Transposição de Rios

A transposição de rios não é uma prática nova, ao contrário, são cada vez mais comuns no mundo inteiro e há registros do início do século passado de transposições importantes, contudo o tema transposição sempre gera muita polemica, pois traz benefícios positivos levando água para regiões onde esta seria escassa, porém traz consideráveis prejuízos ao meio ambiente, de forma que não existe unanimidade quanto a este assunto, fazendo com que críticos e defensores se debatam continuamente, levantando argumentos positivos e negativos, e citando prós e contras de tal processo, que com certeza tem sempre um alto custo financeiro.

Rio São Francisco

Rio São Francisco

O que é a Transposição de Rios?

A transposição de rios é na teoria, um processo bastante simples, pois se trata na verdade, simplesmente da alteração do percurso de um rio, o desvio de parte ou de todo o seu curso natural.  Contudo na prática trata-se de um processo muito dispendioso e demorado, são construídos sistemas de canais por onde parte da água de um rio deverá ser desviada, juntamente com, barragens, dragas e dutos de longo alcance. Os projetos de transposição visam levar água a locais onde este recurso é escasso e depois de estarem esgotadas as demais opções. Grande parte dos rios de grande extensão existentes no mundo tem alguma intervenção como desvios ou transposições, o que segundo os estudiosos está diretamente relacionado a falta de água em alguns lugares do planeta.

Transposição do Rio São Francisco

Transposição do Rio São Francisco

Impactos Ambientais

A transposição de rios com certeza beneficia a população que é atingida pelo desvio das águas, gerando renda e qualidade de vida, contudo causa importantes impactos ambientais que não podem ser desconsiderados. Há uma significativa alteração nos ecossistemas afetados pela transposição, tanto no leito do rio quanto nos lugares para onde a água é levada. Desta forma a transposição de rios exige um grande estudo preliminar com avaliação criteriosa de cientistas isentos das questões políticas e sociais que envolvem uma obra deste porte.

Transposição Rio Paraíba

Transposição Rio Paraíba

Projetos de Transposição já Implantados no Mundo

Já foram implantados muitos projetos de transposição em todo o mundo, a princípio a não ser o projeto do Mar de Aral, todos os outros atendeu os fins a que se destinaram, porém não sem imporem importantes impactos ambientais. Os principais projetos implantados no mundo foram o Mar de Aral, a transposição do Tagus-Segura realizado em 1978 na Espanha, a transposição do Rio Snowy em 1949 na Austrália, a transposição do Colorado para o rio BigThompson em 1938 nos Estados Unidos

Transposição do São Francisco

A transposição do Rio São Francisco é um projeto muito antigo e que atualmente esta em andamento, apesar de todas as polemicas existentes. O projeto deverá beneficiar os estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, diminuindo a escassez de água nestas regiões.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Projetos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *