zelândia e foi a inspiração para o nome da fruta kiwi devido a sua casca peluda.
Possum ou Opossum: Uma Praga na Nova Zelândia
Trata-se de um dos mamíferos levados pelos polinésios para o território da Nova Zelândia. O objetivo era que esse animal de torna-se uma fonte de alimento para quando eles empreendessem viagens longas. No entanto, o Possum se reproduz com grande facilidade e não tem predadores no território de maneira que acabou se transformando numa praga que acabou com plantações de muitos fazendeiros.
Devido a destruição que essa espécie causou no habitat da Nova Zelândia quase causou a extinção do Kiwi. Num dado momento o governo do país chegou a oferecer 1 dólar para cada Possum que fosse entregue morto. Lojas locais passaram a produzir artigos como bolsas e casacos feitos de pelo de Possum (é bem macio). Como na Austrália o Possum tem predadores como cobras não sendo assim uma praga é protegido.
Tautara: Um Fóssil Vivo
Um réptil encontrado somente na Nova Zelândia, a descendência desse animal é de 225 milhões de anos atrás, mesma época dos dinossauros, motivo que o faz ser chamado de fóssil vivo. Está sob ameaça de extinção, a população total chega a 100 mil indivíduos. Apresenta grande vulnerabilidade a predadores inclusive dentro da sua própria espécie, pois os machos adultos podem devorar seus filhotes e ovos.
Os ovos de tautara também podem ser atacados por pássaros e gaivotas. A procriação dessa espécie é demasiada lenta de maneira que morrem mais tautaras do que nascem. A expectativa de vida é de 100 anos e possuem sangue frio. Podem ser encontradas em ilhas pequeninas nas baías da Nova Zelândia. A alimentação dessa espécie se baseia em grilos e insetos.
Kea: Papagaio dos Alpes
Kea é um tipo de papagaio que tem como habitat os Alpes, em especial os da Ilha do Sul. Algo curioso sobre esse papagaio é que gosta de comer friso de automóvel e borracha. Atinge mais de 40 centímetros de comprimento e está parcialmente protegido, pois os donos de propriedades podem matar esses animais caso eles causem danos, eles adoram atacar filhotes de ovelhas. A população dessa ave está estimada entre 1.000 e 5.000 indivíduos. É considerada como uma das aves mais inteligentes do planeta.
Gannets: Aves da Costa Marinha
Essas aves são encontradas nas ilhas e também nas colônias da costa marinha da Nova Zelândia. É possível avistar essas aves em Hawk’s Bay fazendo ninhos em algas marinhas e se alimentando de peixes. Possuem habilidades para mergulho.
Yellow-Eyed Penguin: Um dos Quatro Maiores Pinguins do Mundo
Um pinguim encontrado somente na Nova Zelândia, ele habita a Ilha do Sul sendo visto na costa entre Invercagill e Christchurch. Esse animal adulto chega a medir até 68 centímetros e está entre os quatro maiores pinguins do planeta pesando entre 5 e 8 kg. Os predadores mais convencionais são gatos selvagens e cachorros, vivem em média 24 anos.
La Fur-Seal: Mergulho Profundo
Essa espécie de foca é a que mergulha mais profundo e por mais tempo. Encontrada na costa da Nova Zelândia tem sua população estimada em 60 mil indivíduos. O macho adulto pode medir até 1,60 metros e pesar em torno de 60 quilos. A base de sua alimentação é de crustáceos e peixes. Seus predadores incluem leões-marinhos e tubarões que atacam esses animais enquanto ainda são filhotes.
Bottlenose Dolphin: Saltadores
Esses animais são encontrados em grupos, se caracterizam por serem saltadores e brincalhões. Eles podem atingir até 4 metros de comprimento e ingerir até 15 kg de peixe por dia. Um Bottlenose Dolphin pode pesar até 650 kg. Quem tiver curiosidade pode nadar com esses animais numa das visitar realizadas pelas operadoras turísticas locais. A expectativa de vida fica entre 40 e 50 anos.
Sperm Wale: Baleia Cachalote
Conhecida como baleia cachalote é encontrada principalmente nas proximidades da cidade de Kaikoura, Ilha do Sul. Podem alcançar 20 metros e pesar 70 toneladas. Os seus principais predadores são lulas gigantes, baleias orca e tubarões. Sua expectativa de vida é de 60 anos e procriam a cada 15 meses. Podem mergulhar a até 35 km de profundidade.