Poluição Por Lixo‏

A poluição por lixo é um problema que afeta o mundo todo. As grandes quantidades de lixo produzidas pelas cidades, que aumentam ao passo em que suas populações crescem, não têm recebido o tratamento adequado e acabam afetando a qualidade do solo, degradando o ar, lençóis freáticos e leitos de rios, além de causar o aparecimento de infestações de animais e insetos que desequilibram o meio ambiente proliferam doenças.

Com a concentração da população nas cidades, a partir da Revolução Industrial, a poluição por lixo passou a ser um problema que crescia a cada dia. Depois, com um padrão de consumo mais agressivo estabelecido pelo barateamento dos produtos, o crescimento do lixo passou a ser em progressão geométrica.

Poluição Por Lixo

Poluição Por Lixo

Entretanto, as condições de alocação e tratamento para esse lixo pouco têm evoluído e as grandes concentrações desses detritos estão afetando o meio ambiente e, por consequência, a qualidade de vida das populações próximas.

As soluções para o lixo, de certo modo, já existem. Todo o lixo deveria passar por um processo de compostagem, no qual ele é dividido em três partes: material orgânico, materiais não-aproveitáveis e materiais recicláveis. Dessa maneira, cada parte poderia ter seu destino apropriado. Os materiais orgânicos serviriam como matéria-prima para outros produtos como adubos e fertilizantes, os materiais recicláveis seriam reutilizados pelas indústrias e os materiais não-aproveitáveis seriam encaminhados para aterros sanitários.

O Que São Aterros Sanitários?

Os aterros sanitários são grandes buracos impermeabilizados onde o lixo inorgânico é depositado, alternando com camadas de terra, impedindo, assim, a contaminação do solo, do ar e o aparecimento de bichos. Porém, todo esse processo tem um alto custo e exige planejamento, sendo preterido pelo método mais fácil e barato de depositar em lixões a céu aberto todos os detritos produzidos nas cidades.

Existem no Brasil diversos aterros sanitários e alguns são temas de filme e documentários, dado o tamanho do problema. Tais locais, infelizmente, além de ficarem em céu aberto, chamam pessoas de baixa renda ou sem renda em um convite quase promíscuo para a catação de lixo em busca de sobrevivência.

O problema é que a poluição por lixo está se tornando insustentável, pois sua produção a cada dia cresce mais e os locais para depositá-lo estão ficando cada vez mais escassos. Bem como as décadas de deterioração do lixo mal acondicionado resultaram na degradação do meio ambiente, que contaminam alimentos e inutilizam grandes quantidades de água para o consumo humano.

Ainda, a putrefação do lixo orgânico depositado a céu aberto produz uma série de gases tóxicos, incluindo o metano e a amônia, que podem causar lesões no aparelho respiratório humano, além disso, ela torna o local de depósito ambiente propício para a proliferação de vetores de várias doenças. No Brasil, em torno de 75% do lixo é descartado em lixões a céu aberto.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Poluição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *