Reciclagem de Entulhos

Os benefícios da reciclagem de entulhos

Reciclagem de Entulhos

Reciclagem de Entulhos

No decorrer das últimas décadas a necessidade de promover a reutilização e reciclagem de lixo vem otimizando métodos e estimulando o surgimento de novas tecnologias para determinados materiais que apresentam bons índices de reaproveitamento. Entre as modalidades desenvolvidas, surge o impasse: mas o que fazer com os entulhos da construção civil? Restos de cimento, madeira, tijolos e pedras se acumulam diariamente nas grandes cidades levantando a questão e exigindo práticas de reciclagem efetivas imediatas.

Pensando nisso, diversos pesquisadores das principais universidades do país desenvolvem técnicas avançadas para solucionar o problema. Uma das oportunidades surge do processo de reciclagem mineral para a fabricação de concreto.

Em suma, o entulho formado por pedras, argamassa, concreto, cerâmica e outros resíduos é separado em sua granulação, servindo como base essencial para produção de concreto de alta resistência. A prática reduz o desperdício do material que se acumula nas construções e que seria inutilizado.

O estímulo do reaproveitamento pela redução dos danos à natureza

Efeito

Efeito

Para se ter uma ideia do efeito que a reciclagem de entulhos promove no meio ambiente, basta considerar o custo social causado pela demanda dos serviços de construção e demolição, com o consequente acúmulo de resíduos.

Despejado nas encostas, rios e terrenos baldios, o entulho polui a água e inutiliza as áreas devido ao seu volume excessivo, provocando a degradação dos recursos naturais e, conforme o avanço do problema, da qualidade de vida que afeta áreas urbanas e rurais. Isso sem considerar os custos para a retirada, deslocamento dos depósitos e desperdício que afetam o bolso do estado e do contribuinte.

Assim, diversas pesquisas defendem o uso do material composto para agregar elementos que poderão ser reutilizados em pavimentações, construção de muros de encostas, além de permitir a reciclagem para fabricação de placas, blocos e tubos de drenagem.

A reciclagem no Brasil

Sobre

Sobre

No Brasil o processo ainda é lento, dependendo muitas vezes da aplicação de tecnologias mais sofisticadas, fator que restringe a ampliação de modalidades de reciclagem a cidades maiores como é o caso de São Paulo, que desde 1991 mantém uma usina de reciclagem de entulhos com capacidade para processar até 100 toneladas por hora. O resultado é utilizado na pavimentação de ruas do município promovendo um retorno para a prefeitura que justifica a manutenção da reciclagem e ainda traz vantagens.

A mudança é lenta, mas os resultados são altamente benéficos para o meio ambiente. Ao reutilizar os resíduos provenientes da demolição ou construção civil, a degradação dos recursos para extração de matérias-prima diminui consideravelmente, bem como a quantidade acumulada em terrenos públicos, que passam a ser utilizados para fins sociais.

Em termos financeiros, a economia também reflete positivamente sobre a questão: a reutilização dos entulhos, mesmo que sejam aplicados como materiais secundários, representa uma economia de mais de 80% nos custos de uma obra.

Por Vivian Fiorio

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Reciclagem

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *