Rios da Oceania

A Oceania está repleta de rios que formam sistemas fluviais gigantes. Por ser a região com maior extensão territorial do continente, a Austrália representa destaque neste âmbito de discussão. Alguns dos rios australianos correm riscos de serem extintos, por causa da dependência agrícola que há em relação às suas águas. O teor de sal deixa algumas águas desqualificadas ao consumo, gerando pouca vida humana e animal nos entornos. Conheça alguns rios da Oceania.

Lista de rios da Oceania

Rio Murray: Nasce na Cordilheira da Austrália para desaguar diretamente no Oceano Índico. Conta com 2,5 mil km de comprimento. Escoa pelos Alpes e cruza a parte sudoeste do país. Antes de desaguar, conta com a colaboração de dois rios, Murrumbidgee e Darling. Considerado o mais longo rio do território australiano.

Embora tenha destaque nas dimensões, possui fluxo com nível baixo, principalmente se levada em conta a sua importância à região. Um fato decorrente das precipitações insuficientes nas zonas que cruzam o rio é o contínuo uso das águas na irrigação da agricultura. Assim, o alimento é dependente direto das fontes da água.

No entorno vivem milhares de espécies que também possuem dependência do rio para continuar sobrevivendo, com poucas modificações nos nichos e equilíbrio ecológico.

Rios da Oceania

Rios da Oceania

Lendas das culturas aborígenes ainda fazem parte do espírito local. Considerado Patrimônio Nacional e Natural da Austrália, atualmente está ameaçado em consequência do surgimento de espécies que migram de habitat por causa das ações humanas ou naturais. A exploração agrícola praticada de forma inadequada também representa outra motivação ao risco de extinção da atualidade.

Rio Darling: Possui 1.472 km de extensão. Nasce em Nava Gales do Sul até seguir a confluência originada no rio Murray, região de Wentworth. A agricultura no entorno sobrevive por causa da alimentação, fator que tem prejudicado sua saúde e desenvolvimento. O escoamento dos pesticidas polui o rio de forma importante, especialmente nos períodos chuvosos. Prolongados períodos de seca também representam evidências do risco de extinção.

A qualidade da água é considerada baixa, em consequência do alto teor de sal. O conjunto do sistema fluvial do Darling está entre um dos maiores do mundo, por drenar a Nova Gales do Sul, parte de Victoria, Queensland e outras regiões do sul australiano.

Cooper Creek / Austrália Meridional: é considerado como um dos cem maiores rios do mundo em comprimento (1.420 km). Fica localizado na parte oeste da cordilheira que divide esta zona, nascendo em Queensland e correndo ao lago Eyre. Esta formação é ocorrida graças à união dos rios Barcoo (afluente do Cooper Creek) e Thompson.

Rio de Grey / Austrália Ocidental: Ultrapassa grande região desértica antes de desaguar no Índico. No entorno há forte exploração do ouro. Nasce em região montanhosa e com quinhentos metros de altitude.

Swan / Austrália Ocidental: Representa extensão provinda do rio Avon. Também deságua no Oceano Índico.

Por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *