Poluição do Solo

Poluição

Poluição pode ser definida por qualquer rejeito e resíduo prejudicial à saúde do meio ambiente e das pessoas. Muito se fala sobre a poluição do ar através das emissões de gás carbônicos e outros gases responsáveis pelo efeito estufa. Sobre a poluição das águas, com os vazamentos de óleo de grandes navios, o despejo de resíduos humanos em grandes corpos de água, da morte de diversos peixes e outras formas de vida aquática por causa dessa poluição. Mas infelizmente quase nada se fala sobre a poluição dos solos.

Agrotóxicos

Essa poluição afeta principalmente a camada superior do solo. Seus efeitos, assim como de qualquer outro tipo, são sentidos dieta ou indiretamente pelo ser humano. Possui duas grandes classificações que são as de Poluição Urbana e Agrícola. Essas características são auto explicativas e facilmente identificáveis. A poluição Urbana possui um impacto muito maior pois é gerada e sentida onde existe uma maior concentração de pessoas vivendo, que geram mais poluição e assim por diante.

Poluição do Solo

O despejo indevido de resíduos residenciais é uma grande parte dessa poluição. Para tentar amenizar esses problemas foram criados os aterros sanitários. Mas nem eles conseguem resolver esse problema, já que o lixo é despejado ali e permanece sem nenhum tipo de tratamento. Então todo esse lixo libera uma substância que contamina o solo e em alguns casos até mesmos os lençóis freáticos que passam por ele.

Metais

Outro tipo de contaminação urbana

Entre os mais comuns o vazamento de reservatórios subterrâneos se destaca. Esses reservatórios podem conter desde rejeitos de produtos químicos até dejetos de residências. A poluição agrícola se dá em boa parte devido a agrotóxicos utilizados nas plantações. Esses produtos químicos utilizados para afastar insetos e evitar doenças que possam destruir as plantações podem penetrar no solo e acabar contaminando os alimentos e fazendo mal assim, tanto aos animais quanto aos seres humanos que se alimentam desses vegetais. Em alguns casos podem até fazer com que o solo fique impróprio para cultivo por um dado período de tempo.

Metodos de recuperação

Existem métodos que podem ser utilizados para a recuperação de solos já muito contaminados. Um dos métodos consiste na escavação e retirada do solo contaminado Que pode ser tratado no próprio local ou levado para estações de tratamento. Depois de tratado o solo pode ser recolocado no lugar de onde foi retirado, ou pode ser levado para outro lugar. Devido a alguns problemas como emissão de gases contaminantes e grande geração de resíduos, nem todos os solos contaminados são passíveis de descontaminação. Também deve-se levar em consideração os custos desse projeto. Muitas vezes o dono das terras acha melhor deixar aquela área de solo sem uso do que arcar com os custos de um tratamento como esse. Devem-se seguir com as pesquisas para tornar esse tipo de tratamento mais viável.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Poluição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Estou fazendo um trabalho em equipe agora sobre Poluição do solo por produtos quimicos esse site me ajudou um pouquinho, ficamos com a parte mas dificil do trabalho acho que até erosão seria mas facil de pesquisar.

    Isadora 7 de Maio de 2010 13:43
  • Ñ foi isso q eu pediiiiiiiiii. . .

    alguem 10 de setembro de 2010 14:39

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *