Teoria de Gaia

Em entrevista recente a BBC, o cientista Lovelock, hoje com 90 anos e criador da Teoria de Gaia, afirmou que é bobagem o homem tentar salvar o planeta, pois a terra pode se salvar sozinha como sempre fez, pois segundo a teoria do cientista a terra é um ser vivo. Esta teoria acerca da terra e suas propriedades inicialmente foi muito rejeitada no mundo cientifico, mas não passou despercebida, ao contrário, gerou discussões, contestações e reflexões, e ainda hoje é muito discutida por alguns cientistas. Nesse artigo vamos conhecer um pouco mais sobre a teoria de Gaia e seus fundamentos.

O que é a Teoria de Gaia

Teoria de Gaia

AZ teoria de Gaia ou Hipótese de gaia como também é conhecida é uma tese que descreve a terra como um ser vivo. Segundo a Teoria de Gaia, o planeta terra é capaz de se auto-sustentar, ou seja, ele próprio é capaz de gerar as condições ambientais necessárias, mante-las e também de alterá-las, independente da ação do homem. Com certeza uma teoria que causa impacto no mundo atual.

O Autor da Teoria de Gaia

Planeta

James Ephraim Lovelock, ambientalista e cientista ingles foi quem criou em 1969 a Teoria de Gaia, contando com a participação da norte-americana Lynn Margulis, uma bióloga que contribuiu com seus estudos para embasar a sua tese. O cientista, hoje com 91 anos vive na Cornualha na Inglaterra e além da Teoria de Gaia, onde afirma que a terra é um superorganismo, tem outros estudos, hipóteses, projetos e afirmações sobre o meio ambiente que apesar de levantar muita polêmica no mundo cientifico leva todos a refletirem.

Além de ambientalista, cientista ele é matemático, químico, PhD em medicina e inventor, alguns dos importantes instrumentos utilizados pela NASA foram criados por ele. Entre suas sentenças que nos fazem refletir, Lovelock afirma, por exemplo, que: “somente a energia nuclear será capaz de deter o aquecimento global”; em 2004 ele afirmou que até o final do século bilhões de nós morreremos em virtude do aquecimento global, e os que restarem serão inférteis, somente os que morarem no ártico poderão sobreviver e ainda serem férteis. Algumas de suas sentenças chegam a serem assustadoras.

Porque Teoria de Gaia?

Terra

Gaia é o nome de uma deusa da mitologia grega que representava a terra. Quando essa teoria foi lançada, houve uma grande contestação da comunidade cientista, mas sendo o seu autor um cientista conceituado, a teoria recebeu algum crédito, especialmente dos ambientalistas. Atualmente com o aquecimento global e todos os problemas decorrentes exigindo uma solução urgente dos cientistas do mundo inteiro, a Teoria de Gaia passa a ser vista com mais atenção por parte dessa mesma comunidade, que começam a aceitar algumas das idéias contidas na teoria de Gaia.

Gaia Planeta

A Teoria da Gaia foi lançada em 1969 pelo inglês James Ephraim Lovelock, ele é ambientalista e cientistas. Ele teve a ajuda de Lynn Margulis que é norte-americana bióloga e contribuiu com todo os estudos de James. Ele afirma que a terra é um superorganismo, existe outros estudos, projetos sobre o meio ambiente que levam vários cientistas em torno do mundo a refletirem sobre o assunto. James afirma que “somente a energia nuclear será capaz de deter o aquecimento global”. Ele também inventou importantes instrumentos para atualização na NASA. O nome Gaia foi dado por causa da Deusa mitológica que representa terra. Quando teve o lançamento da teoria, teve uma grande contestação entre os cientistas, mas como James era um cientista conceituado sua teoria teve todo o crédito. A teoria Gaia tem tido mais atenção pelos ambientalistas, e eles começam a aceitar mais as ideias da teoria.

Gaia Planeta