Tratamento de Efluentes Liquidos

Os efluentes líquidos industriais se caracterizam pelo despejo líquido vindo do estabelecimento industrial, onde pode ser compreendido que haja águas de refrigeração poluídas, águas pluviais poluídas e esgoto doméstico.

Durante muito tempo as maneiras como eram gerados esses efluentes líquidos e seus impactos no meio ambiente não recebiam a atenção devida. Porém, atualmente a conscientização ambiental e a legislação cobram de algumas indústrias a criação de atividades que qualifica e determina a composição dos efluentes ambientas e como reagem no meio ambiente.

tratamento de efluentes liquidos-1

Tratamento de Efluentes Liquidos

Os efluentes líquidos industriais variam biológica e quimicamente de acordo com cada tipo de indústria, tanto com que matéria prima é usada por elas, a reutilização da água, o período de operação dessas indústrias e outros muitos fatores que são dependentes e característicos de cada indústria. São essas diferenças na produção industrial que determina se os efluentes líquidos são orgânicos ou inorgânicos, com ou sem coloração, se são solúveis ou com resíduos sólidos e a diferença na temperatura.

A Avaliação Desses Fatores é Feita:

tratamento de efluentes liquidos-2

A Avaliação Desses Fatores é Feita

– Fisicamente pela temperatura, cor e outras características;

– Quimicamente pela alcalinidade, PH e teor de matéria orgânica;

– E biologicamente pela avaliação de bactérias, protozoários e vírus;

As Alternativas de Tratamentos:

Atuar com praticas na redução ou na eliminação do volume, concentração ou na toxidade na carga desses efluentes líquidos na fonte geradora estarão ligadas a prevenção da poluição através desses efluentes industriais.

Esse processo de prevenção inclui replanejamentos de produtos e matérias primas, processos e procedimentos industriais, modificação de aparelhos e equipamentos e muitas outras modificações e substituições feitas pelas indústrias.
O resultado é com certeza uma melhoria da qualidade do meio ambiente.

É fundamental que indústrias que lançam resíduos de suas produções ou da limpeza de suas instalações criem soluções para o tratamento ou condicionamento desses efluentes industriais.

Os tratamentos podem ser organizados com a utilização de princípios como:

– Processos químicos que irão depender das propriedades químicas dos efluentes e dos reagentes utilizados como a troca iônica, oxidação e coagulação.

– Processos físicos que irão depender das propriedades físicas dos agentes contaminantes como, viscosidade, peso e tamanho das partículas como filtração e sedimentação.

– Processos biológicos que irão utilizar das reações bioquímicas para eliminar os contaminantes. E que poderão ser anaeróbicos ou aeróbicos. Valas de oxidação e reatoras sequenciais são exemplos desse processo.

tratamento de efluentes liquidos-3

Tratamento de Esgoto

Este tipo de tratamento físico-químico pode apresentar maiores custos, isso por razões como a necessidade de transporte, armazenagem, aquisição e a aplicação dos produtos químicos. De forma a ser a opção mais indicada para essas indústrias que liberam efluentes líquidos na sua maioria tóxicos e não biodegradáveis.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Poluição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *