Energia Sonora

O Que é Energia?

Energia que conhecemos é muito mais antiga do que podemos imaginar, existem diversos tipos dela que foram sendo descobertos ao longo do tempo e que são cada vez mais utilizados.

As fontes para se produzir energia são as mais variadas, e consistem em matérias primas conhecidas por nós, exemplos dessas fontes são o petróleo, ventos, água, carvão, entre outros.

A importância da energia em nossas vidas é tão grande, que não nos imaginamos sem eletricidade, sem um carro, sem muitas coisas que as vezes nem sabemos que depende de energia. Elas movimentam todos os tipos de estabelecimentos e transportes,  um ambiente que não utilizava muito energia mas que com o aumento da tecnologia vem crescendo muito é a agricultura, com maquinários, transportes e para monitorar a produção.

Existem dois tipos de energia, as renováveis e não renováveis, dependendo de sua fonte e de como é utilizada.

As renováveis conseguem se regenerar com a ajuda humana ou naturalmente. São conceituadas como limpas por não causarem danos a natureza ao serem usadas. Exemplos de energia renovável são : eólica, hidráulica, solar, geotérmica entre outras.

Já as energias não renováveis em sua maioria se encontram na natureza em abundancia porem não conseguem ser repostas depois de serem usadas, e por isso muito provavelmente vão se resumir a nada mais pra frente se o consumo não for controlado.

Algumas dessas fontes até conseguem se regenerar porém demoraria muito tempo para isso acontecer, por isso são consideradas energias de reservas finitas, e possui como maior exemplo o petróleo.  Sendo uma energia bastante poluente, causando muitos problemas a natureza quando é queimada.

Energia Sonora

Como o próprio nome já diz é percebida somente pelo ato de ouvir. É encontrada em uma onda sonora, sendo o movimento da energia por meio dessas ondas. Uma característica muito marcante dessa energia é a vibração da substância ou objeto que está por perto, essa vibração seria a transferência de energia entre esses objetos.

O seu modo de propagação é na ar ou água, pois ela necessita de um meio, para a maioria dos seres vivos é ouvida e depois processada em forma de sinais elétricos para que o cérebro consiga entender e ter alguma resposta.

Não é uma energia muito comentada pois sem dúvida nenhuma é muito menor do outras formas de energia. É considerada uma onda mecânica longitudinal quando estudada em física e são essas propriedades que faz a onda sonora necessitar de um meio para se propagar como dito logo acima.

Para que ela ocorra, inicialmente é necessário a aplicação de força de um objeto em outro, essa força causa as vibrações e essas vibrações geram pressões que conseguem aumentar a distância com que ela pode chegar.  Ao chegar o som ao nossos ouvidos elas também vibram microscopicamente para receber os sinais. A velocidade com que irá se propagar depende muito da força que é colocada e do meio, na água por exemplo a energia sonora se propaga mais rapidamente.

A maioria dos seres vivos conseguem detectar essa energia facilmente, porém existem nível de decibéis diferentes entre as espécie, para algumas delas, sons baixíssimos podem ser ouvidos e em outras há necessidade de sons mais altos para conseguir ser ouvido.

Não é muito utilizada para as necessidades humanas como a eólica ou solar por possuir características que a fazem difícil de recolher, pois ela penetra e se extingui rapidamente ficando quase impossível de conseguir armazenar.

Outra diferença entre as energias e a energia sonora é que as outras são medidas em joule e como já dito a energia sonora é medida em decibéis. Para o ser humano o limiar de dor é no valor de 135 decibéis, e é medida de acordo com a intensidade.

Na física o significado de energia, vem do grego trabalho e obra. Para ser encontrada trabalho precisa apenas causar alguma alteração no sistema e por isso a energia sonora é considerada importante, pois gera trabalho.

Muitas vezes a energia sonora provem de outra, por exemplo a caída da água para gerar energia hidrelétrica causa uma enorme ruído ou então uma energia nuclear em uma bomba atômica que faz um barulho estrondoso também.

Algumas Curiosidades:

  • O estudo das ondas sonoras é denominada de acústica.
  • Moscas são um dos poucos animais que não conseguem ouvir absolutamente nada.
  • Baleias se comunicam através de sons que podem chegar muito mais longe por estarem na água, cerca de oitocentos quilômetros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • eu quero que monstrem pra min oque que pe energia sonora ??????????……….

    Robnaldo luiz da silva 3 de setembro de 2012 20:18
  • Tem coisa errada nisso ai…
    “A Energia Sonora é um tipo de energia em que o ouvido pode detectá-la.”
    Se o ouvido não detecta não é energia sonora????

    Fernando da Silva Barbosa 3 de outubro de 2013 1:41
  • achei muito interessante e muito importante

    Bianca 29 de outubro de 2013 9:39
  • acho muito importante mas um pouco chato pois não sou nerd então eu acho isso umtedio

    izabel 29 de outubro de 2013 9:42
  • Eu gostei muito isso e muito interessante adorei de verdade isso me ajudou muito no meu trabalho muito importante
    da escola

    Bianca 29 de outubro de 2013 9:46
  • Eu achei isso muito interessante, e ele me ajudou muito no meu trabalho de ciencias e obg

    Bianca 29 de outubro de 2013 11:00
  • achei legal e muito interesante

    izabel 29 de outubro de 2013 11:04
  • muito bom me ajudou muito…. Porem podia dizer um pouco mais como surgiu essa energia.

    thamires 10 de março de 2014 10:46
  • muito bom me ajudou muito,, poderia dizer mais coisas como surgiu essa energia.

    thamires 10 de março de 2014 10:47

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *